Afinal, a altura não depende apenas dos nossos genes

Vários especialistas em genética e biologia celular defendem que a altura não só depende dos genes transmitidos pelos nossos pais, mas também de fatores ambientais, como a dieta.

Muitas vezes consideramos a nossa altura imutável, determinada apenas pela nossa constituição genética, até porque, por norma, pais altos têm filhos altos, escreve o portal Science Alert.

Mas será que a altura pode ser influenciada por fatores ambientais, como a dieta? De acordo com quatro especialistas em genética, genómica e biologia celular, sim.



“Há muitas evidências de que a altura aumenta com o tempo, quando os países se industrializam e/ou ficam mais ricos. Essa mudança deve ser ambiental porque os fatores genéticos não mudam em curtos períodos de tempo (por exemplo, décadas)”, disse Peter Visscher, especialista em genética da Universidade de Queensland, na Austrália.

“Os fatores ambientais específicos mais prováveis são a abundância de alimentos e os melhores cuidados de saúde”, acrescentou.

E a verdade é que vários estudos já destacaram a forma como a dieta afeta a altura. Saverio Alberti, especialista em genética da Universidade de Messina, em Itália, explica que isso se verificou na “altura dos recém-nascidos durante o ano de 1944”, em que houve fome na Holanda.

As crianças que nasceram e cresceram durante essa época eram cerca de 4 centímetros mais baixas do que a altura média na Holanda.

Qual é o papel da genética?

É geralmente aceite que cerca de 80 por cento da altura é influenciada pela genética. Enquanto o ADN determina a potencial altura máxima, os fatores ambientais determinam se se atinge esse máximo, ou não.

Por este motivo, em países onde a desnutrição é prevalecente em crianças, é difícil prever a altura que uma pessoa irá atingir através da genética. Por outro lado, em países com nutrição adequada, é possível prevê-la com aproximação de três centímetros, recorrendo apenas aos genes.

Além disso, é provável que haja uma altura fisiológica máxima que podemos alcançar, acima da qual o nosso coração não seria capaz de bombear sangue eficazmente para o corpo todo.

Pensa-se que esse limite seja à volta dos 2,70 metros, que é a altura da pessoa mais alta de todos os tempos, Robert Wadlow.

A altura média global aumentou de forma constante ao longo de centenas de anos, mas estabilizou há cerca de 30 anos.

“É razoável supor que haja um limite superior para a altura média, em que os fatores nutricionais e de saúde são ideais. Mas também foi levantada a hipótese de que as mudanças recentes no estilo de vida podem estar a impedir novas mudanças na altura média dos humanos”, disse Eirini Marouli, especialista em genética e estatística da Queen Mary University, em Londres.

“Assim, fatores adicionais que influenciam a altura podem incluir alterações na saúde, nutrição e status socioeconómico. A altura [máxima] pode ter atingido seu limite? Só o tempo pode realmente dizer”, continuou.

O homem mais alto do mundo é Sultan Kosen, de 35 anos, que mede 2,51 metros. Jyoti Amge, de 24 anos, mede apenas 62,8 centímetros e é considerada a pessoa mais baixa. Ambos estão no Livro de Recordes do Guinness.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Não, também depende dos promotores de crescimento que muitos criadores usam, apesar de ilegais, e que foram usados legalmente durante décadas

RESPONDER

Ouro para Portugal. Pedro Pablo Pichardo conquista "melhor participação de sempre"

Pedro Pablo Pichardo conquistou hoje a medalha de ouro na prova do triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020. Pichardo venceu o concurso com um salto de 17,98 metros, conquistando a primeira medalha de ouro para Portugal …

Pichardo campeão olímpico

Primeira medalha de ouro para Portugal nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a quinta em toda a história do evento - e todas no atletismo. 5 de agosto, 5 medalhas de ouro para Portugal na história dos …

Bactérias produzem seda de aranha sintética (mais forte do que o aço)

A seda da aranha é um dos materiais mais fortes e resistentes que existem. Recentemente, uma equipa de cientistas da Washington University, nos Estados Unidos, desenvolveu uma seda de aranha sintética capaz de superar a …

Agosto é o mês ideal para ver o "Senhor dos Anéis" do céu

As noites do início de agosto podem ser reservadas para o espetáculo que o "Senhor dos Anéis" nos vai oferecer: este ano, o hemisfério norte de Saturno está inclinado em nossa direção, uma inclinação que …

A "Capela Sistina" está a chegar aos EUA (e vai ser possível ver de perto os frescos de Michelangelo)

A famosa Capela Sistina de Michelangelo está a chegar a várias cidades dos Estados Unidos, graças a reproduções de alta resolução, quase em escala real, dos famosos quadros do artista. Michelangelo’s Sistine Chapel: The Exhibition é …

Há uma nova Barbie inspirada na cientista que criou uma das vacinas contra a covid-19. Mas não é a única

Sarah Gilbert, uma das cientistas que desenvolveu a vacina britânica contra a covid-19, juntou-se a Beyoncé, Marilyn Monroe e Eleanor Roosevelt — há uma Barbie que foi inspirada em si. Sarah Gilbert, professora da Universidade de …

Bangladesh. Trabalhadores retornam às confeções, apesar do recorde de mortes por covid-19

Centenas de milhares de trabalhadores regressaram às confeções em Bangladesh, após o governo permitir a sua reabertura, apesar do elevado número de mortes por covid-19. As autoridades ordenaram o encerramento de fábricas, escritórios, transportes e lojas …

Harry Kane falha jogo do Tottenham contra...o Manchester City

Nuno Espírito Santo ainda não conta com o avançado, que agora decidiu prolongar as suas férias. Foi recordado o caso de Steven Gerrard. Harry Kane estará a forçar a sua saída do Tottenham, clube que representa …

Bill e Melinda Gates oficializam divórcio sem divulgar partilha de bens

Um juiz do Tribunal Superior do condado de King, no estado norte-americano de Washington, assinou na terça-feira o decreto de dissolução do casamento de Bill e Melinda Gates, sem divulgar detalhes sobre como o casal …

Mais do que um robô de duas rodas. A mota Da Vinci DC100 equilibra-se sozinha

A empresa chinesa Da Vinci Dynamics revelou recentemente a DC100, uma mota elétrica com um amplo alcance, muitos recursos e a impressionante capacidade de se auto-equilibrar. O New Atlas escreve que a Da Vinci DC100 é …