Está a nascer nos Alpes o edifício impresso a 3D mais alto do mundo

Hansmeyer / Dillenburger

O processo de impressão vai demorar cerca de 900 horas e o edifício final terá cerca de 30 metros de altura.

Um edifício 3D impresso está prestes a tornar-se o mais alto do mundo, e está a ser preparado para montagem numa vila remota nos Alpes suíços. O “White Tower”, criado por investigadores da ETH Zurich em colaboração com a instituição cultural Nova Fundaziun Origen, será formado por mais de cem colunas, com um espaço de apresentação no topo.

Conhecido também como Tor Alva, o White Tower está atualmente a ser impresso em secções e será transportado e montado no local de construção, na remota vila de Mulegns, nos Alpes Suíços.

Com um estilo intrincado influenciado pelo movimento barroco, o White Tower atingirá uma altura de 30 metros, o que equivale a um prédio com 10 andares. Colunas 3D impressas darão suporte a cinco andares e formarão a sua fachada semiaberta, com uma membrana leve removível para proteger o interior do clima quando necessário.

Os visitantes entrarão nos andares inferiores, compostos por colunas robustas, criando espaços menores e mais imponentes. Em seguida, subirão uma escadaria em espiral, com cada andar a tornar-se mais arejado e claro, culminando num salão no andar mais alto, que terá um palco e assentos para 45 pessoas, para pequenos concertos e performances teatrais, explica o New Atlas.

O processo de impressão está previsto para durar cerca de 900 horas e será realizado de forma semelhante a outros projetos de arquitetura 3D impressa, com recurso a robôs impressores 3D a extrusar uma mistura de cimento suave por uma boquilha em camadas para construir a estrutura básica das diferentes partes do edifício para montagem.

Este avanço na tecnologia de construção promete eficiência e personalização, permitindo o fabrico de elementos à medida de forma eficiente e sustentável. O projeto do White Tower marca mais um grande avanço para a tecnologia emergente da construção 3D impressa e deve ser concluído até meados de 2024.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.