Alargado perímetro das buscas por avião ainda desaparecido

U.S. Pacific Fleet / Flickr

Operadores a bordo do ADF Ocean Shield lançam o Bluefin-21 ao mar

Operadores a bordo do ADF Ocean Shield lançam o Bluefin-21 ao mar

O perímetro de buscas pelo avião malaio desaparecido, que se terá despenhado no oceano Índico, vai ser alargado, anunciaram as autoridades que coordenam as operações para encontrar o avião da Malaysia Airlines desaparecido desde 08 de março.

O veículo não tripulado Bluefin-21 concluiu já a busca em 95% do perímetro delimitado pela investigação, com um raio de 10 quilómetros em torno do ponto onde se detectou há duas semanas um dos quatro sinais semelhantes aos emitidos por uma caixa negra de um avião.

“Se não houver registo de qualquer sinal relevante, o Bluefin-21 vai continuar a inspecionar as áreas adjacentes ao perímetro”, adiantou o Centro da Coordenação de Agência Conjuntas, no seu último comunicado, citado pela agência de notícias EFE.

A Autoridade Australiana de Segurança Marítima realiza ao mesmo tempo uma busca visual numa área superior a 57 mil quilómetros quadrados situada a 1.584 quilómetros a noroeste de Perth, na costa oeste da Austrália, e na qual participam oito aviões e 11 embarcações.

O Boeing 777 da Malaysia Airlines, que transportava 239 pessoas a bordo, descolou de Kuala Lumpur na madrugada de 08 de março rumo a Pequim, mas pouco depois da descolagem desapareceu dos radares numa ação deliberada de quem se encontrava aos comandos do aparelho que não emitiu qualquer sinal de alerta ou de emergência.

Após terem sido desligados os aparelhos de identificação e localização do avião, este mudou de rota em sentido contrário tendo, segundo os especialistas que estudaram os dados recolhidos pelos sinais emitidos pelos motores, caído no oceano Índico.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Portugueses estão menos preocupados com a pandemia, mas apreensivos com a economia

O grau de preocupação com a pandemia diminuiu de 80,9% durante o estado de emergência para 76,2% no estado de calamidade, mas os portugueses estão mais alerta quanto ao impacto na economia, conclui um inquérito …

Nova morte, saqueamentos e protestos. Minneapolis vive caos após homicídio de George Floyd

Um homem foi encontrado morto a tiro, na madrugada de hoje, suspeito de ter sido vítima dos protestos, em Minneapolis, contra a morte de um homem negro sob custódia policial. Durante a noite de quarta-feira, milhares …

Filho de Deeney tem problemas respiratórios. Jogador foi alvo de abusos por recusar treinar

O futebolista Troy Deeney, capitão do Watford, revelou que tem sido alvo de abusos e comentários depreciativos, por ter recusado voltar aos treinos, face aos problemas respiratórios do seu filho. “Vi comentários em relação ao meu …

Parlamento aprova alargamento de apoios a todos os sócios-gerentes afetados pela pandemia

O parlamento aprovou hoje, em votação final global, um texto final que alarga os apoios no âmbito do `layoff´ aos sócios-gerentes das micro e pequenas empresas afetadas pela pandemia covid-19, independentemente do volume de faturação. Com …

Pandemia de covid-19 alimenta corrupção na América Latina

A propagação da Covid-19 na América Latina está a alimentar a corrupção nos vários países que a integram, que vai desde a inflação dos preços a situações de aproveitamento económico e de ligações entre políticos …

Mais de 500 católicos portugueses contra proibição de comunhão na boca

Mais de 500 católicos portugueses, entre leigos e sacerdotes, apelaram à Conferência Episcopal Portuguesa para revogar a proibição de os fiéis receberem a comunhão na boca, por causa da pandemia de covid-19, informou na quarta-feira …

Adeptos recusam devolução dos bilhetes. Bayern distribui dinheiro por clubes amadores

Os adeptos do Bayern renunciaram ao direito de serem reembolsados pelos bilhetes comprados para os jogos até ao final da temporada. O clube decidiu distribuir o dinheiro pelos emblemas amadores da região da Baviera. Tal como …

Trabalhadores acusam TAP de pagar abaixo do salário mínimo a tripulantes em lay-off

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou hoje a TAP de não estar a pagar o previsto na lei do ‘lay-off’, indicando vários casos em que a remuneração é inferior …

Tesla baixa preço de quase todos os modelos nos Estados Unidos

A empresa de carros elétricos Tesla baixou o preço dos Modelos 3, S e X no mercado norte-americano, visando estimular as vendas que estão em declínio durante a pandemia, avança a agência Reuters. O semanário …

Assessor de Boris cometeu infração ao confinamento, conclui polícia

A polícia britânica concluiu que Dominic Cummings, assessor do primeiro-ministro, Boris Johnson, cometeu uma violação "menor" das regras de confinamento introduzidas para combater o novo coronavírus, mas não pretende abrir um processo. Cummings admitiu ter conduzido …