Alto e pára o baile: Recorde de Jesus em risco. Afinal havia outra…

José Sena Goulão / Lusa

Há um clube que tem um ciclo vitorioso mais longo do que aquele que Jorge Jesus cumpriu, esta terça-feira, ao serviço do Al Hilal. O misterioso Arkadag do Turquemenistão não perde há 31 jogos.

Esta terça-feira, Jorge Jesus entrou para a história do “Guinness Book” ao bater o recorde de mais vitórias consecutivas (28!) em jogos oficiais, ao serviço do Al Hilal da Arábia Saudita.

O feito foi anunciado pelo próprio, no final do jogo frente ao Al-Ittihad (0-2), a contar para a Liga dos Campeões asiática.

“Na Europa podem pensar que o Al Hilal tem 28 vitórias consecutivas porque o campeonato saudita é fraco, mas não é, é um dos campeonatos mais fortes do Mundo. Sei o que estou a dizer”, afirmou o técnico português.

O Al Hilal entra para o Guinness, ao superar o recorde que pertencia aos The New Saints, do País de Gales, que, na temporada 2016/17, alcançaram 27 vitórias seguidas. Mas só mesmo para o Guinness, porque, na realidade, existe uma equipa com mais vitórias seguidas do que os sauditas.

O fact-chek dos especialistas do Zerozero – uma das maiores bases de dados do futebol mundial – descobriu uma misteriosa equipa do Turquemenistão, que põe em causa o recorde de Jorge Jesus.

O Arkadag é uma equipa polémica, ligada ao regime autoritário vigente no país e que foi criada pelo ex-Presidente (e pai do atual) Gurbanguly Berdymukhamedov.

O clube foi fundado em abril do ano passado, reúne os melhores jogadores do país (como uma espécie de seleção nacional) e ganhou todos os 31 jogos oficiais que disputou. Sem surpresas, no ano passado, venceu a Liga e a Taça do Turquemenistão.

Mas JJ continua no Guinness

Apesar de haver mesmo outra equipa com mais vitórias consecutivas (a contar) do que o Al Hilal, Jorge Jesus vai continuar no Guinness. E porquê?

No site da entidade, citada pelo Zerozero, pode lê-se que “o Guinness World Records não aceita pedidos que considere estarem associados a motivações políticas. Temos o direito de rejeitar ou cancelar um pedido de participação, caso consideremos que este promove uma agenda política”.

Ou seja, por motivos políticos, o Arkadag não entra nas contas do “Guinness Book” e, portanto, Jorge Jesus pode continuar a “bailar”.

Miguel Esteves, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.