Alunos mais pobres vão ter vagas prioritárias no Ensino Superior já neste ano

4

Antoninho Perri / Unicamp

Os alunos mais carenciados vão ter um contingente prioritário no concurso nacional de acesso ao Ensino Superior. Estão em causa 2% das vagas dos cursos superiores e todas as Universidades e Politécnicos aderiram já este ano ao projecto-piloto do Governo.

A medida pioneira do Governo permite a participação voluntária das Universidades e Politécnicos para abrir vagas especiais no Ensino Superior para estudantes oriundos de famílias mais carenciadas. E todas as instituições de Ensino Superior decidiram aderir já este ano, segundo o Público.

O novo contingente abarca 2% das vagas dos cursos superiores para alunos beneficiários do primeiro escalão do abono de família.

Assim, no âmbito deste novo contingente especial, cada curso terá que destinar, pelo menos, duas vagas para estes estudantes carenciados, ou 2% das vagas em cursos com mais de 100 alunos.

As vagas que não forem ocupadas por estes alunos passam para o contingente geral.

Este novo regime especial de acesso vai funcionar tal como os outros contingentes específicos que já existem, nomeadamente o que se destina a estudantes dos Arquipélagos da Madeira e dos Açores.

Estamos a falar, portanto, de alunos que têm uma colocação prioritária, desde que cumpram as notas mínimas exigidas e demais condições de acesso de cada curso.

Para concorrerem através deste novo contingente especial para alunos carenciados, estes devem seleccionar o campo respectivo na candidatura online e precisam também de anexar o comprovativo, em formato pdf, de que são beneficiários do escalão A da Acção Social Escolar.

Adesão das Universidades é “maior do que o expectável”

“Apesar do carácter voluntário, todas as instituições de ensino superior públicas manifestaram a sua adesão ao contingente já este ano”, refere fonte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) citada pelo Público.

A “receptividade é bastante maior do que o expectável”, como diz ao jornal o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), António Sousa Pereira.

De fora do novo contingente só ficam alguns cursos da Universidade de Lisboa e da Universidade Nova de Lisboa, refere ainda o CRUP.

As vagas disponíveis no concurso nacional de acesso ao Ensino Superior serão divulgadas à meia-noite de domingo. As candidaturas vão decorrer entre 24 de Julho e 7 de Agosto.

ZAP //

4 Comments

  1. Esta medida apenas tem como objetivo garantir alunos nas Universidades para ver se não fecham cursos e, consequentemente, evitar deslocar ou despedir professores…
    Pensam mesmo que estão preocupados com os alunos? Pois… claro!

    • Se estivessem preocupados com os professores não metiam alunos de qualquer maneira. Afinal para que serve um aluno ter boas notas para entrar na Faculdade? Isto gera faculdades de antros.

  2. Então para que servem as boas notas e os exames. É mais fácil irem aos bairros sociais e encherem as Universidades com estes pobres com carros tipos de gama e roupas de marca.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.