Alberto II da Bélgica conhece filha de relação extraconjugal pela primeira vez

TellMeMore Media / Flickr

O antigo rei Alberto II da Bélgica encontrou-se pela primeira vez com a filha Delphine de Saxe-Cobourg, depois de anos de negações sobre a paternidade da recém-reconhecida princesa.

De acordo com o jornal britânico The Independent, o encontro, que incluiu a esposa de Albert, a ex-Rainha Paola, ocorreu no domingo no Castelo Belvédère, residência oficial do casal real nos arredores de Bruxelas.

Numa declaração conjunta, os três disseram que “um novo capítulo começou, cheio de emoção, paz de espírito, compreensão e, também, esperança”, acrescentando que “cada um de nós foi capaz de expressar com calma e empatia os seus sentimentos e a sua experiência”.

“Depois da turbulência, das feridas e do sofrimento, é hora de perdão, cura e reconciliação. Juntos, decidimos seguir esse novo caminho. Vai exigir paciência e esforço, mas estamos determinados”.

Delphine de Saxe-Cobourg, 52 anos, venceu, no início deste mês, uma dura batalha legal de sete anos para se intitular princesa depois de o Tribunal de Bruxelas ter decidido que tinha os mesmos direitos e títulos reais que os outros três filhos do antigo rei.

A decisão do tribunal veio na sequência de testes de ADN que provaram que Delphine era, de facto, filha de Albert II, de 86 anos, que abdicou do trono em favor do seu filho, o rei Philippe, em 2013.

A identidade de Delphine tornou-se tema de debate público após a publicação, em 1999, da biografia da rainha Paula, a mulher italiana de Albert, que alegava que o rei teve um longo relacionamento fora do casamento, do qual nasceu uma filha na década de 1960.

No dia em que Albert deixou o cargo em 2013, a mãe de Delphine, baronesa Sybille de Selys Longchamps, falou publicamente pela primeira vez sobre o alegado caso com o rei numa entrevista na televisão. “Achava que não poderia ter filhos porque tinha tido uma infeção”, disse sobre o relacionamento, que se alega entre 1966 e 1984. “Não tomamos nenhuma precaução”.

“Foi um período lindo. Delphine era uma criança amorosa. Alberto não era a figura paterna, mas era muito gentil com ela”, continuou. Albert admitiu mais tarde que ele e a sua esposa tinham passado por uma crise conjugal nos anos 70, mas o rei nunca admitiu ter tido um filho fora do casamento.

Esta não é a primeira vez que a justiça analisa casos de possível paternidade fora do casamento em famílias reais europeias. Em 2015, a justiça espanhola analisou um processo de paternidade contra o rei Juan Carlos, apresentado por uma mulher que dizia ser sua filha. O caso acabou por ser arquivado, após recurso de Juan Carlos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Da "política do filho único" a incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …

O maior elevador panorâmico do mundo tem vista para os cenários de Avatar

Com o recente lançamento de fotografias subaquáticas dos bastidores do Avatar 2 e a notícia de que Avatar 3 está quase a terminar as filmagens, não há melhor momento para revisitar o parque nacional que …

Pandemia tirou comida da mesa, mas deu asas a startup que transforma plástico do mar em máscaras

A startup portuguesa Skizo transformou a pandemia numa oportunidade de crescimento. Quando faltava comida nalgumas mesas, a empresa de produção de sapatilhas e bolsas passou a fazer máscaras a partir de plástico retirado dos oceanos …

Na Irlanda, o Pai Natal é considerado um "trabalhador essencial"

A Irlanda fez esta semana um anúncio especialmente dedicado às crianças, afirmando que o Pai Natal é considerado um trabalhador essencial no país e, por isso, não terá as suas deslocações restringidas no período natalício. …

Mais 2400 novos casos. Portugal ultrapassa os 300 mil desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou mais 2.401 novos casos, tendo passado a contabilizar …

Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”. “O Governo …

Os assentos do meio da Delta Air Lines vão continuar vazios

A companhia norte-americana Delta Air Lines anunciou esta semana que continuará a manter os assentos do meio vazios, mantendo a política de distanciamento social decretada por causa da pandemia de covid-19. A bloqueio destes lugares intermediários …