Altice arrisca multa milionária por comprar PT sem autorização da UE

Mário Cruz / Lusa

-

A Comissão Europeia alega que a Altice violou as regras da UE ao concretizar a compra da PT Portugal antes da autorização de Bruxelas, o que poderá custar à multinacional uma multa até 10% do volume de negócios mundial anual.

O executivo comunitário anunciou esta quinta-feira que enviou uma “comunicação de objeções” ao considerar que “a Altice concretizou efetivamente a compra da PT Portugal, em 2015, antes da adoção da decisão de autorização da Comissão e, em certos casos, antes mesmo da notificação”, o que “constitui uma infração muito grave”.

Bruxelas aponta que está em curso uma investigação e “se a Comissão vier a concluir que a Altice concretizou a operação antes da sua notificação ou antes da adoção da decisão de autorização, poderá impor uma multa até 10% do volume de negócios mundial” do grupo Altice.

A dona da PT Portugal já se pronunciou sobre o assunto e afirmou discordar das conclusões preliminares feitas pela Comissão Europeia.

“A Altice irá apresentar uma resposta completa a contestar todas as objeções. O envio de uma comunicação de objeções não prejudica o resultado final da investigação”, refere a multinacional de telecomunicações.

ZAP // Lusa

8 COMENTÁRIOS

  1. Vejo o título da noticia,… leio de seguida, e que capacidade expressiva. Super rapida e moderna,… concluo que já não sei falar portugues. Mas que grande e informado jornalista. Com esta linguagem se conhece a desactualização actual da lingua, que este Senhor é o caminho para o conhecimento e grande desenvoltura da expressão nacional. Mais destes são necessarios . A evolução linguistica em pessoa.

  2. Desculpem,.. só um pequeno acrescento ao meu comentário anterior. Leia-se a obra linguistica do primeiro paragrafo da noticia:

    ” antes da ADOÇÃO da DECISÃO de AUTORIZAÇÃO da COMISSÃO, e em certos casos, antes da NOTIFICAÇÃO, o que constitui uma INFRACÇÃO, ….”

    é uma verdadeira obra poética.

    Camões ao lado do Jornalista, – é um autentico ” ladrão de galinhas a querer imitar Al Capone”.

    • Caro José Magalhães,
      Obrigado pelo seu reparo. São os reparos dos nossos leitores que nos mantêm alerta e a dar o nosso melhor.
      Mas, sem prejuízo de que “o Jornalista” da Lusa (e portanto o nosso no momento em que cooptamos a peça) está a citar literalmente comunicados do executivo comunitário, e portanto o poema não é sequer da sua autoria, pode por favor dizer-nos, concretamente, qual é a tão grave inexactidão, incorrecção, falha, erro, ou mau uso da língua portuguesa que motivou os seus comentários e neles mereceu o seu tão apurado sarcasmo?

      • Hehe, isto é o que se chama “chapada de luva branca”. Uma de Bruxelas para a Altice e outra da ZAP para o Sr. José Magalhães, muito bem 🙂

      • De facto tenho visto imensas gralhas, erros e falhas de tradução/adaptação no (na?) Zap.

        Neste caso também não percebi o conteúdo da referida frase, mas a mesma não me parece mal escrita gramaticalmente. Quiçá a crítica tenha sido quanto ao conteúdo, como me parece, pois o senhor confunde, não repara que se trata de uma citação, depois enrola-se… Pelo que pouco se percebe, também, do conteúdo do comentário.

        O senhor José, que para além de não saber escrever o nome, deixa muito a desejar na pontuação e no uso da língua portuguesa.

        • Ninguém percebeu o que o homem queria dizer?! Cacofonia. Isto de acabar tudo em “ão” não fica assim muito agradável ao ouvido.

RESPONDER

-

Temporada final de Guerra dos Tronos é a mais curta… e é mesmo curta

Já só faltam duas temporadas para o final de Guerra dos Tronos, e não serão muito compridas. A sétima terá sete episódios, e a oitava e final terá apenas seis, confirma a revista Entertainment Weekly. A oitava …

-

FARC sugerem adiar entrega das armas até à concretização total do acordo de paz

Os guerrilheiros das FARC, que se reuniram hoje numa zona rural da Colômbia, consideraram que após 53 anos de guerra devem adiar por alguns meses a entrega das armas, e confirmar previamente o sucesso do …

O presidente brasileiro, Michel Temer

Temer perde apoio de quatro partidos na Câmara dos Deputados

O presidente do Brasil já perdeu o apoio de quatro dos partidos que formam a sua base de apoio político na Câmara dos Deputados desde o início da crise política, motivada pelo seu alegado envolvimento …

-

11.ª dobradinha. Benfica fecha época com chave de ouro

O Benfica fechou hoje a época com ‘chave de ouro', ao vencer a Taça de Portugal de futebol pela 26.ª vez, após bater o Vitória de Guimarães, por 2-1, juntando a ‘prova rainha' ao tetracampeonato. Raúl …

Manuel Caldeira Cabral, ministro da Economia

Ministro da Economia espera subida no "rating" de Portugal a partir deste ano

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, disse hoje esperar que as agências de notação financeira melhorem o 'rating' de Portugal "ainda neste ou no próximo ano", lembrando os números positivos da economia, do emprego …

O presidente das Filipinas, Rodrigo Roa Duterte

Soldados filipinos podem violar "até três mulheres", diz Duterte

O presidente filipino Rodrigo Duterte foi criticado por fazer uma piada durante um discurso sobre possíveis abusos cometidos ao abrigo da lei marcial. "Se vocês falharem, eu também falharei. Mas serei o responsável por esta lei marcial, …

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, com militares norte-coreanos

Kim Jong-Un supervisiona testes de novo sistema de defesa antiaéreo

O líder da Coreia do Norte supervisionou os testes de um novo sistema de defesa antiaéreo e ordenou a sua produção em massa para o implantar em todo o país asiático, informou a agência de …

-

EUA desenvolvem avião hipersónico secreto

O Pentágono planeia lançar um avião experimental hipersónico secreto que pode funcionar como um foguete, segundo informa o jornal britânico The Independent. A DARPA – Agência de Pesquisa de Projetos Avançados de Defesa, em parceria com …

-

Sindicato da ASAE ameaça pôr Ministério da Economia em tribunal

A Associação Sindical dos Funcionários da ASAE (ASFASAE), reunida no sábado em Lisboa, aprovou “intentar, no imediato”, uma ação judicial contra o Ministério da Economia para pedir indemnizações para os inspetores. A violação do princípio constitucional …

A nova camada de placas tectónicas foi descoberta abaixo de Tonga, no Pacífico

Placas tectónicas recém-descobertas podem explicar terremotos misteriosos no Pacífico

Dentro do manto terrestre, uma imensa camada rochosa que fica entre a crosta e o núcleo da Terra, há uma nova camada de placas tectónicas, diz um novo estudo da Universidade de Houston, no Texas. E …