Alberto II da Bélgica conhece filha de relação extraconjugal pela primeira vez

TellMeMore Media / Flickr

O antigo rei Alberto II da Bélgica encontrou-se pela primeira vez com a filha Delphine de Saxe-Cobourg, depois de anos de negações sobre a paternidade da recém-reconhecida princesa.

De acordo com o jornal britânico The Independent, o encontro, que incluiu a esposa de Albert, a ex-Rainha Paola, ocorreu no domingo no Castelo Belvédère, residência oficial do casal real nos arredores de Bruxelas.

Numa declaração conjunta, os três disseram que “um novo capítulo começou, cheio de emoção, paz de espírito, compreensão e, também, esperança”, acrescentando que “cada um de nós foi capaz de expressar com calma e empatia os seus sentimentos e a sua experiência”.

“Depois da turbulência, das feridas e do sofrimento, é hora de perdão, cura e reconciliação. Juntos, decidimos seguir esse novo caminho. Vai exigir paciência e esforço, mas estamos determinados”.

Delphine de Saxe-Cobourg, 52 anos, venceu, no início deste mês, uma dura batalha legal de sete anos para se intitular princesa depois de o Tribunal de Bruxelas ter decidido que tinha os mesmos direitos e títulos reais que os outros três filhos do antigo rei.

A decisão do tribunal veio na sequência de testes de ADN que provaram que Delphine era, de facto, filha de Albert II, de 86 anos, que abdicou do trono em favor do seu filho, o rei Philippe, em 2013.

A identidade de Delphine tornou-se tema de debate público após a publicação, em 1999, da biografia da rainha Paula, a mulher italiana de Albert, que alegava que o rei teve um longo relacionamento fora do casamento, do qual nasceu uma filha na década de 1960.

No dia em que Albert deixou o cargo em 2013, a mãe de Delphine, baronesa Sybille de Selys Longchamps, falou publicamente pela primeira vez sobre o alegado caso com o rei numa entrevista na televisão. “Achava que não poderia ter filhos porque tinha tido uma infeção”, disse sobre o relacionamento, que se alega entre 1966 e 1984. “Não tomamos nenhuma precaução”.

“Foi um período lindo. Delphine era uma criança amorosa. Alberto não era a figura paterna, mas era muito gentil com ela”, continuou. Albert admitiu mais tarde que ele e a sua esposa tinham passado por uma crise conjugal nos anos 70, mas o rei nunca admitiu ter tido um filho fora do casamento.

Esta não é a primeira vez que a justiça analisa casos de possível paternidade fora do casamento em famílias reais europeias. Em 2015, a justiça espanhola analisou um processo de paternidade contra o rei Juan Carlos, apresentado por uma mulher que dizia ser sua filha. O caso acabou por ser arquivado, após recurso de Juan Carlos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …