Aliança convida partidos “sem cartão dourado” para 36 debates no Youtube

António Cotrim / Lusa

O presidente do Aliança, Pedro Santana Lopes

No dia em que os três canais generalistas irão passar em direto o debate entre Rui Rio e António Costa, o partido de Pedro Santana Lopes lançou um convite a todos os partidos sem assento parlamentar.

Perante o que considera ser “uma intolerável iniquidade no tratamento televisivo destes partidos políticos”, o partido Aliança convidou esta segunda-feira todos os presidentes dos partidos sem assento parlamentar, e que concorrem em todos os círculos eleitorais nesta eleição da Assembleia da República, para participarem em 36 debates no Youtube.

Os debates irão decorrer no mês de setembro e serão transmitidos em direto num canal de vídeo criado para o efeito nesta rede social. O Aliança considera, de acordo com o Expresso, que estes partidos “sem cartão dourado” são “praticamente ignorados pelos canais de televisão portugueses com o pretexto de que não estão representados na Assembleia da República”.

“O facto de sermos adversários políticos não obsta a que nos possamos reunir em 36 debates contra a discriminação de que somos alvo por parte das televisões portuguesas. Contrariamente ao que querem fazer crer aos portugueses, os lugares parlamentares não vão ser disputados apenas pelos partidos eleitos na legislatura anterior”, defende Pedro Santana Lopes, presidente da Aliança, num comunicado enviado às redações.

“Poderíamos ter decidido convidar apenas dois ou três partidos sujeitos à presente discriminação, mas resolvemos convidar todos os partidos que se apresentam ao eleitorado na mesma condição. Ter optado por organizar 36 debates, em vez da meia dúzia que seria suficiente para obter efeito mediático, é revelador de como somos diferentes”, refere ainda Santana Lopes.

O Aliança defende que esta é uma forma de “dar voz aos que não têm tido voz” e “combater pela defesa da própria democracia”, fazendo chegar pela Internet “maiores novidades” a “certos interesses instalados”. E considera que o partido consegue assim dar “um forte sinal de pioneirismo digital que modifica o paradigma da comunicação política nos meios audiovisuais”.

Na semana passada, o PCP também decidiu lançar um contra-debate, queixando-se de terem sido “discriminados” nos frente a frente eleitorais. Assim, esta segunda-feira, à mesma hora em que Rui Rio e António Costa estarão em direto, Jerónimo de Sousa estará na Internet a responder a perguntas do público, através do site da CDU.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19: Brasil supera as 100.000 mortes

O Brasil ultrapassou hoje a barreira das 100.000 mortes associadas à covid-19, quase cinco meses depois da confirmação do primeiro óbito no país, indicam dados oficiais divulgados pelas secretarias regionais de Saúde. Segundo os mais recentes …

As vacas leiteiras têm relações complexas (que se alteram quando mudam de grupo)

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Chile e dos Estados Unidos concluiu que as vacas leiteiras vivem em redes sociais complexas que se alteram quando estes animais são movidos para outros grupos.  Para …

Virgin Galactic quer desenvolver avião comercial supersónico (que promete superar a velocidade do som)

A Virgin Galactic vai aliar-se à Rolls-Royce para criar um avião comercial supersónico, ainda mais rápido do que o mítico Concorde. A empresa de turismo espacial Virgin Galactic anunciou uma parceria com a Rolls-Royce para desenvolver …

PayPal resiste à pandemia. Volume de pagamentos cresce 30% no segundo trimestre

O volume de pagamentos através do PayPal cresceu 30% no segundo trimestre. A empresa parece resistir à pandemia de covid-19, que abalou o setor das viagens, cujos pagamentos estão muitas vezes associados a meios eletrónicos. …

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …

Invocando Sá Carneiro, Miguel Albuquerque também defende diálogo entre PSD e Chega

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu que o PSD deve dialogar com vários partidos, incluindo o Chega de André Ventura. Depois de Rui Rio admitir em entrevista à RTP que poderá vir …