As fortes tempestades estão a obrigar ao cancelamento de voos no aeroporto de Barcelona-El Prat, onde se estão a registar algumas inundações. Na cidade, as ruas estão alagadas e já há carros submersos.
Barcelona está sob alerta vermelho, devido às chuvas torrenciais.
A região do aeroporto foi das mais castigadas pelas fortes chuvas durante a manhã, uma situação que levou as autoridades a suspenderem o serviço ferroviário regional da Rodalies.
O gestor aeroportuário Aena informou em comunicado que foram desviados, por volta das 13h, 17 voos de chegada, encaminhados para aeroportos alternativos, enquanto cerca de 50 operações de saída foram canceladas pelas companhia aéreas.
Segundo a informação de chegadas e partidas do aeroporto de Lisboa, há dois voos cancelados provenientes de Barcelona, um da TAP e o outro da Vueling e um de partida da Vueling também cancelado.
No aeroporto do Porto, a informação indica que há um voo da Vueling com origem em Barcelona cancelado e outro com destino à cidade na mesma situação.
El Prat airport in Barcelona, Spain this morning…🌊✈️ pic.twitter.com/shfO56ckaV
— Volcaholic 🌋 (@volcaholic1) November 4, 2024
Com a suspensão do serviço da Rodalies e do metro no aeroporto, os passageiros foram aconselhados a usar meios alternativos como o táxi ou o autocarro.
Barcelona Airport rn 😳
— Reshad Rahman (@ReshadFCB) November 4, 2024
Access to the Terminal 2 of Barcelona Airport…🌊pic.twitter.com/u6CWgBkU9w
— Volcaholic 🌋 (@volcaholic1) November 4, 2024
Na cidade, há ruas inundadas e carros submersos.
Esta es la Zona Industrial de Barcelona ahora mismo.
Increíble la velocidad con la que sube el
agua. Esto es muy serio.Hay que aprender de todo lo que ha pasado en Valencia y quedarnos en casa.pic.twitter.com/kH6sh32o29
— Alex FCB (fan) (@aleexFCB_) November 4, 2024
Gavà, Barcelona in Spain 👀pic.twitter.com/7u3LoXIIeM
— Volcaholic 🌋 (@volcaholic1) November 4, 2024
As regiões vizinhas de Barcelona foram atingidos por fortes ventos e chuvas. Tarragona foi a província mais afetada durante as primeiras horas da manhã.
Barcelona ahora pic.twitter.com/md6uffDIMK
— 🌑 (@DaniFraLa) November 4, 2024
Com o país ainda a recuperar das inundações de Valência, Barcelona está, neste momento em alerta máximo.
Nach Valencia nun Barcelona.
Stand alles in den Klimaberichten der letzten Jahrzehnte.
— Peter Jelinek (@Peter_Jelinek) November 4, 2024
Várias autoestradas e caminhos de ferro na Catalunha foram interditos.
gente de Barcelona, esto es la C-32 ahora!!! por favor, no salgáis de casa. pic.twitter.com/eWnEvYnV7M
— mellamoclaudia 🤠❤️🔥 (@claudiasarten) November 4, 2024
Inundações em Portugal
Em Portugal, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alerta para o risco de inundações em todo o país, já na tarde desta segunda-feira, depois de períodos de ” chuvapor vezes forte e acompanhada de trovoada” e de muito vento.
Entre os efeitos expectáveis, estão inundações em zonas urbanas, provocadas pela obstrução do sistema de escoamento.
Também são expectáveis deslizamentos de terras e lençóis de água nas estradas.
A chuva deverá abrandar apenas na quarta-feira, em Portugal.
A ANEPC sugere à população que não atravesse zonas inundadas, precavendo o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas.
Recomenda ainda que seja garantida a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas e que a população se mantenha atenta às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e forças de segurança.
Segundo o IPMA, 10 distritos estão sob aviso amarelo – Aveiro, Braga, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal e Viana do Castelo – devido à previsão de precipitação, por vezes forte, alguns até à manhã de terça-feira.