Após 65 anos, diário revela romance entre rei belga e a madrasta

Paco Marí / Wikimedia

O rei Balduíno e a esposa, Fabíola

O rei Balduíno da Bélgica terá mantido uma relação secreta com a madrasta, a princesa Lilian, segunda esposa do seu pai, Leopoldo III. A revelação foi feita 65 anos depois, através dos diários do ex-primeiro-ministro belga, Achille Van Acker.

O jornal holandês Het Laatste Niewws compilou alguns dos excertos mais interessantes do diário do ex-primeiro-ministro belga e num deles é revelado um possível romance entre o rei e a madrasta, no ano de 1952. Van Acker foi informado das movimentações na Casa Real belga, quando lhe foi transmitido que “Balduíno e Lilian viajaram para Tirol num comboio noturno e dividiram o compartimento para dormir“.

Van Acker, que foi primeiro-ministro durante quatro anos do reinado de Balduíno, optou por manter a informação longe dos holofotes e reteve-a no núcleo duro do executivo e da Casa Real belga.

As teorias de uma relação sentimental de certa intensidade entre Balduíno e a princesa Lilian circulavam como boato nos anos 50, quando os belgas se perguntavam sobre as razões que impediam que o filho mais velho de Leopoldo III se aproximasse de uma mulher da sua idade.

Balduíno era um jovem monarca, mas solitário. Ele começou a ser chamado de “o rei triste” e, no caso de uma monarquia, a necessidade de ter filhos era uma questão de estado, relembra a ABC.

Segundo o mesmo jornal holandês, o chefe do governo recebia o conteúdo das conversas entre a princesa Lilian e o rei Balduíno, tendo, entre outros, intercetado um “só seu”, do rei para a princesa, e um “nunca te deixarei”, da princesa para Balduíno.

A princesa Lilian, que nasceu em Londres durante a I Guerra Mundial mas educada na Bélgica, foi a segunda mulher de Leopoldo III, depois da mãe de Balduíno, Astrid da Suécia, ter morrido num acidente de viação. Lilian, que foi impedida de utilizar grande parte dos títulos da nobreza belga, teve ainda três filhos de Leopoldo III.

O rei Balduíno acabou por casar com Fabíola, em 1960, de quem nunca teve filhos, oito anos depois do alegado caso, silenciando assim os boatos sobre a relação com a madrasta.

Balduíno da Bélgica foi rei entre 1951, depois de o pai — que registou baixos níveis de popularidade — ter abdicado, tendo ficado conhecido por ter renunciado ao trono entre os dias 4 e 5 de março de 1990, ao recusar assinar a lei de despenalização do aborto na Bélgica. Balduíno morreu três anos depois e o irmão mais novo, Alberto II, sucedeu-lhe no trono belga.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

CGTP volta à rua com concentrações nos distritos e greves e plenários nas empresas

A CGTP vai voltar à rua pela valorização dos salários e do emprego e o respeito pelos direitos individuais e coletivos. A CGTP volta à rua com uma Jornada Nacional de Luta descentralizada para exigir melhores …

27 reúnem-se numa videocimeira para discutir restrições e a aceleração do processo de vacinação

Esta quinta-feira, os 27 reúnem-se virtualmente, numa cimeira coordenada, a partir de Bruxelas, pelo presidente do Conselho Europeu Charles Michel.  Segundo apurou a TSF, na videocimeira desta quinta-feira, os governos deverão reconhecer que a situação epidemiológica …

Em risco de perder a imunidade, Puigdemont fala em "pressão espanhola"

Carles Puigdemont, Toni Comín e Clara Ponsati estão em risco de perder imunidade. O ex-presidente do governo da Catalunha fala em "pressão espanhola" no Parlamento Europeu. O levantamento da imunidade de Carles Puigdemont e de dois …

Plano de desconfinamento a circular nas redes sociais é falso. Governo faz denúncia ao Ministério Público

Esta quinta-feira, começou a circular nas redes sociais um alegado plano de desconfinamento que teria início já no mês de março. O Governo já veio avisar que o documento é falso e vai fazer uma …

Carlos Carreiras diz que "Passos Coelho não é passado, é presente"

O presidente da Câmara de Cascais voltou a criticar a liderança do líder do PSD e, em sentido contrário, deixou rasgados elogios ao seu antecessor. Numa entrevista ao jornal Público e à rádio Renascença, Carlos Carreiras …

PSP diz que jovem que se gabou de violação no Instagram pode ter "fantasiado"

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viseu afirma que "tudo leva a crer" que o jovem que assumiu, em direto no Instagram, ter violado uma rapariga estivesse a fantasiar. A PSP de Viseu identificou o …

Termina hoje o prazo para validar faturas para apresentar no IRS

Os contribuintes têm até esta quinta-feira para validar e verificar as faturas de 2020 no Portal e-fatura e que vão servir de base no cálculo das deduções no IRS. Há já vários anos que as deduções …

“Foi torturada”. Princesa Latifa escreve carta à polícia a pedir que investigue desaparecimento da irmã

Latifa escreveu à polícia britânica em 2019. O caso da sua irmã Shamsa, raptada em Inglaterra há mais de vinte anos, tem muitas semelhanças com o drama agora vivido pela princesa. A princesa Latifa, filha do …

Pelo menos oito mortos após golpe de Estado em Myanmar. ONG pedem embargo ao fornecimento de armas

Pelo menos oito pessoas morreram em Myanmar, como resultado da violência desencadeada após o golpe de Estado realizado pelos militares a 1 de fevereiro, segundo a Associação de Assistência aos Prisioneiros Políticos (AAPP). Até agora, o …

24 mil milhões até 2025 e 100% renovável até 2030. Eis o novo plano estratégico da EDP

A EDP apresenta esta quinta-feira o seu novo plano estratégico, comprometendo-se a investir 24 mil milhões de euros até 2025 na transição energética e anunciando o objetivo de até 2030 se tornar 100% verde. Na nota …