Aliança convida partidos “sem cartão dourado” para 36 debates no Youtube

António Cotrim / Lusa

O presidente do Aliança, Pedro Santana Lopes

No dia em que os três canais generalistas irão passar em direto o debate entre Rui Rio e António Costa, o partido de Pedro Santana Lopes lançou um convite a todos os partidos sem assento parlamentar.

Perante o que considera ser “uma intolerável iniquidade no tratamento televisivo destes partidos políticos”, o partido Aliança convidou esta segunda-feira todos os presidentes dos partidos sem assento parlamentar, e que concorrem em todos os círculos eleitorais nesta eleição da Assembleia da República, para participarem em 36 debates no Youtube.

Os debates irão decorrer no mês de setembro e serão transmitidos em direto num canal de vídeo criado para o efeito nesta rede social. O Aliança considera, de acordo com o Expresso, que estes partidos “sem cartão dourado” são “praticamente ignorados pelos canais de televisão portugueses com o pretexto de que não estão representados na Assembleia da República”.

“O facto de sermos adversários políticos não obsta a que nos possamos reunir em 36 debates contra a discriminação de que somos alvo por parte das televisões portuguesas. Contrariamente ao que querem fazer crer aos portugueses, os lugares parlamentares não vão ser disputados apenas pelos partidos eleitos na legislatura anterior”, defende Pedro Santana Lopes, presidente da Aliança, num comunicado enviado às redações.

“Poderíamos ter decidido convidar apenas dois ou três partidos sujeitos à presente discriminação, mas resolvemos convidar todos os partidos que se apresentam ao eleitorado na mesma condição. Ter optado por organizar 36 debates, em vez da meia dúzia que seria suficiente para obter efeito mediático, é revelador de como somos diferentes”, refere ainda Santana Lopes.

O Aliança defende que esta é uma forma de “dar voz aos que não têm tido voz” e “combater pela defesa da própria democracia”, fazendo chegar pela Internet “maiores novidades” a “certos interesses instalados”. E considera que o partido consegue assim dar “um forte sinal de pioneirismo digital que modifica o paradigma da comunicação política nos meios audiovisuais”.

Na semana passada, o PCP também decidiu lançar um contra-debate, queixando-se de terem sido “discriminados” nos frente a frente eleitorais. Assim, esta segunda-feira, à mesma hora em que Rui Rio e António Costa estarão em direto, Jerónimo de Sousa estará na Internet a responder a perguntas do público, através do site da CDU.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tame Impala preparam lançamento de novo álbum

Ao que tudo indica, os Tame Impala preparam-se para lançar um novo álbum ainda este ano. As suspeitas surgem após a banda ter partilhado uma espécie de teaser no seu site oficial. Os Tame Impala divulgaram …

União Europeia favorável a nova extensão do Brexit mas ainda sem resposta para Londres

Os 27 Estados-membros da União Europeia são favoráveis a um novo adiamento do ‘Brexit’, solicitado pelo governo britânico, mas ainda discutem a sua extensão e as conversações prosseguirão no final da semana, revelaram fontes europeias. O …

A maior família do Reino Unido vai crescer. Vem aí o 22º filho

A família Radford, conhecida como a maior do Reino Unido, anunciou através de um vídeo no YouTube que estão à espera do 22.º filho. A família Radford vive em Morecambe, Inglaterra, e anunciou através do seu …

Cientistas testam medicamento que pode revelar-se mais eficaz para tratar gripe

Cientistas testaram em animais um novo medicamento que pode revelar-se mais eficaz no tratamento da gripe, ao induzir mutações genéticas nos vírus que causam a infeção impedindo a sua replicação e a sua atividade, foi …

PSD vai indicar Fernando Negrão para vice-presidente da Assembleia da República

O PSD vai indicar o líder parlamentar cessante Fernando Negrão para vice-presidente da Assembleia da República, disse hoje à Lusa fonte oficial da bancada social-democrata. A mesma fonte indicou que o PSD irá ainda propor como …

Funcionário da Casa Branca que publicou artigo anónimo sobre Trump vai lançar livro "explosivo"

O alto funcionário da Casa Branca que em setembro do ano passado escreveu de forma anónima um artigo de opinião no The New York Times vai lançar um livro no próximo mês. De acordo com o …

Grupos secretos do Facebook prometem falsas curas para cancro e autismo

Uma investigação do Business Insider expôs casos de contas e grupos secretos no Facebook que passam publicitam "medicamentos" e "tratamentos" alternativos que custam milhares de dólares mas que, na verdade, não passam de fraudes. Segundo noticiou …

Ministério repudia agressões nas escolas e fala em casos "residuais"

O Ministério da Educação garante que as situações de violência grave nas escolas são “residuais” e que existe uma tendência de diminuição de casos, repudiando todas as agressões que considera "inaceitáveis seja quem for o …

Surto de anthrax pode ter matado mais de 100 elefantes no Botswana

Um surto de anthrax pode estar na origem da morte de mais de 100 elefantes no Botswana ao longo dos dois últimos meses. Fontes do Governo do Botswana adiantaram, citadas pela Reuters, que "as investigações preliminares …

Nove migrantes encontrados vivos em novo camião no Reino Unido

A polícia britânica encontrou um segundo camião onde viajavam nove migrantes, todos eles vivos. Ainda hoje foi encontrado um camião com 39 pessoas mortas. Horas depois de ter sido encontrado um camião com 39 pessoas mortas, …