Altice arrisca multa milionária por comprar PT sem autorização da UE

Mário Cruz / Lusa

-

A Comissão Europeia alega que a Altice violou as regras da UE ao concretizar a compra da PT Portugal antes da autorização de Bruxelas, o que poderá custar à multinacional uma multa até 10% do volume de negócios mundial anual.

O executivo comunitário anunciou esta quinta-feira que enviou uma “comunicação de objeções” ao considerar que “a Altice concretizou efetivamente a compra da PT Portugal, em 2015, antes da adoção da decisão de autorização da Comissão e, em certos casos, antes mesmo da notificação”, o que “constitui uma infração muito grave”.

Bruxelas aponta que está em curso uma investigação e “se a Comissão vier a concluir que a Altice concretizou a operação antes da sua notificação ou antes da adoção da decisão de autorização, poderá impor uma multa até 10% do volume de negócios mundial” do grupo Altice.

A dona da PT Portugal já se pronunciou sobre o assunto e afirmou discordar das conclusões preliminares feitas pela Comissão Europeia.

“A Altice irá apresentar uma resposta completa a contestar todas as objeções. O envio de uma comunicação de objeções não prejudica o resultado final da investigação”, refere a multinacional de telecomunicações.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Vejo o título da noticia,… leio de seguida, e que capacidade expressiva. Super rapida e moderna,… concluo que já não sei falar portugues. Mas que grande e informado jornalista. Com esta linguagem se conhece a desactualização actual da lingua, que este Senhor é o caminho para o conhecimento e grande desenvoltura da expressão nacional. Mais destes são necessarios . A evolução linguistica em pessoa.

  2. Desculpem,.. só um pequeno acrescento ao meu comentário anterior. Leia-se a obra linguistica do primeiro paragrafo da noticia:

    ” antes da ADOÇÃO da DECISÃO de AUTORIZAÇÃO da COMISSÃO, e em certos casos, antes da NOTIFICAÇÃO, o que constitui uma INFRACÇÃO, ….”

    é uma verdadeira obra poética.

    Camões ao lado do Jornalista, – é um autentico ” ladrão de galinhas a querer imitar Al Capone”.

    • Caro José Magalhães,
      Obrigado pelo seu reparo. São os reparos dos nossos leitores que nos mantêm alerta e a dar o nosso melhor.
      Mas, sem prejuízo de que “o Jornalista” da Lusa (e portanto o nosso no momento em que cooptamos a peça) está a citar literalmente comunicados do executivo comunitário, e portanto o poema não é sequer da sua autoria, pode por favor dizer-nos, concretamente, qual é a tão grave inexactidão, incorrecção, falha, erro, ou mau uso da língua portuguesa que motivou os seus comentários e neles mereceu o seu tão apurado sarcasmo?

      • Hehe, isto é o que se chama “chapada de luva branca”. Uma de Bruxelas para a Altice e outra da ZAP para o Sr. José Magalhães, muito bem 🙂

      • De facto tenho visto imensas gralhas, erros e falhas de tradução/adaptação no (na?) Zap.

        Neste caso também não percebi o conteúdo da referida frase, mas a mesma não me parece mal escrita gramaticalmente. Quiçá a crítica tenha sido quanto ao conteúdo, como me parece, pois o senhor confunde, não repara que se trata de uma citação, depois enrola-se… Pelo que pouco se percebe, também, do conteúdo do comentário.

        O senhor José, que para além de não saber escrever o nome, deixa muito a desejar na pontuação e no uso da língua portuguesa.

        • Ninguém percebeu o que o homem queria dizer?! Cacofonia. Isto de acabar tudo em “ão” não fica assim muito agradável ao ouvido.

RESPONDER

Vulcão, La Palma

O Cumbre Vieja também tem negacionistas. "É tudo orquestrado"

Nos últimos dias, as redes sociais têm-se tornado o palco dos "negacionistas dos vulcões" que defendem que, por trás da erupção do Cumbre Vieja, há mão humana. Nas redes sociais já há negacionistas do vulcão Cumbre …

Selecção da Lituânia falhou os Mundiais porque...chegou atrasada

Per Strand venceu, António Morgado ficou em sexto, mas os ciclistas da Lituânia acabaram por marcar a prova de estrada de juniores, nos Mundiais em Flandres. Per Strand Hagenes é o novo campeão mundial júnior de …

Gil Vicente 1-2 Porto | Dragão canta de galo com dois golaços

Foi sofrer até ao fim. Sérgio Conceição tinha alertado que não seria fácil bater o Gil Vicente e foi isso que ocorreu na noite desta sexta-feira em Barcelos. O FC Porto apenas a um minuto dos …

Na II Guerra Mundial, um erro "humilhante" destruiu dois imponentes navios de guerra da Marinha Real

No dia 10 de dezembro de 1941, os japoneses afundaram os imponentes Prince of Wales e Repulse. A culpa foi do almirante Thomas Phillips que, na sequência de um "erro humilhante", acabou também por falecer. Winston …

O robô Atlas, da Boston Dynamics, faz parkour (e até dá um mortal para trás)

O Atlas é, sobretudo, um projeto de investigação: um robô que ajuda os engenheiros da Boston Dynamics a trabalhar em melhores sistemas de controlo e perceção. O parkour é um verdadeiro desafio para os seres humanos, …

Na Tailândia, um "cemitério" de táxis foi transformado numa horta sobre rodas

Desde pimentos a pepinos, beringelas e até mangericão. Num parque de estacionamento ao ar livre em Banguecoque, os táxis abandonados transformam-se em hortas para alimentar os trabalhadores. A pandemia de covid-19 obrigou os táxis de Banguecoque …

Morreu o "último nazi" canadiano, aos 97 anos

Um ucraniano que serviu como tradutor no regime nazi morreu na quinta-feira na sua casa, em Ontário, no Canadá, encerrando uma luta de décadas para deportá-lo e acusá-lo de cúmplice no assassinato de dezenas de …

No Sri Lanka, elefantes traficados foram resgatados. Mas voltaram às pessoas que os compraram ilegalmente

Um tribunal do Sri Lanka devolveu elefantes resgatados a pessoas influentes que foram acusadas de os terem comprado ilegalmente. Durante alguns anos, elefantes selvagens permaneceram na corda bamba de uma intensa batalha de custódia judicial entre …

Sporting 1-0 Marítimo | Porro volta a decidir de penálti

Que sofrimento! É normal ver os “grandes” dominarem por completo os seus adversários, mas nesta partida entre Sporting e Marítimo, em Alvalade, praticamente só houve uma equipa a atacar e a procurar o golo. Ainda assim, …

A falhar pagamentos e com 260 mil milhões de dívida - como é que a Evergrande chegou até aqui?

A situação da imobiliária chinesa Evergrande, que tem uma dívida maior do que a economia portuguesa, está a deixar o mundo ansioso sobre uma eventual repetição da história da crise de 2008, que começou com …