A Gazprom Germania, subsidiária alemã da russa Gazprom, vai passar a ser controlada pelo regulador energético alemão até 30 de setembro.
O regulador energético alemão vai assumir o controlo da Gazprom Germania, subsidiária alemã da russa Gazprom, até, pelo menos, 30 de setembro de 2022, anunciou o ministro da Economia da Alemanha, Robert Habeck.
A medida destina-se a assegurar a gestão da empresa, a “proteger a segurança e a ordem pública e a manter a segurança do abastecimento”. “Esta etapa é obrigatória“, disse o governante, citado pela Reuters, garantindo que se trata de “uma medida temporária”.
De acordo com o Expresso, a alteração surge após a Gazprom ter saído da unidade alemã sem tentar que a saída fosse aprovada pelo Governo, o que viola a lei alemã de comércio externo.
Na sexta-feira, a Gazprom informou que já não controlava a subsidiária alemã que detém filiais no Reino Unido, Singapura e Suíça. É através destas empresas sediadas fora da Rússia que são feitos grande parte dos contratos de venda de gás à Europa.
Não foram revelados detalhes sobre a operação, mas os registos, segundo a Bloomberg, mostraram que a transação envolvia a saída da Gazprom Export Business Services (dona da Gazprom Germania).
A primeira passou a ser controlada por uma empresa designada Joint Stick Company Palmary, registada em outubro do ano passado em Moscovo.
As ações da Gazprom Germania estão avaliadas em 226 milhões de euros.