/

Aluno “violentamente agredido” em colégio de excelência de Leiria está internado em estado grave

11

Colégio João de Barros / Facebook

Colégio João de Barros em Pombal, Leiria

Colégio João de Barros em Pombal, Leiria

Um estudante de 12 anos que foi agredido por um colega de escola no Colégio João de Barros nas Meirinhas, em Pombal, no distrito de Leiria, está internado em estado grave e precisa de ser operado.

O jovem de 12 anos foi “atingido a murro e acabou por cair devido à violência da agressão”, reporta o Correio da Manhã (CM).

O incidente ocorreu na segunda-feira, 13 de Fevereiro, no interior da escola. O aluno do 7º ano foi agredido por um outro do Secundário que terá 17 anos, de acordo com o CM.

Foi socorrido ainda na escola pelos Bombeiros Voluntários de Pombal. “Apresentava lesões na face, numa vista e sinais de ter tido uma hemorragia nasal, que já estava controlada”, revela ao Notícias ao Minuto o comandante da corporação, Paulo Albano.

O jovem foi transportado para o Hospital de Santo André, em Leiria, e está internado em estado grave, a aguardar pela realização de uma cirurgia, segundo o CM.

“Violentamente agredido, enfrenta recuperação delicada”

O estudante agredido faz parte da equipa de futebol sub-13 da Associação Cultural de Carnide (ACC) que anunciou, nas suas redes sociais, que o jovem “foi violentamente agredido por um outro jovem na escola” e que ficou “gravemente ferido“, “estando hospitalizado numa recuperação que se espera delicada“.

Na mesma publicação no Instagram, a ACC reforça que “a violência nunca será uma forma de expressão, um caminho a seguir”, e nota que “não pode ter lugar, muito menos entre os jovens”.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por ac.carnide (@ac.carnide)

“É o normal interagir entre jovens”

Apesar dos factos reportados, o presidente da Junta de Freguesia das Meirinhas, onde se localiza o Colégio envolvido neste caso, desvaloriza as agressões. Aliás, defende, em declarações ao CM, que “não se trata de uma agressão”, mas do “normal viver das escolas” e do “normal interagir entre jovens”.

Este autarca diz que foi “uma brincadeira de crianças que correu mal”, considerando que é “algo que se passou com todos nós nas escolas”.

Na perspectiva do presidente de Junta, o jovem agressor não conseguiu “medir a força e toca noutro”. “É um problema normal, não é nada de especial, não é nada de recorrente”, diz também.

A escola já abriu um processo interno de averiguações e a GNR também está a investigar o que aconteceu.

A melhor escola de Leiria no ranking nacional

O Colégio João de Barros é privado, mas é financiado pelo Ministério da Educação ao abrigo de um contrato de associação.

Foi a melhor escolha do distrito de Leiria no ranking nacional de 2020 dos exames nacionais do Ensino Secundário, com uma média de 14,89 valores, como reportou, na altura, o jornal Região de Leiria. Ficou em 55º lugar no ranking nacional.

No passado dia 20 de Janeiro deste ano, o Colégio recebeu o selo de “Escola de Excelência” pelo Programa Eco-escolas, distinção que já tinha recebido em 2020.

Susana Valente, ZAP //

11 Comments

  1. Um aluno de 17 anos bateu num de 12 anos?
    COVARDE, se fosse num colega da idade dele possivelmente também levava, o que seria bem feito.
    Independentemente do motivo é COVARDE, e deveria levar a mesma sova que deu.

  2. O presidente da junta de freguesia tem filhos ou netos? Não tem ? Então que tal um vizinho dar-lhe um murro bem assente e só por brincadeira?

  3. “não se trata de uma agressão”, mas do “normal viver das escolas” e do “normal interagir entre jovens”.
    Calado era um poeta… É este o tipo de gente que temos em cargos de responsabilidade…. mau demais!

  4. Como pode um imbecil desta talha fazer tais declaraçoes?
    Gostava de o encontrar pessoalmente um destes dias e ter uma conversa de pé de orelha com ele.
    Ficaria assim tranquilo em relaçao as consequencias do meu possivel ato pois ele seguramente iria
    confirmar que se tratou de uma mera escaramuça entre adultos normal na interação entre adultos…

  5. Ê consternante , que en direto , un Autarca na pessoa do Sr. Gaspar Lopes , venha a minimizar a Violência en contexto Escolar , isso para não dizer “Banalizar” . Podem-se matar uns aos outros , que é normal nesta apaziguada Freguesia , pois são inocentes brincadeiras !

  6. “Aluno “violentamente agredido” em colégio de excelência de Leiria está internado em estado grave”
    e
    ““É o normal interagir entre jovens””

    Mas este gajo é parvo ou faz-se?!! É o normal interagir entre jovens?!!?!

  7. Felizmente não é Escola Pública é privada onde o que conta é o Mérito. O facto do agressor ter 17 anos e o agredido 12 é desvalorizado prelo presidente da Junta que acha que foi uma brincadeira de crianças que correu mal, gostava de entender o que o leva a branquear o conflito…

  8. O tolo que disse que era uma brincadeira quer “branquear” uma agressão bárbara de meninos bem (de papás que declaram o ordenado mínimo mas vão de Mercedes para a escola…) que estão em colégios privados ,mas pagos pelo Estado (com contratos de associação). São este tipo de autarcas rascas que temos …

  9. Tenho 2 filhos e, se isto tivesse acontecido com eles, não sei o que faria, não ao colega de 17 anos, mas sim, ao “Sr. Autarca”!!! Não sei se ele foi entrevistado depois de um almoço, ou jantar bem “Regado”, ou se este é o seu estado, dito “normal”.
    Acho que devia fazer um exame médico URGENTE, porque deve estar com um problema muito grave! Os dejectos dele, em vez de descerem e saírem pelo sítio devido, sobem e saiem pela boca. As melhoras para o menino e muita força para os pais.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.