Alunos do 1º ciclo vão ter aulas de programação

O Ministério da Educação vai testar, já próximo ano letivo, a introdução da programação nos currículos escolares do 3º e 4º anos.  O projeto-piloto, que já tem 65 escolas inscritas, poderá servir de ponto de partida para inclusão da programação nos currículos escolares.

O projeto Iniciação à Programação no 1º Ciclo do Ensino Básico, nesta primeira fase, será incluído apenas nas escolas que demonstrem interesse pela matéria e que nele se inscrevam – até o final de março já eram 65 as escolas inscritas, mas os agrupamentos têm até 15 de abril de 2015 para, através do preenchimento de um formulário, identificar as escolas que pretende inscrever neste projeto-piloto.

Esta iniciativa poderá ser dinamizada quer na Oferta Complementar quer nas Atividades de Enriquecimento Curricular, e a Direção Geral de Educação (DGE) está a preparar ações de formação para professores no que toca “ao pensamento computacional, práticas de sala e linguagens de programação Kodu e Scratch”, informa o Ministério da Educação em declarações ao semanário Expresso.

Os agrupamentos participantes poderão indicar até três professores para participar nas ações de formação, que decorrerão em sistema de e-learning durante junho e julho.

O Kodu e o Scratch são duas das mais famosas linguagens com interface gráfico, que lidam com módulos ou objetos, em vez de números ou letras. Apesar de não serem usadas profissionalmente, estas linguagens potenciam o pensamento algorítmico – por exemplo, se acontecer isto, fazer aquilo – que domina o mundo dos computadores.

A introdução dos rudimentos de programação no ensino básico pretende acompanhar algumas experiências já levadas a cabo noutros países, e poderá servir de ponto de partida para a inclusão da programação nos currículos escolares, a titulo definitivo. No Reino Unido, por exemplo, a programação já consta nos currículos do ensino básico.

Segundo dados da Comissão Europeia, em 2020 a União Europeia precisará de cerca de 900 mil trabalhadores nas áreas TIC – uma necessidade de mão de obra que ascende a cerca de dois milhões se forem consideradas todas as áreas CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. E de passagem façam uma limpeza na disciplina TIC, onde só ensinam a criar pastas no Windows, escrever uns textos no Word, e que só serve para dar jobs for the boys. Os alunos passam as horas de TIC a jogar ou brincar nos computadores e não aprendem nada que interesse mesmo. TIC deveria ser substituída por Programação a sério.

RESPONDER

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …

Birmânia. Líder da junta volta a prometer eleições até 2023, seis meses depois do golpe militar

O líder da junta militar birmanesa, no poder desde o golpe de 1 de fevereiro, comprometeu-se novamente a realizar eleições "até agosto de 2023". “Estamos a trabalhar para estabelecer um sistema multipartidário democrático”, disse, este domingo, …

Tóquio2020. Patrícia Mamona conquista medalha de prata no triplo salto (e melhora recorde nacional)

Patrícia Mamona conquistou este domingo a medalha de prata no triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao conseguir 15,01 metros, novo recorde nacional, arrebatando a segunda medalha por atletas portugueses depois do bronze do judoca …

Trabalhadores da CP e IP iniciam hoje greve ao trabalho extraordinário e feriados

Os trabalhadores da CP - Comboios de Portugal e da Infraestruturas de Portugal (IP) entram este domingo em greve ao trabalho extraordinário e feriados, até 31 de agosto, por aumentos salariais. A greve, convocada pelo Sindicato …

Mesmo longe da Casa Branca, Trump foi o político republicano que mais arrecadou dinheiro em 2021

O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump é o político do Partido Republicano que mais arrecadou dinheiro este ano, apesar de ter deixado o cargo a 20 de janeiro, segundo a imprensa local. Os comités políticos …

Marcelo satisfeito com reabertura “sensata”. Alívio das restrições arranca hoje

O levantamento gradual das restrições em função da vacinação contra a covid-19 arranca este domingo com regras aplicáveis em todo o território continental, inclusive o limite de horário de encerramento até às 2h00 para restauração …

Restos mortais de morcego-vampiro podem desvendar mistérios sobre a espécie extinta

A descoberta da mandíbula de um morcego que viveu há 100 mil anos pode ajudar a responder a algumas incógnitas sobre a espécie extinta. Os restos mortais foram encontrados numa caverna na Argentina. De acordo com …

Vacinação de crianças saudáveis está aberta à "livre escolha dos pais"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou este sábado que as autoridades de saúde não proibiram a vacinação contra a covid-19 para crianças saudáveis, considerando que “esse espaço continua aberto à livre escolha …

Tal como nos humanos, a cafeína ajuda as abelhas a aumentar o foco e a eficácia

Um novo estudo indica que, tal como em muitos humanos, uma injeção de cafeína ajuda as abelhas a manterem-se mais concentradas e a realizarem o trabalho com mais eficiência. Uma equipa da Universidade de Greenwich percebeu …