Alemanha nacionaliza subsidiária da Gazprom

Maxim Shipenkov / EPA

A Gazprom Germania, subsidiária alemã da russa Gazprom, vai passar a ser controlada pelo regulador energético alemão até 30 de setembro.

O regulador energético alemão vai assumir o controlo da Gazprom Germania, subsidiária alemã da russa Gazprom, até, pelo menos, 30 de setembro de 2022, anunciou o ministro da Economia da Alemanha, Robert Habeck.

A medida destina-se a assegurar a gestão da empresa, a “proteger a segurança e a ordem pública e a manter a segurança do abastecimento”. “Esta etapa é obrigatória“, disse o governante, citado pela Reuters, garantindo que se trata de “uma medida temporária”.

De acordo com o Expresso, a alteração surge após a Gazprom ter saído da unidade alemã sem tentar que a saída fosse aprovada pelo Governo, o que viola a lei alemã de comércio externo.

Na sexta-feira, a Gazprom informou que já não controlava a subsidiária alemã que detém filiais no Reino Unido, Singapura e Suíça. É através destas empresas sediadas fora da Rússia que são feitos grande parte dos contratos de venda de gás à Europa.

Não foram revelados detalhes sobre a operação, mas os registos, segundo a Bloomberg, mostraram que a transação envolvia a saída da Gazprom Export Business Services (dona da Gazprom Germania).

A primeira passou a ser controlada por uma empresa designada Joint Stick Company Palmary, registada em outubro do ano passado em Moscovo.

As ações da Gazprom Germania estão avaliadas em 226 milhões de euros.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.