Adeus, planeta azul? As alterações climáticas estão a mudar a cor da Terra

1

huskyte / Flickr

Lago Lucerna na Suíça

As águas mais quentes levam à proliferação das algas, que mudam os ecossistemas e transformam os lagos azuis em verdes.

Não é por nada que a Terra é conhecida como planeta azul. Cerca de 71% da superfície do planeta está coberta por água, o que lhe dá a sua distinta cor azul que se destaca tanto no meio do vermelho marciano e do amarelo acastanhado de Júpiter.

Mas há uma mudança a acontecer. Um novo estudo publicado na Geophysical Research Letters traça um cenário negro sobre o futuro do nosso planeta devido às alterações climáticas — e uma das consequências previstas é a mudança da cor das águas no nosso planeta.

O aumento das temperaturas globais está a mudar os lagos azuis, que estão agora a adquirir uma cor mais lúgubre e verde acastanhada. A cor dos lagos é determinada por vários factores, principalmente a quantidade de algas e de sedimentos. A temperatura do ar, a precipitação, e a profundidade e elevação de um lago também influenciam o tom das suas águas.

Actualmente, menos de um terço de todos os lagos na Terra são azuis e os restantes dois terços são verdes e castanhos. Os lagos azuis costumam ser profundos e encontrados em regiões mais frias, de latitude mais alta e com mais precipitação. Já os lagos verdes e castanhos são mais comuns em zonas mais secas, no interior continental e ao longo das costas, relata o IFLScience.

A nova pesquisa analisou mais de cinco milhões de imagens de satélite relativas a 85 360 lagos e reservas de todo o mundo entre 2013 e 2020, comparando as alterações nas cores. A equipa criou um mapa interactivo que mostra os resultados das imagens.

Com o aumento das temperaturas e o clima mais seco, os lagos azuis estão a tornar-se cada vez mais raros devido à proliferação das algas, que lhes dão um tom mais esverdeado.

“Ninguém quer nadar num lago verde. Por isso, esteticamente, alguns lagos que sempre vimos com refúgios ou lugares espirituais vão começar a desaparecer com a mudança das cores”, explica Catherine O’Reilly, ecologista aquática e autora do estudo.

No entanto, as mudanças estéticas são o menor dos problemas. A mudança da cor é um sinal de que estes ecossistemas estão a mudar drasticamente, o que vai afectar flora e fauna que lá vivem e dependem destes lagos.

“Pode haver períodos em que a água não é saudável e as espécies de peixe podem já não estar presentes, por isso não vamos ter o mesmo serviço dos ecossistemas destes lagos quando mudam de azuis para verdes”, remata.

Adriana Peixoto, ZAP //

1 Comment

  1. Boa tarde
    Têm noção que o azul do Planeta é devido às massas de água dos mares e oceanos e não dos lagos, certo?
    Cumprimentos,
    Mário Cachão

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.