Altice arrisca multa milionária por comprar PT sem autorização da UE

Mário Cruz / Lusa

-

A Comissão Europeia alega que a Altice violou as regras da UE ao concretizar a compra da PT Portugal antes da autorização de Bruxelas, o que poderá custar à multinacional uma multa até 10% do volume de negócios mundial anual.

O executivo comunitário anunciou esta quinta-feira que enviou uma “comunicação de objeções” ao considerar que “a Altice concretizou efetivamente a compra da PT Portugal, em 2015, antes da adoção da decisão de autorização da Comissão e, em certos casos, antes mesmo da notificação”, o que “constitui uma infração muito grave”.

Bruxelas aponta que está em curso uma investigação e “se a Comissão vier a concluir que a Altice concretizou a operação antes da sua notificação ou antes da adoção da decisão de autorização, poderá impor uma multa até 10% do volume de negócios mundial” do grupo Altice.

A dona da PT Portugal já se pronunciou sobre o assunto e afirmou discordar das conclusões preliminares feitas pela Comissão Europeia.

“A Altice irá apresentar uma resposta completa a contestar todas as objeções. O envio de uma comunicação de objeções não prejudica o resultado final da investigação”, refere a multinacional de telecomunicações.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Vejo o título da noticia,… leio de seguida, e que capacidade expressiva. Super rapida e moderna,… concluo que já não sei falar portugues. Mas que grande e informado jornalista. Com esta linguagem se conhece a desactualização actual da lingua, que este Senhor é o caminho para o conhecimento e grande desenvoltura da expressão nacional. Mais destes são necessarios . A evolução linguistica em pessoa.

  2. Desculpem,.. só um pequeno acrescento ao meu comentário anterior. Leia-se a obra linguistica do primeiro paragrafo da noticia:

    ” antes da ADOÇÃO da DECISÃO de AUTORIZAÇÃO da COMISSÃO, e em certos casos, antes da NOTIFICAÇÃO, o que constitui uma INFRACÇÃO, ….”

    é uma verdadeira obra poética.

    Camões ao lado do Jornalista, – é um autentico ” ladrão de galinhas a querer imitar Al Capone”.

    • Caro José Magalhães,
      Obrigado pelo seu reparo. São os reparos dos nossos leitores que nos mantêm alerta e a dar o nosso melhor.
      Mas, sem prejuízo de que “o Jornalista” da Lusa (e portanto o nosso no momento em que cooptamos a peça) está a citar literalmente comunicados do executivo comunitário, e portanto o poema não é sequer da sua autoria, pode por favor dizer-nos, concretamente, qual é a tão grave inexactidão, incorrecção, falha, erro, ou mau uso da língua portuguesa que motivou os seus comentários e neles mereceu o seu tão apurado sarcasmo?

      • Hehe, isto é o que se chama “chapada de luva branca”. Uma de Bruxelas para a Altice e outra da ZAP para o Sr. José Magalhães, muito bem 🙂

      • De facto tenho visto imensas gralhas, erros e falhas de tradução/adaptação no (na?) Zap.

        Neste caso também não percebi o conteúdo da referida frase, mas a mesma não me parece mal escrita gramaticalmente. Quiçá a crítica tenha sido quanto ao conteúdo, como me parece, pois o senhor confunde, não repara que se trata de uma citação, depois enrola-se… Pelo que pouco se percebe, também, do conteúdo do comentário.

        O senhor José, que para além de não saber escrever o nome, deixa muito a desejar na pontuação e no uso da língua portuguesa.

        • Ninguém percebeu o que o homem queria dizer?! Cacofonia. Isto de acabar tudo em “ão” não fica assim muito agradável ao ouvido.

RESPONDER

Família de Prince vai processar hospital que tratou músico dias antes de morrer

A família apresentou o processo por morte por negligência contra um médico e um farmacêutico do Trinity Medical Center, nos Estados Unidos, o hospital que assistiu Prince antes de morrer. Os herdeiros de Prince vão processar …

Acordo suspende julgamento de Rúben Semedo por crime de agressão

O julgamento do futebolista português do Villarreal, por uma alegada agressão no exterior de uma discoteca, foi suspenso, esta terça-feira, para as duas partes chegarem a acordo. Rúben Semedo, de 23 anos, é acusado de agredir …

250 padres vão aprender a exorcizar no Vaticano

Cerca de 250 padres, vindos de 50 países, chegaram a Roma para, entre outras coisas, aprender a identificar uma "possessão demoníaca", ouvir testemunhos de colegas e conhecer os rituais para a "expulsão de demónios". A prática …

Santa Maria impedido de formar internos de otorrino

A Ordem dos Médicos decidiu que o Hospital Santa Maria, em Lisboa, fica impedido de formar internos na especialidade de otorrinolaringologia, confirmou à Lusa o presidente do colégio de especialidade. Artur Condé disse que, "até nova …

Maçã fatiada na mala de mão valeu multa de 500 dólares a passageira

500 dólares, ficar sem o visto "global entry" e ter de ser revistada para o resto da vida foi o preço que Crystal Tadlock teve de pagar por levar uma maçã fatiada na mala de mão. Crystal …

Ex-Presidente Bush hospitalizado um dia após funeral da mulher

O ex-Presidente norte-americano, de 93 anos, foi hospitalizado no Texas no domingo, um dia após as exéquias da mulher, devido a "uma infeção que se disseminou no sangue". "O Presidente Bush foi admitido no hospital Houston …

IKEA avisa clientes por lapso no fabrico de placa de fogão

Uma falha no injetor de um dos bicos de uma placa de fogão vendida pelo IKEA levou o grupo sueco a pedir aos clientes que tenham comprado o produto antes de 1 de janeiro deste …

PS pressionado pelo governo brasileiro por causa de Lula. "É tudo falso"

O professor Boaventura de Sousa Santos garante que Ana Catarina Mendes, faltou a um evento solidário por pressão do governo brasileiro. "É falso", desmente a secretária-geral adjunta do PS. Boaventura Sousa Santos, diretor do Centro de …

Bruxelas multa Altice em 124 milhões de euros por compra da PT Portugal

A Comissão Europeia sanciona a multinacional Altice com o pagamento de uma multa de 124,5 milhões de euros por violação das regras comunitárias, no âmbito da compra da PT Portugal, operação que concretizou antes da …

Com 12 anos, apanhou um comboio, dois aviões e foi para Bali sozinho

Drew, nome fictício, é um menino de 12 anos, natural de Sydney que não gostou de ouvir a mãe a dizer não a uma viagem a Bali. Pôs os pés ao caminho e foi sozinho. Drew, …