“Uma espécie de destino”. Alpinista sem pernas sobe ao Monte Evereste

Um alpinista chinês de 69 anos, que tem ambas as pernas amputadas, conseguiu chegar ao topo do Evereste, esta segunda-feira.

Esta segunda-feira, Xia Boyu, um chinês de 69 anos, realizou o sonho de subir os 8.848 metros do cume dos Himalaias, mesmo com os membros inferiores amputados.

Mas esta não é a primeira vez que tenta fazer esta proeza. Em 1975, Xia Boyu integrou uma equipa chinesa que subiu o Monte Evereste. Contudo, quando se encontrava na chamada “zona de morte” no caminho que leva ao topo, a mais de oito mil metros de altitude, sofreu uma tempestade.

Exposto a temperaturas demasiado baixas durante três noites e com falta de oxigénio por ter emprestado a sua manta de aquecimento a um colega, o alpinista sofreu hipotermia grave, tendo perdido ambos os pés com apenas 25 anos de idade.

Anos mais tarde, em 1996, Xia Boyu ficou sem a parte inferior das pernas na sequências de um linfoma, um tipo de cancro nas células do sangue.

A saúde não o convenceu a parar e em 2014 Boyu decidiu voltar ao Monte Evereste. No entanto, não o conseguiu subir devido a uma avalanche que custou a vida a 16 sherpas – que guiam os alpinistas. No ano seguinte voltou a tentar, mas o terramoto de 7.8 na escala de Ritcher que abalou o Nepal proibiu a subida de alpinistas.

Na sua última tentativa, em 2016, Xia Boyu ficou a apenas 200 metros do seu objetivo, antes de o mau tempo o obrigar a voltar para trás. “O meu sonho é escalar o Monte Evereste. Tenho de o fazer. É um desafio pessoal, uma espécie de destino“, afirmou no mês passado à AFP.

Também este ano, Xia Boyu quase foi impedido, não pelos problemas físicos, mas por uma proibição imposta pelo Governo do Nepal. Num polémico conjunto de normas, o Governo proibiu a subida ao Evereste de pessoas amputadas, cegas ou que viagem sozinhas.

This is how our double amputee, Mr Xia Boyu cross the ladders. Mr 夏伯渝 will attempt to Everest Summit next week

Publicado por Mingma G em Sábado, 5 de Maio de 2018

Mas às 8h26 da manhã desta segunda-feira no Nepal (3h41 da madrugada em Lisboa), o chinês realizou finalmente o seu sonho. “Xia Boyu chegou ao cume esta manhã com outros sete membros de sua expedição”, confirmou o sherpa Dawa Futi, citado pela revista Sábado.

Xia Boyu junta-se ao neozelandês Mark Inglis e ao equatoriano Santiago Quintero, os únicos duplos amputados que tinham conseguido, até agora, chegar ao topo do mundo.

Este ano, são mais de 500 os alpinistas que vão alinhar na mesma aventura e tentar subir o Monte Evereste.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Benfica e Porto estarão interessados na contratação de Pepê

FC Porto e SL Benfica, juntamente com outros emblemas, estarão interessados na contratação do jovem brasileiro do Grêmio, Pepê. O clube pede entre 15 e 20 milhões de euros. Aos 22 anos de idade, Pepê tem …

Diamante de 183 quilates está à venda em leilão angolano

A Sodiam, empresa pública de comercialização de diamantes angolana, lançou na quarta-feira o segundo leilão para venda de diamantes brutos, que inclui uma pedra de 183 quilates, e no qual estão já registadas mais de …

Bruxelas aprova compra de Seguradoras Unidas e AdvanceCare pela Generali

A Comissão Europeia aprovou, esta quinta-feira, a compra das portuguesas Seguradoras Unidas e AdvanceCare ao grupo norte-americano Apollo pelo grupo italiano Generali, um negócio no valor estimado de 600 milhões de euros. O Executivo comunitário adiantou, …

"Rebeldes" que saíram do Partido Conservador concorrem como independentes ou pela oposição

Vários deputados dissidentes ou expulsos do Partido Conservador estão a candidatar-se como independentes ou por partidos da oposição nas legislativas de 12 de dezembro por se oporem ao Brexit negociado pelo primeiro-ministro. O antigo procurador-geral Dominic …

CGD já está a cobrar comissões nos depósitos de instituições financeiras

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) já começou a cobrar comissões nos depósitos das instituições financeiras, de modo a tentar contornar a política monetária do Banco central Europeu. A intenção de cobrar comissões nos depósitos de …

Câmara de Oliveira de Azeméis pagou contas de concelhia do PSD, acusa Ministério Público

O Ministério Público (MP) deduziu esta quarta-feira acusação contra 68 arguidos no âmbito da operação “Ajuste Secreto”. Entre os acusados está o antigo autarca da Câmara de Oliveira de Azeméis Hermínio Loureiro, que é a …

PAN defende atribuição de cartão de cidadão a sem-abrigo

A iniciativa recomenda ao executivo socialista, liderado por António Costa, que seja atribuído "um cartão de identificação a todos aqueles que não têm uma casa ou um teto". O PAN apresentou na Assembleia da República um …

Governo quer criar regras especiais para alunos do profissional acederem ao Ensino Superior

O Governo quer criar um modelo de acesso específico para alunos do ensino profissional que queiram prosseguir estudos superiores, uma proposta que chegou a estar desenhada na anterior legislatura, mas que ainda não avançou. Segundo noticiou …

Menos de metade dos médicos do SNS trabalha em regime de exclusividade

Menos de metade (42,9%) dos médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) trabalha em regime de exclusividade, avança o Jornal de Notícias, citando números da Administração Central dos Serviços de Saúde.  Segundo dados apresentados esta quinta-feira …

Grávidas e crianças até aos 10 anos não devem comer peixe-espada e atum, recomenda Espanha

A Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutrição publicou novas recomendações no final de outubro para o consumo de determinados tipos de pescado, nomeadamente o atum e o peixe-espada, tubarão ou cação e Lúcio. Em causa …