Após 65 anos, diário revela romance entre rei belga e a madrasta

Paco Marí / Wikimedia

O rei Balduíno e a esposa, Fabíola

O rei Balduíno da Bélgica terá mantido uma relação secreta com a madrasta, a princesa Lilian, segunda esposa do seu pai, Leopoldo III. A revelação foi feita 65 anos depois, através dos diários do ex-primeiro-ministro belga, Achille Van Acker.

O jornal holandês Het Laatste Niewws compilou alguns dos excertos mais interessantes do diário do ex-primeiro-ministro belga e num deles é revelado um possível romance entre o rei e a madrasta, no ano de 1952. Van Acker foi informado das movimentações na Casa Real belga, quando lhe foi transmitido que “Balduíno e Lilian viajaram para Tirol num comboio noturno e dividiram o compartimento para dormir“.

Van Acker, que foi primeiro-ministro durante quatro anos do reinado de Balduíno, optou por manter a informação longe dos holofotes e reteve-a no núcleo duro do executivo e da Casa Real belga.

As teorias de uma relação sentimental de certa intensidade entre Balduíno e a princesa Lilian circulavam como boato nos anos 50, quando os belgas se perguntavam sobre as razões que impediam que o filho mais velho de Leopoldo III se aproximasse de uma mulher da sua idade.

Balduíno era um jovem monarca, mas solitário. Ele começou a ser chamado de “o rei triste” e, no caso de uma monarquia, a necessidade de ter filhos era uma questão de estado, relembra a ABC.

Segundo o mesmo jornal holandês, o chefe do governo recebia o conteúdo das conversas entre a princesa Lilian e o rei Balduíno, tendo, entre outros, intercetado um “só seu”, do rei para a princesa, e um “nunca te deixarei”, da princesa para Balduíno.

A princesa Lilian, que nasceu em Londres durante a I Guerra Mundial mas educada na Bélgica, foi a segunda mulher de Leopoldo III, depois da mãe de Balduíno, Astrid da Suécia, ter morrido num acidente de viação. Lilian, que foi impedida de utilizar grande parte dos títulos da nobreza belga, teve ainda três filhos de Leopoldo III.

O rei Balduíno acabou por casar com Fabíola, em 1960, de quem nunca teve filhos, oito anos depois do alegado caso, silenciando assim os boatos sobre a relação com a madrasta.

Balduíno da Bélgica foi rei entre 1951, depois de o pai — que registou baixos níveis de popularidade — ter abdicado, tendo ficado conhecido por ter renunciado ao trono entre os dias 4 e 5 de março de 1990, ao recusar assinar a lei de despenalização do aborto na Bélgica. Balduíno morreu três anos depois e o irmão mais novo, Alberto II, sucedeu-lhe no trono belga.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Publicada lista de entidades abrangidas por alargamento da ADSE

A ADSE já publicou a lista de entidades abrangidas pelo alargamento do subsistema de saúde da função pública aos trabalhadores com contrato individual de trabalho. As entidades reguladoras e a maioria das empresas municipais foram …

O "caminho ainda é longo", mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o "caminho ainda é longo". Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de …

Cavaco fala em "democracia amordaçada" (e na "vergonha" dos números da pandemia)

Este sábado, numa participação na Academia de Formação Política das Mulheres Sociais-Democratas, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando que a pandemia mostrou um "SNS fragilizado por decisões erradas do governo". O …

Remédio contra piolhos está a ser usado contra covid-19. Infarmed e DGS investigam

"Centenas" de doentes de covid-19, em Portugal, têm sido tratados com o antiparasitário Ivermectina que é usado contra piolhos e lombrigas. Há médicos que o prescrevem e que também o tomam a título preventivo, embora …

Sporting bate recorde histórico, mas até o do 6-3 era melhor (quando Amorim não estava "do lado certo")

O Sporting não perde há 22 jogos e bateu o recorde de invencibilidade dos leões em jogos do campeonato que pertencia à equipa de 1981/1982. Um dado que deixa Ruben Amorim orgulhoso, mas o treinador …

"Estou a morrer." Constança luta por um medicamento para se salvar, Infarmed diz que não recebeu pedido do Hospital

Constança Bradell fez um apelo nas redes sociais, numa publicação em que descreve a luta que está a travar contra a fibrose quística. A jovem, de 24 anos, pede a aprovação do medicamento que lhe …

Um século de luta comunista comemorado com 100 ações pelo país

O mais antigo partido político comemora, esta sábado, 100 anos de existência. PCP vai festejar o aniversário com 100 ações pelo país. O PCP assinala, este sábado, os seus 100 anos com 100 ações, em mais …

Relações esfriadas. Moedas consultou Marcelo, mas dispensou conselhos de Passos

Antes de anunciar a sua candidatura a Lisboa, Carlos Moedas consultou Marcelo Rebelo de Sousa e falou com Paulo Portas. Com Pedro Passos Coelho só falou um dia depois de o seu nome ter sido …

Portugal não pode perder o comboio da Europa. Para Marcelo, é hora de aproveitar o novo ciclo

A crise que assolou o nosso país tem de ser aproveitada para "olhar para os problemas estruturais". A mensagem foi deixada pelo Presidente da República, nesta sexta-feira, na conferência de abertura do Festival P, com …

Santana não desiste e admite candidatar-se à Figueira (mesmo à revelia do PSD local)

Pedro Santana Lopes não fecha totalmente a porta e admite vir a candidatar-se à Figueira da Foz como independente. Mesmo que a concelhia do PSD já tenha tomado uma decisão e avance com Pedro Machado, Pedro …