Projecto português cria alimentos totalmente à base de alfarroba

Cortesia / YN

Vantagens nutricionais, funcionais e tecnológicas muito acima da utilização tradicional da alfarroba.

A alfarroba não é algo que seja utilizado de forma massificada, no planeta.

Por cá, Portugal é um dos maiores produtores de alfarroba. Foi mesmo o maior produtor do mundo em 2020.

Alfarroba é uma cultura centenária, particularmente marcante no Algarve.

Precisamente em Portugal, surgiu um projecto para criar produtos alimentares totalmente à base de alfarroba.

Chama-se Alphamais – Desenvolvimento de novos preparados alimentares e ingredientes funcionais à base de alfarroba.

Tem a participação do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve, Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, Centro de Investigação MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, e da empresa Decorgel.

Olharam para a alfarroba de uma forma global, criando valor num produto endógeno e explorando valor tecnológico do mesmo, numa abordagem de transformação totalmente natural.

Este projecto português, de acordo com informação enviada ao ZAP, transformou os subprodutos da transformação da alfarroba, promovendo a sua utilização total na obtenção de novos ingredientes.

Quis elevar o potencial da alfarroba como produto nacional e promover a sua integração em novos produtos como ingrediente natural e de elevado valor acrescentado.

Principais resultados: “Obtenção de novos ingredientes e preparados alimentares funcionais, utilizando de forma integral a alfarroba, com recurso a soluções biotecnológicas de micronização e de extração de compostos”.

“Foram ainda valorizados subprodutos de alfarroba com vista à obtenção de ingredientes e preparados alimentares funcionais, explorando o ingrediente na sua totalidade, numa lógica de desperdício zero”, descreveu Manuela Pintado, investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Universidade Católica Portuguesa.

António Nunes, CEO da Decorgel, acrescentou que esta transformação natural procura elevar as componentes da alfarroba “a uma utilização com vantagens nutricionais, funcionais e tecnológicas muito acima da sua utilização tradicional”.

“Este projecto veio trazer uma nova visão sobre produtos a desenvolver com este fruto e foi importante o estudo do comportamento deste novo produto em misturas aquosas e com leite na presença de açúcar”, disse Margarida Vieira, investigadora do MED­.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.