/

Alerta máximo e aeroportos encerrados devido a erupção de vulcão em Bali

As autoridades indonésias elevaram hoje para o nível máximo o alerta relacionado com a erupção vulcânica na ilha turística de Bali e ordenaram a retirada de toda a população num raio de 10 quilómetros.

As autoridades indicaram que o encerramento do aeroporto vai durar pelo menos até terça-feira de manhã e a situação está a ser revista a cada seis horas.

O monte Agung está a expelir uma coluna de cinzas em direção à atmosfera que ultrapassa os quatro quilómetros de altura, e que obrigou ao encerramento já no domingo do pequeno aeroporto internacional da ilha vizinha de Lombok, quando as cinzas se começaram a deslocar para leste.

As autoridades indonésias ordenaram a distribuição imediata de máscaras, dado que as cinzas vulcânicas continuam a cair em inúmeras aldeias. Cerca de uma centena de autocarros foram enviados para o aeroporto e terminais marítimos para retirar as pessoas.

Um responsável pela agência, citado pela Associated Press, justifica a elevação do nível de alerta pelo facto de o vulcão ter começado a expelir magma. No entanto, disse que não esperava uma erupção de grandes dimensões. Previamente, a zona de exclusão em torno do vulcão variava entre 6 e 7,5 quilómetros.

Esta segunda-feira o porta-voz da agência de gestão de desastres da Indonésia disse que a cratera do vulcão Agung, em erupção em Bali, está a encher-se de lava “que irá certamente transbordar pelas encostas”.

Vulcanólogos disseram que a presença da lava é por vezes refletida na nuvem de cinza, que assume um tom avermelhado, mesmo durante o dia.

O porta-voz da agência Sutopo Purwo Nugroho indicou ser possível que se registem erupções maiores do que as observadas até agora, com base nas informações que a agência de gestão de desastres está a receber do centro de monitorização do vulcão.

Nugroho disse que “desde domingo que há erupções explosivas, cujo som foi ouvido a 12 quilómetros de distância”.

Segundo o porta-voz, os governantes estão a responder tendo por base o pior cenário possível, porque Agung tem uma história de erupções violentas.

“Não podemos ter a certeza se desta vez as erupções vão ser iguais às de 1963”” disse. A última grande erupção do Agung ocorreu nesse ano e matou cerca de 1.100 pessoas.

Bali é o principal destino turístico da Indonésia, com uma afluência mensal de cerca de 200 mil turistas estrangeiros, segundo dados oficiais.

O arquipélago da Indonésia assenta sobre o chamado “Anel de Fogo do Pacífico“, uma zona de grande actividade sísmica e vulcânica que é sacudida por milhares de sismos por ano, a maioria dos quais moderados.

Gringer / wikimedia

Anel de Fogo do Pacífico

O Anel de Fogo do Pacífico alberga mais de 400 vulcões, dos quais pelo menos 129 continuam activos. 65 destes vulcões, incluindo o Agung, são qualificados como perigosos.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.