Ostras, saké afrodisíaco e Moët & Chandon. Os “almoços de trabalho” da Câmara de Oeiras

14

Mário Cruz / Lusa

O presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino de Morais

A Câmara de Oeiras gastou 139 mil euros em 1.441 “almoços de trabalho” entre 2018 e 30 de Junho de 2023, com menus que incluem lagosta, ostras, saké afrodisíaco e Moët & Chandon. E facturas de almoços que decorreram à mesma hora em restaurantes diferentes.

As facturas de restaurante de Isaltino Morais, presidente da Câmara de Oeiras, e da sua equipa na autarquia, “mostram consumo maciço de lavagante, sapateira, lagosta, sushi, ostras, leitão e camarão-tigre“, revela uma investigação da revista Sábado.

Além disso, a autarquia também pagou gastos com “tabaco, vinho, saké afrodisíaco, aguardente e Moët & Chandon“, sublinha a publicação que cita dados relativos ao período de 2018 a 30 de Junho de 2023.

Estas facturas com refeições em restaurantes de luxo, no âmbito de “almoços de trabalho”, também mostram refeições que decorreram no mesmo dia, mas em locais diferentes.

A Sábado cita o caso da vereadora Joana Baptista com 450 refeições sinalizadas, notando que teve quatro almoços no mesmo dia, a 10 de Fevereiro de 2021, em quatro restaurantes diferentes. Há ainda “11 situações em que teve, alegadamente, dois almoços simultâneos“, aponta a revista.

Isaltino Morais tem 302 refeições sinalizadas pela Sábado, com três casos de almoços no mesmo dia em restaurantes distintos, tal como a sua adjunta Irina Lopes (287 refeições) e o seu chefe de gabinete, Miguel Faria (298 refeições).

O vice-presidente Francisco Rocha Gonçalves tem nove casos de almoços no mesmo dia, em locais diferentes, e o vereador Pedro Patacho tem quatro.

Há ainda facturas que indicam gastos de 105 euros em gambas, de 228 euros em santola, de 345 euros em vinho, de 204 euros em lagosta e de 228 euros em carne.

A revista fala também de um almoço entre Isaltino Morais, Irina Lopes, Joana Baptista e um convidado que “começou com saké afrodisíaco”.

ZAP //

14 Comments

  1. Obtusos? Se os oeirenses são supostamente os mais letrados e instruidos do país, isto diz bem do estado do regime , que de democratico só tem
    o nome, deste desgraçado país!

  2. Vamos lá a ver. Não chega a 97€ por refeição. Se é por quatro pessoas até me parece uma refeição económica, pelo menos no Porto. Eu e minha sócia gastamos isso, normalmente, no Cúmplice, que recomendo.
    Agora bem, só comemos uma vez no mesmo sítio e no mesmo dia, até para variar.
    Mas estou de acordo que os políticos não deviam poder gastar mais do que eu, nos meus tempos de universitário: 20$00 numa alheira com ovo, no Baptista da rua Alvares Cabral

  3. Estou de acordo que por 97€ e ainda por cima se o almoço for para 2 ou 3 pessoas deve mesmo dar para quantidades maciças de lavagante, santola e lagosta, regados com Moët & Chandon!!! Acho que também havia caviar do Caucaso que o Putin mandou!!!
    Digam-me onde se comem iguarias dessas a esse preço que eu também quero e…pago.
    Preocupemo-nos com coisas realmente importantes. Por exemplo, porque é que os partidos não pagam IMI com patrimónios brutais como o PCP! Porque é que o estado/governo tem despesas de manutenção brutais. É um chorrilho de gastos loucos.

  4. E por esta razão que o país não se desenvolve. Com estes salafrários todos á solta como pode este país desenvolver-se?. Este
    ladrão de Oeiras, até fez um bom negócio por se ter candidatado como independente. Assim ninguém é responsável por todas estas habilidades. O que mais me admira é que sendo Oeiras um dos concelhos mais desenvolvidos do país o tenham eleito depois do que o gajo já fez anteriormente. Será que são compadres???? Não me admiro que muitos o sejam. Reelejam o gajo outra vez, nas próximas eleições, porque assim ficam bem servidos…

  5. Quem vota num político corrupto deveria ser responsabilizado pelos atos futuros do mesmo, e caso volta-se a corromper seriam esses mesmo votantes responsáveis pela restituição do dinheiro envolvido e não o estado (contribuintes) como é costume.

  6. Eles não têm ordenados e subsídios de refeição? Paguem do seu bolso! Exceto em situações especiais em representação da autarquia…

  7. acho muito bem e até acho que nem estejam a gastar muito, aliás ele deveria aumentar os Impostos bem mais em Oeiras para que paguem melhores regalias para ele, eu se fosse a ele até viagens de avião privado fazia e os Munícipes de Oeiras que Paguem , desde que não seja eu a Pagar por mim que coma e beba bem

  8. Quem faz obra? Enumerem UMA de relevo. Para além das obras que qualquer autarca tem o dever de fazer.

    Ora , que a gentinha que usa este argumento pense quantas obras mais se faziam…. com os dinheirinhos desviados …. inclusive nas almocaradas…. afinal estes almocinhos também saíram dos seus bolsos…. mas como “faz obra”…. e lavagantes é ostras e vinhos banais e tal

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.