/

Albufeira ou… Las Vegas? Britânicos exibem-se nus na rua em pleno dia

4

Oito britânicos foram identificados pela polícia quando estavam a exibir-se nus, em pleno dia, na chamada rua dos bares de Albufeira. Episódio é apenas um de uma série de excessos que preocupam moradores e autoridades.

A identificação dos oito britânicos ocorreu no passado fim-de-semana, como adianta a SIC Notícias que divulgou imagens dos homens, com idades entre os 35 e os 50 anos, nus, em cima de balcões de bares, e a simularem posições sexuais.

O incidente terá ocorrido no âmbito de uma despedida de solteiro, um tipo de evento que leva muitos turistas britânicos ao Algarve.

A situação levou o presidente da Câmara de Albufeira, José Carlos Rolo, a convocar uma reunião de emergência com as forças de segurança e associações do sector turístico, com o intuito de “colocar limites aos excessos ocorridos” nos últimos tempos, como nota o jornal Região Sul.

“Não tem lógica andarmos a gastar dinheiro em promoção para aconteceram casos deste tipo, profundamente negativos e não dignificam ninguém“, salienta o autarca citado pelo jornal local.

José Carlos Rolo pretende promover a definição de um Código de Conduta para evitar situações semelhantes.

A Câmara Municipal também vai instalar um sistema de video-vigilância, com 70 câmaras, na rua da Oura, conhecida como a rua dos bares, e em outras zonas problemáticas, para reforçar a segurança, adianta o Correio da Manhã (CM).

Os excessos dos turistas na zona são habituais, muitas vezes motivados pelo álcool, e há moradores que pedem também multas e outras sanções para os donos dos bares.

“Não permitimos este tipo de comportamentos em nenhum dos nossos estabelecimentos e temos as proibições afixadas à entrada”, diz ao CM o gerente do restaurante Fredis, Vítor Almeida.

“Turismo de álcool”

Há cada vez mais ingleses, de todas as idades e estratos sociais, a procurarem o Algarve para passarem férias, ou para participarem em despedidas de solteiro.

Os preços baratos, a diversão garantida e o sol são os principais atrativos de Albufeira e de outras regiões algarvias.

Mas muitos locais lamentam que Albufeira está a “definhar” e a converter-se num “resort de animação nocturna” e de “turismo de álcool”.

Albufeira é o social experiment dos ingleses, aposto que pensam “não estamos no nosso país, vamos pensar nas coisas mais absurdas que podemos fazer e vamos fazê-las”, analisa uma utilizadora da rede social X, o antigo Twitter.

Desta forma, há quem identifique Albufeira como uma Las Vegas, onde o que acontece não se conta.

“A Rua da Oura tornou-se decadente”, acrescenta outra utilizadora do X. “Enquanto não acabarem com as despedidas de solteiros low cost, com as viagens de finalistas e com pacotes de férias ao preço da batata para ingleses, que não fazem esses preços para portugueses”, “Albufeira está condenada à lixeira a céu aberto”, acrescenta.

A rua dos bares em Albufeira, é conhecida como “The Strip” e é considerada a mais movimentada de Albufeira, sobretudo nas noites de Verão, devido à aglomeração de espaços comerciais de todos os tipos que atraem milhares de turistas.

A zona é passagem obrigatória dos turistas e há vários vídeos no YouTube que promovem a noite de Albufeira, mostrando o roteiro dos bares e restaurantes.

Os bares também promovem as diversões que oferecem aos turistas nas redes sociais. O Temple Bar, por exemplo, anuncia o espaço notando que podem encontrar lá “as miúdas de quem os pais vos disseram para ficarem longe“.

Susana Valente, ZAP //

4 Comments

  1. Eu tirava umas fotos daquelas pilas moles e afixava-as nas paredes de Albufeira, para gáudio dos outros turistas… A nudez, em pessoas daquela idade, não tem nada de imoral, é só inestético…

  2. Em parte não é mal feito para os algarvios, sempre andaram com os ingleses ao colo a eles tudo, sempre permitido o dinheiro fala mais alto , agora que resolvem

  3. Fácil de resolver, primeiro eram levados a passar o resto da noite numa esquadra, só saindo depois de paga uma multa e no dia seguinte eram escoltados até ao aeroporto mais próximo!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.