Depois de ter perdido a mãe no K2, alpinista britânico está desaparecido na “Montanha da Morte”

Ahmed Sajjad Zaidi / Flickr

O Nanga Parbat é a nona montanha mais alta do mundo

Tom Ballard, alpinista britânico está desaparecido desde domingo no Nanga Parbat a 188 quilómetros da montanha onde a mãe, Alison Hargreaves, morreu há 24 anos.

São menos de 200 quilómetros que separam a montanha do K2, entre o Paquistão e a China, da de Nanga Parbat, no Paquistão.

Tom Ballard estava acompanhado de Daniele Nardi, um alpinista italiano, e a equipa que os acompanha não consegue entrar em contacto com nenhum deles desde o passado domingo, naquela que é apelidada a “Montanha da Morte”, pelo elevado número de pessoas que perderam a vida a tentar alcançar o cume.

O Nanga Parbat, a nona montanha mais alta do mundo, era mais um desafio para o alpinista de 30 anos que se tornou conhecido há quatro, ao escalar as seis principais faces dos Alpes — um desafio clássico para os alpinistas e que a sua mãe também completou — apenas num inverno.

No último contacto entre a equipa de apoio e os alpinistas, Tom Ballard e Daniele Nardi tinham atingido 6300 dos 8100 metros que os levariam ao cume da montanha. A equipa recebeu ainda relatos de condições difíceis, com “nevoeiro e rajadas de granizo e vento”.

Nas primeiras horas, conta o The Telegraph, o staff de apoio dos alpinistas considerou que as dificuldades de comunicação se deviam, sobretudo, às más condições meteorológicas, mas, entretanto, publicaram um comunicado no Facebook de Daniele Nardi, onde dão conta de que as operações de resgate começaram na terça-feira.

A equipa de resgate quis utilizar um helicóptero, mas o conflito entre o Paquistão e a Índia dificultou o processo e obrigou à intervenção do embaixador italiano no Paquistão. A equipa aguarda a melhoria das condições meteorológicas para poder utilizar essa opção.

Há 24 anos, a mãe de Tom Ballard perdeu a vida a descer o cume do K2, a segunda maior montanha do mundo. Alison Hargreaves foi a primeira mulher a escalar o Evereste sem ajuda e sem oxigénio artificial.

A tragédia que vitimou Alison Hargreaves, na altura com 33 anos, vitimou também outras cinco pessoas: três espanhóis, um neo-zelandês e um norte-americano. O corpo da alpinista nunca foi encontrado, tendo outros montanhistas recolhido algum do equipamento da britânica.

João Garcia, o mais conhecido alpinista português, conseguiu na sua carreira atingir o cume do K2 (em 2007) e do Nanga Parbat (em 2009), recorda o Observador.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Lava que se farta". Justiça dá razão a Ana Gomes no processo movido por Isabel dos Santos

A ex-eurodeputada Ana Gomes venceu um dos processos que foi movido contra ela por Isabel dos Santos. Em causa estão publicações no Twitter, onde a diplomata acusava a empresária angolana de estar a usar Portugal …

Secretário da Cultura brasileiro vai ser demitido depois de se inspirar em discurso nazi de Goebbels

Roberto Alvim, secretário da Cultura brasileiro, fez um discurso esta quinta-feira copiando um discurso muito conhecido do ministro da propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels. O secretário da Cultura do Brasil, Roberto Alvim, divulgou um vídeo …

Presidente da Guatemala anuncia corte de relações com Venezuela

O novo Presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, anunciou na quinta-feira que ordenou o corte de relações com a Venezuela e o encerramento da embaixada neste país. Alejandro Giammattei, médico e ex-diretor do Sistema Penitenciário da Guatemala, …

Bolsonaro vai manter secretário acusado de irregularidades no Governo

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, defendeu hoje o titular da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom, órgão da Presidência), Fabio Wajngarten, acusado de alegadas irregularidades em contratos, garantindo que o manterá no cargo. “Pelo que eu …

FC Porto empresta Waris ao Estrasburgo com opção de compra obrigatória

O avançado ganês foi emprestado pelo FC Porto ao Estrasburgo até ao final da temporada, num negócio que inclui uma cláusula de opção de compra obrigatória. No final do empréstimo, o Estrasburgo fica obrigado a contratar …

Miguel Guimarães reeleito bastonário da Ordem dos Médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, foi eleito esta quinta-feira para um segundo mandato, com 93% dos votos. De acordo com os resultados provisórios avançados pela Ordem, estando contados 16.723 votos, Miguel Guimarães foi …

Governante sugere "chazinhos e bolos" para acabar com agressões nas salas de espera dos hospitais

"Salas de espera com bom aspecto, com televisão, revistas" e com "chazinhos e bolos" podem ajudar a reduzir o "clima de tensão" que se vive em alguns hospitais, contribuindo para acabar com as agressões a …

Detidos cinco suspeitos da morte de jovem cabo-verdiano em Bragança

A Polícia Judiciária anunciou, esta sexta-feira, que foram detidos cinco homens, suspeitos de estarem envolvidos na morte do estudante cabo-verdiano, em Bragança. A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, em comunicado, que procedeu, esta quinta-feira, a "buscas domiciliárias, …

Cláudio Monteiro renuncia a cargo de juiz do Tribunal Constitucional

O juiz renunciou ao mandato do Tribunal Constitucional por ter sido, entretanto, nomeado Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal. O juiz Cláudio Monteiro renunciou, esta quinta-feira, ao mandato de juiz do Tribunal Constitucional (TC), de acordo com …

Proposta do BE sobre IVA da energia vai ser rejeitada pelo Governo, revela PS

Uma proposta do Bloco de Esquerda (BE) para reduzir o IVA sobre a eletricidade e o gás natural, sem impacto no Orçamento de Estado para 2020, vai ser rejeitada pelo Governo, por não corresponder à sua …