/

Governo alemão diz que foi pressionado pela China para elogiar gestão da pandemia

O Governo alemão teve conhecimento de contactos de diplomatas chineses com funcionários alemães, de forma a conseguir comentários positivos sobre a gestão da pandemia.

O regime chinês terá tentado pressionar o Governo alemão para fazer comentários positivos sobre a gestão de Pequim da pandemia de covid-19, afirmou o executivo liderado por Angela Merkel, numa resposta a uma pergunta parlamentar.

Berlim teve conhecimento de “contactos de diplomatas chineses com funcionários alemães com o propósito de conseguir comentários positivos sobre a gestão da pandemia por parte da República Popular da China”, refere a resposta do Governo a uma pergunta de uma deputada, cuja autenticidade foi confirmada pelo Ministério do Interior alemão, depois da sua divulgação no jornal Welt am Sonntag.

Na resposta a uma pergunta da deputada de Os Verdes, Margarete Bause, o Governo referiu que funcionários do Ministério do Interior foram contactos por diplomatas chineses com esse propósito. O executivo alemão não foi atrás da vontade dos diplomatas chineses.

“Do ponto de vista do Governo federal, a transparência tem um papel chave na luta contra a pandemia e deixámos isso claro à República Popular da China”, adiantou o Governo alemão.

Na mesma resposta à deputada, o Governo destaca os esforços de Pequim na luta contra o novo coronavírus e assinalou que, dentro de uma relação estratégica, há contactos permanentes com a China em tornos de diversos assuntos, entre eles a pandemia.

A deputada Margarete Bause, em declarações ao Welt am Sonntag, criticou a atitude do executivo alemão diante da China e disse que a resposta do Ministério do Interior mostrava uma vez mais o medo de Berlim a pronunciar-se de forma crítica diante de Pequim.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.