Aliança diz que Portugal vive “duplo embuste” com a geringonça

António Cotrim / Lusa

O líder do Aliança, Pedro Santana Lopes

O presidente do Aliança disse, esta quinta-feira, que Portugal vive um “duplo embuste”, com uma maioria que se assume como tal “de vez em quando” e que “faz de conta” que é de direita.

O cabeça de lista do Aliança pelo círculo eleitoral de Lisboa, Pedro Santana Lopes, afirma que “a direita está num período que, não se pode negar, só pode ser de alguma desorientação“, sustentando que, hoje em dia, praticamente tudo se põe em causa, até o próprio lugar da condição humana.

“No próprio processo eleitoral atual, nós vemos algo que nunca vimos, que é a discussão até do papel e do lugar das pessoas, dos animais e da natureza, de um modo que nunca nos passou pela cabeça poder ouvir. Chegamos ao ponto de ouvir propostas de um SNS para os animais, que eu não vou pôr em causa, e de esquecermos muito o caos a que chegou o Serviço Nacional de Saúde para as pessoas. Isto tudo diz muito do ponto a que chegamos”, afirmou.

A questão que se coloca, continuou, é saber qual vai ser a posição da direita em tudo isto. “Porque Portugal vive um duplo embuste no sistema político atual. Temos uma maioria que se assume como tal de vez em quando e que agora, como está em período eleitoral, leva a cena uma peça de teatro fingindo constantemente que não é maioria e que estão zangados uns com os outros — veremos depois das eleições de 6 de outubro”.

“E ao mesmo tempo, eles fazerem de conta que não são de esquerda“, defendeu Santana Lopes, acrescentando com ironia: “Eu já dei comigo a pensar: bem que avisado que fui, em sair de onde saí. A senhora Catarina Martins já diz que é social-democrata“.

Para o líder do Aliança, não é a economia que separa “verdadeiramente” a esquerda e a direita, basta ver o caso português. “Como é que a direita há de navegar neste mundo em que o PCP e o Bloco de Esquerda apoiam quatro orçamentos respeitadores dos compromissos com Bruxelas. Como é que é possível?”, questionou, assumindo, contudo, que a direita não teve força suficiente para “desmascarar isto”.

Então onde é que a direita se distingue, perguntou, salientando que a afirmação dos princípios éticos e morais é hoje “muito difícil”. “Os partidos novos, e que se confessam liberais, é raro o partido que aparece que quer respeitar os princípios e tradições da sociedade em que se insere. São liberais (…) Pode dizer-se que da destruição desta direita, ressurgirá uma outra? Mas qual, se o que se passou foi tão grave, durante todos estes anos. Onde esteve essa direita?”, questionou.

Santana Lopes falava no Porto, num debate sobre o futuro da direita promovido pelo grupo informal “Domínio Público” onde marcaram presença o historiador Jaime Nogueira Pinto, o presidente da Juventude Popular (JP), Francisco Rodrigues dos Santos, e o antigo líder do CDS-PP, Manuel Monteiro.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting CP 1-0 Marítimo | Borja dispara rumo ao pódio

O Sporting sofreu, mas levou a “água ao seu moinho”. Na recepção ao um Marítimo consistente, mas pouco perigoso, o “leão” venceu por 1-0, numa partida com poucas ocasiões de golo, mas com domínio claro …

Reino Unido vai tornar públicos registos de avistamentos de OVNIs

A Força Aérea britânica vai disponibilizar todos os documentos sobre os avistamentos de OVNIs online. Até então, os registos eram mantido sob segredo. A Força Aérea Real do Reino Unido decidiu tornar públicos os registos de …

Sobreviventes a um cancro na infância têm maior probabilidade de vir a ter outro

Sobreviventes a um cancro têm uma maior probabilidade cinco vezes maior de vir a ter outro em comparação com a população em geral. O risco vai diminuindo ao longo do tempo desde o primeiro diagnóstico. Pessoas …

Lineker: "Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados"

"Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados", disse Gary Lineker, antigo internacional inglês, que agora é comentador da BBC. Em entrevista ao The Guardian, o antigo avançado da seleção …

Bater com um cutelo e espezinhar. A massagem que promete livrar de todas as dores

Santiago Terrases oferece uma massagem única, na qual calca as pessoas com os pés e bate-lhes com um cutelo. O norte-americano garante que consegue tirar todas as dores. No estado de Nevada, nos Estados Unidos, está …

"Choveram" propostas de empréstimo por Marega

O emblema portista recebeu vários proposta de empréstimo por Moussa Marega, mas acabou por as rejeitar. O FC Porto apenas abre mão do jogador caso seja paga a cláusula de rescisão. A imprensa francesa avança esta …

Crise de saúde mental nos jovens. Há um sexo mais em risco do que o outro

O uso regular de redes sociais pode afetar a saúde mental dos jovens. No entanto, os seus efeitos podem-se manifestar mais drasticamente em raparigas do que em rapazes. Desde 2010, as taxas de depressão, automutilação e …

PS quer limitar "vistos Gold" aos municípios do interior e às regiões autónomas

O PS entregou hoje uma proposta de alteração ao Orçamento em que limita a concessão dos "vistos Gold" a investimentos feitos por estrangeiros em municípios do interior ou nas regiões autónomas dos Açores e da …

Mais acidentes, afogamentos e suicídios num mundo mais quente

As temperaturas mais elevadas vão provocar mais acidentes rodoviários, afogamentos, agressões e suicídios, revelou uma nova investigação. Até ao momento, a grande parte das pesquisas em torno das alterações climáticas centrou-se nas mortes por doenças transmitidas …

Jóias de ouro e prata com plástico. Justiça não vê mal nenhum e iliba marca Tous

O processo de investigação aberto à marca TOUS por alegada fraude com jóias de ouro e plástico contendo plástico no seu interior, foi arquivado. A Justiça espanhola entende que, apesar de as jóias conterem plástico, …