Miguel Albuquerque paga 99 euros de IMI por casa milionária junto à praia

11

Homem de Gouveia / Lusa

O ex-presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

A avaliação fiscal reflete um prédio velho, mas Albuquerque construiu uma casa avaliada em 1,5 milhões de euros.

O ex-presidente do governo regional da Madeira, Miguel Albuquerque, paga apenas 99 euros de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) por uma propriedade de luxo avaliada em cerca de 1,5 milhões de euros.

A propriedade, situada na freguesia de Ponta Delgada, concelho de São Vicente, foi adquirida em março de 2020, mas a avaliação fiscal ainda reflete um “prédio velho” com um Valor Patrimonial Tributário (VPT) de 33 214 euros em 2022, apesar da existência da nova construção.

A nova moradia, com conclusão de obra prevista para maio de 2021, destaca-se por sua localização privilegiada à beira-mar, sobre uma falésia de 23 metros, e inclui características de luxo como piscina e vista para a costa.

No entanto, as discrepâncias entre as áreas registradas na caderneta predial e as áreas mencionadas no aviso público da obra indicam que a moradia nova é substancialmente maior que o prédio anterior.

O Fisco atribuiu ao imóvel uma taxa de IMI de 0,3%, resultando num pagamento anual de 99,6 euros, valor que contrasta fortemente com o valor de mercado estimado da propriedade. A situação levanta questões sobre a comunicação e atualização de informações entre o proprietário, a Câmara de São Vicente e a Autoridade Tributária (AT), escreve o Correio da Manhã.

Albuquerque, que apresentou a sua demissão como líder do PSD Madeira mediante a revelação de um escândalo de corrupção, também não declarou a nova construção nas suas últimas declarações de rendimentos ao Tribunal Constitucional (TC), mencionando apenas a aquisição do prédio velho pelo valor de 120 mil euros.

A Câmara de São Vicente afirmou ter emitido a licença de utilização da nova moradia e comunicado a construção à AT, embora haja discrepâncias sobre a data de tal comunicação. Enquanto isso, a propriedade está a ser explorada no regime de alojamento local desde 2022.

ZAP //

11 Comments

  1. Escroque… Infelizmente como centenas de outros que fazem o mesmo… Mas que as finanças apertem vem essa malha a todos os aldrabões e pseudo aristocratas! Bandidagem pura!

  2. Por isso é que este País não vai para a frente, com estes corruptos FDP que qUAndo vão para o governo tornam-se todos uns bandidos, grandes FDP, vamos ver o que ele vai dizer quando ( se) for acusado….o habitual NÃO SABIA, NÃO SEI, NÃO FUI EU,

  3. Ele até toca piano. .. e fala francês! Isto é a ponta do iceberg da podridão da laranja da Madeira… Todos se conhecem, todos fazem favores uns aos outros!

  4. É de admirar como dos grandes Albuquerques da gloriosa História de Portugal, Afonso e Mouzinho, sobrou apenas este minúsculo miguel. Tristes tempos, os nossos!…

  5. Eu sou mais um revoltado destes políticos corruptos de Me ..da, desta vez vou votar no partido CHEGA, tenho a certeza que este partido façam uma expropriação ao património e capital destes bandidos. Aguardo que a nossa Justiça faça as sua as obrigações, como na USA, Malofe foi julgado em meio ano e 150 anos de cadeia.

  6. Então vamos construir novamente na Fonte da Telha, pagámos terrenos, pagámos multas de construção, e passados 15 anos, os da laranja mecânica, demoliram tudo! eram casinhas baixas, com um quintalzinho, e ficávam junto à falésia! que mal tinha? éramos todos de classe média, se calhar o problema foi esse! se pagássemos mais, às escondidas, ainda hoje lá estávamos! Falta de consideração pelos outros, é, o que é! e se não forem trafulhas, tornam-se, para ficarem iguais.

  7. Será que tem “isenção” ou redução pelo facto de exercer um cargo político?
    Deve ser por isso que depois de qualquer politico sentar na cadeira não quer sair a bem.

  8. Será que tem “isenção” ou redução pelo facto de exercer um cargo político?
    Deve ser por isso que depois de qualquer politico sentar na cadeira não quer sair a bem.

  9. Portugal no seu melhor, o Zé Povinho a ser escravizado e sugado em impostos para esta cambada de corruptos viverem á grande e á francesa.
    Não os abras não ceguinho, vais ser sugado até ao tutano!…….

  10. Ele está a pagar IMI apenas relativamente à casa velha que comprou e, como não mudou de dono não foi exigida a sua regularização junto da ÃT. Provalvelmente nem poderia ter sido reconstruida naquela zona de falésia! Por onde terão andado os fiscais encarregados de controlar aquela obra? Se não cumpriram as suas funçõess e se deixaram corrromper talvez não estejam em condições de fiscalezar mais nada!!! m

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.