/

Alemanha apoiará Portugal em qualquer cenário de saída do programa

Medvedev / Wikimedia

A chanceler alemã, Angela Merkel

A chanceler alemã, Angela Merkel

A chanceler alemã Angela Merkel garantiu esta segunda-feira, em Berlim, após um encontro com o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, que a Alemanha apoiará Portugal qualquer que seja a forma que o Governo escolha para sair do programa de assistência financeira.

Numa conferência de imprensa conjunta na chancelaria federal, após um almoço de trabalho de cerca de uma hora que foi dominado pela conclusão do programa de assistência a Portugal – prevista para 17 de maio -, Passos Coelho indicou que teve oportunidade de comunicar à chanceler que o Governo “não tomou ainda uma decisão quanto aos termos em que irá sair desse programa”, tendo Merkel afirmado que compreende que Portugal espere até mais perto da data para decidir.

“É uma decisão que cabe ao Governo português e será tomada mais perto da altura, até porque sabemos como as coisas estão constantemente a mudar”, afirma a chanceler.

“Compreendo muito bem que o primeiro-ministro diga que vai decidir quando for altura de decidir, e a Alemanha apoiará qualquer decisão que o Governo tomar. Nós sempre apoiámos Portugal e vamos continuar a fazê-lo. E vamos esperar pela altura em que a decisão vai ser tomada, mas penso que o contexto é muito positivo”, declarou Angela Merkel.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.