Sem aliados, Netanyahu não consegue formar governo. Israel volta a eleições em setembro

Abir Sultan / EPA

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel

Os israelitas vão voltar a ser chamados a eleger um novo Parlamento a 17 de setembro depois de Benjamin Netanyahu, vencedor das eleições de abril, ter falhado as negociações com o seu antigo aliado de extrema-direita, Avigdor Lieberman.

Com 26.46% e 35 deputados eleitos, contra 26.13% e os mesmos 35 deputados do partido liberal Blue and White, o Likud reclamou uma vitória mas, sem maioria, ficou a depender de alianças para formar governo.

Apesar de ter prometido ser “o primeiro-ministro de todos” os israelitas, numa tentativa de conciliação pós-noite eleitoral, o político não conseguiu o apoio necessário para tomar posse.

O vencedor das eleições tinha até às 00h locais de quinta-feira (22h de quarta em Portugal continental) para formar governo, de acordo com o Público. Tendo falhado o prazo, cabia ao Presidente israelita Reuven Rivlin escolher qual o passo seguinte, que poderia passar por pedir a outro partido para tentar formar um executivo.

Esse cenário não era o privilegiado pelo partido Likud de Netanyahu, que apresentou uma moção no Knesset para dissolver a assembleia e forçar novas eleições. A proposta foi aprovada já nos primeiros minutos de quinta-feira.

O obstáculo à formação de um novo governo foi o seu antigo ministro da Defesa, Lieberman, e a diferença de opinião entre os partidos religiosos (o Judaísmo Unido da Torah) em relação a uma lei sobre a exceção do serviço militar obrigatório para os ultra-ortodoxos, uma vez que os primeiros defendem o fim da exceção do serviço militar para os que estudam a Torah, os segundos a continuação.

Após a dissolução do Knesset, um Netanyahu furioso falou ao país, acusando Lieberman de uma “golpada inacreditável e kafkiana”. “Lieberman é agora parte da esquerda. Enganou o seu eleitorado”, disse, antes de prometer vencer as eleições de setembro.

Se tivesse conseguido formar governo, Netanyahu iniciaria o quinto mandato à frente dos destinos do país. A hipótese ainda não está descartada, dado que o político deverá voltar a ser o candidato do seu partido às próximas eleições legislativas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Este gajo (embora tenha sido um militar exemplar) é um perigo (e um corrupto) e está cada vez mais radical!…
    Ainda bem que não conseguiu chegar a um acordo com uns loucos que são bem piores do que ele…

  2. Estes Nazis de Israel têm de ser travados, para o bem de toda a humanidade. Palestina, Síria, Afeganistão, Iraque, Líbia, 11 de Setembro, bombas na Malásia, bombas em Londres, bombas em Madrid, guerra civil na Ucrânia… tudo isto patrocinado pela Mossad Israelita.

RESPONDER

"Love in on my side." The Black Mamba vencem o Festival da Canção

Love is on my side, dos The Black Mamba, vai representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em maio, nos Países Baixos. Este sábado, os The Black Mamba venceram a 55.ª edição do Festival da Canção, …

A Perseverance usa o processador dos iMac de 1998

A Perseverance, a sonda da NASA que pousou no dia 18 de fevereiro em Marte, é movida por um processador PowerPC 750, que foi usado no iMac Bondi Blue original da Apple em 1998. Muitos podem …

Idosos que dormem menos de 5 horas têm o dobro do risco de sofrer de demência

Os idosos que dormem menos de cinco horas por noite têm o dobro do risco de sofrer de demência, sugere uma nova investigação. Os resultados são de uma equipa de cientistas do Brigham and Women's …

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …