Professor da FDUP impede aluna de realizar exame por estar “muito destapada”

Manuel de Sousa / Wikimedia

Edifício da antiga Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Na passada sexta feira, Paulo Pulido Adragão, professor da Universidade de Direito do Porto, terá recusado entregar um exame a aluna por estar “demasiado exposta”, obrigando-a a vestir um casaco.

O caso ocorreu na Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP). De acordo com o Porto Canal, o professor recusou-se a entregar o enunciado do exame de recurso da cadeira de primeiro ano “História do Direito” a uma aluna por esta estar “muito destapada”.

O episódio aconteceu na passada sexta-feira, com o professor a pedir à aluna em questão que vestisse um casaco, escreve o Observador.

“Uma estudante viu ser-lhe negada a realização de um exame em virtude da forma como estava vestida, uma vez que o docente da Unidade Curricular considerou que a colega estava ‘muito destapada’. Mesmo após a estudante ceder à pressão misógina e de abuso de autoridade, o professor apenas lhe concedeu um enunciado quando um colega o alertou nesse sentido”, pode ler-se na página de Facebook do núcleo HeforShe da instituição de Ensino Superior.

O acontecimento, que é classificado pelo núcleo como “mais um triste episódio de machismo na academia”, sobretudo na época em que se vive: “é efetivamente deplorável a forma como, em 2021, quem quer que seja ainda considerar que pode determinar como pode ou não uma mulher vestir-se”,.

O texto critica ainda a “forma passiva e de inação total” da Faculdade perante a reincidência de casos semelhantes.

No entanto, o Porto Canal noticia que a Faculdade de Direito já ordenou a abertura de um inquérito disciplinar para apurar mais detalhes.

Numa informação enviada à comunidade estudantil, e citada pelo Porto Canal, a direção da faculdade sublinha que “a FDUP é uma Faculdade de Direito pública sujeita ao regime do artigo 43.o da Constituição da República Portuguesa, onde, por isso, não podem ter lugar quaisquer diretrizes filosóficas, estéticas, políticas, ideológicas ou religiosas”.

Também em março deste ano, um professor da Universidade Nova de Lisboa foi suspenso depois de ter comportamentos machistas nas aulas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal em incumprimento no ISV dos carros importados, declara tribunal europeu

O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) declarou esta quinta-feira o incumprimento de Portugal na aplicação do imposto sobre veículos usados (ISV) importados de outro Estado-membro. Segundo o tribunal, "o montante do imposto de registo …

"Flagrantemente inconstitucional". Texas proíbe o aborto após seis semanas - a lei mais radical dos EUA

Entrou em vigor no Texas uma lei que proíbe o aborto depois de seis semanas, quando muitas mulheres ainda não sabem que estão grávidas. O estado vai também pagar a quem denunciar quem fizer abortos …

António Costa vai a Bragança dar início à campanha do PS

A crise demográfica e a coesão territorial são alguns dos temas que vão ser debatidos no primeiro fim-de-semana de campanha. António Costa vai gerir a agenda de Primeiro-Ministro com os compromissos para a campanha do …

EUA admitem colaborar com talibãs para enfrentar ameaça do ISIS-K

Possibilidade foi admitida pelo chefe do Estado-Maior Conjunto dos EUA e pode ser do interesse das duas forças, as quais vêm no ISIS-K uma ameaça. De inimigos a potenciais aliados. É assim que está a relação …

PJ detém em Lisboa duas pessoas com ligações ao Daesh

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, na quarta-feira, em Lisboa, dois cidadãos estrangeiros com supostas ligações ao Daesh, ambos já procurados pelas autoridades do Iraque. "As provas recolhidas indiciam que estes dois indivíduos assumiram distintas posições …

Comercializadores: aumento do preço da energia é "inevitável"

"O aumento da componente de energia da fatura é inevitável", indicou o presidente da ACEMEL - Associação dos Comercializadores de Energia no Mercado Liberalizado, Ricardo Nunes. "Os comercializadores de energia são intermediários de uma matéria-prima. Se …

O mercado já fechou (mas há jogadores que continuam livres para assinar)

A janela de verão do mercado de transferências fechou esta terça-feira, mas ainda há jogadores que continuam livres para assinar. A janela de verão do mercado de transferências fechou na maioria dos países europeus, esta terça-feira, …

Mais de 200 funcionários da Segurança Social vão ganhar bónus mensal até 500 euros

A Segurança Social vai dar um prémio de desempenho a 223 trabalhadores por cobrança de dívidas. Bónus mensal pode ir até 500 euros. Segundo noticia o ECO, a Segurança Social vai distribuir um bónus de quase …

"Evento climático histórico". Nova Iorque declara estado de emergência devido a inundações

O estado de Nova Iorque declarou esta quinta-feira o estado de emergência após a região nordeste dos Estados Unidos ter registado fortes ventos e chuvas ainda associadas ao furacão Ida que causaram inundações significativas. Na cidade …

Governo quer mais três escolas de Medicina até 2023. Conselho e Bastonário criticam medida

Até 2023, o executivo quer escolas de Medicina em Aveiro, Évora e Vila Real. O Ministro do Ensino Superior defende também que a diferenciação na duração e exigência da formação dependendo das especialidades. Em entrevista ao …