/

Alargamento de horários de supermercados é um “enorme abuso”

10

Tiago Petinga / Lusa

A líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins

O Bloco de Esquerda considera que as grandes superfícies comerciais se estão a aproveitar do estado de emergência. O Presidente da Área Metropolitana do Porto também não poupa críticas ao Pingo Doce.

O líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, considera que o Governo devia “agir fortemente” para travar a intenção de as grandes superfícies comerciais abrirem mais cedo nos dois fins de semana de recolher obrigatório.

Esta quarta-feira, a Jerónimo Martins anunciou a intenção de antecipar a abertura da “maioria das suas lojas” Pingo Doce para as 06:30 no fim de semana, devido às limitações de circulação, para evitar a concentração de pessoas durante a manhã.

Segundo a TSF, o Bloco de Esquerda acredita que “não tem sentido que os hipermercados aumentem uma concorrência desleal para com o pequeno comércio alargando ainda mais os seus horários”.

“Estão a utilizar a pandemia como uma forma de um enorme abuso sobre os trabalhadores e os seus horários”, acusa Catarina Martins. “Aquilo que estão a pedir aos trabalhadores do Pingo Doce, que passem a abrir às 6h30, é uma violência tremenda que é feita com a desculpa da pandemia.”

O presidente da Área Metropolitana do Porto, Eduardo Vítor Rodrigues, é da mesma opinião. Em declarações à Renascença, o responsável exige que o Governo se pronuncie sobre o assunto.

“Uma coisa é fazer um pedido, outra coisa é agora sabermos que afinal já há uma superfície que, pelos vistos, manda mais que a legislação e tomou a iniciativa de abrir às 6h30 em todo o país”, justificou.

Eu não sei se isto é considerado legítimo ou não, portanto o que peço ao Governo, uma vez que estamos em estado de emergência, é que de uma forma muito transparente tome medidas. Não se pode puxar para atrás aquilo que se encurta para a frente. E na verdade houve uma redução do horário de funcionamento de forma a que as pessoas fiquem em casa”, acrescentou.

O presidente da Área Metropolitana do Porto vai mais longe nas críticas e diz que a situação é “ridícula”. “Acho mesmo que tem de ser uma situação nacional, porque assim ficamos todos a coberto do próprio ridículo, e por isso acho que o que deve ser feito é de facto ter aqui uma definição nacional, porque não é município a município que se vai tratar destes assuntos.”

ZAP //

10 Comments

  1. Aleluia alguém do lado politicos que reclama esta absurdo… Até parece que os empregados dos hipermercados ganham balúrdios p/ terem este tipo de horários. Isto é escravidão… é pagar p/ trabalhar.

  2. Há muitos anos que estas ditas grandes empresas portuguesas fazem o que querem pois beneficiam da protecção daqueles que estão no poder. Actualmente é o governo PS e o seu comparsa Marcelo. Mas podia ser outro governo que era igual.

  3. Já sabemos a posição que o governo vai ter. Irá ser mais ou menos assim: Portugueses nesta hora tão difícil temos que proteger as pessoas(digo pessoas, funcionários públicos), assim sendo os cidadãos de segunda, “então escravos de grandes superfícies ou centro comerciais”, que trabalhem e pouca treta.
    Retifico cidadãos de 3, porque 2 somos nós.
    Haja respeito.

  4. Abuso, só deram por isso agora????? ….. Desde que “invadiram” a economia que o estão a fazer…. Trabalho precário, concorrência desleal, destruição da harmonia familiar(abertura aos domingos), destruição do produtor, fabricante (cartelização de preços), especulação imobiliária, etc. etc. etc…. Os governos deram-lhes sempre luz verde para fazerem o que querem. Agora, na pandemia, continuaram a vender sapatos, roupa, eletrodomésticos, peças para carros, oculos, ferramentas, etc etc, quando os outros estavam obrigados a fechar. Agora ainda vai ser melhor, vão servir refeições, como já fazem, a qualquer hora e em qualquer dia, os outros fecham das 13 às 5 da manhã, ao sábado e ao domingo.
    Somos um povo triste, a quem lhe “vendem” tudo e que “compramos” sem reclamar….. Depois falam à boca calada que “isto não está certo”…. Por mim, Shoppings e hipermercados estavam falidos, nem ao cinema lá vou….

  5. Estupidez destes grupos. Acho muito bem abrirem cedo para evitar concentrações de pessoas. Só lá vai quem quer a hora que quer. Se acham que e concorrência desleal, façam melhor. Abram também as 6h30.

    • Meu deus, então mas você insulta esta gente dizendo que tem trabalhar para fazer concorrência!!!.

      Se esta gente começar a fazer concorrência dessa forma é compactuar com o regime capitalista que tira aos pobre para dar aos ricos e etc. etc. etc.
      Depois como é que aos domingos iriam passear com a família, tomar um copo ou ir ao cinema nos locais onde estão essas maquinas (não classe operaria composta por seres humanos) a trabalhar sem ser escravizadas para lhes servir?

      oh doce hipocrisia, ao que te atiramos para ganhar votos!!!

  6. Fascismo emcapotado do PS que governa para os grandes, elege-se com as migalhas que dá aos mais carenciados e encavalita-se em cima da classe média.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.