/

Ala crítica do CDS conta espingardas para derrubar Francisco Rodrigues dos Santos

José Sena Goulão / Lusa

Nuno Melo, cabeça de lista do CDS às Europeias 2019

A ala crítica do CDS-PP acredita que a reeleição de Francisco Rodrigues dos Santos não está garantida e contam espingardas em antecipação ao Conselho Nacional deste domingo.

De acordo com o semanário NOVO, os opositores internos reúnem apoios para fazer cair Francisco Rodrigues dos Santos da liderança do partido.

O líder do CDS começou por rejeitar marcar um congresso extraordinário, mas acabou por ceder — embora não da forma mais consensual.

Embalado pelo resultado positivo nas eleições autárquicas, ‘Chicão’ convocou um Conselho Nacional para antecipar o congresso, que devia realizar-se em final de janeiro ou início de fevereiro do próximo ano.

“O CDS obteve um grande resultado nestas eleições autárquicas. O melhor desde há algumas décadas a esta parte”, escreveu até Francisco Rodrigues dos Santos na sua página oficial no Facebook.

Os seus opositores disseram que o objetivo de antecipar o congresso era para não dar tempo a quem quer disputar a liderança para que possa organizar-se e reunir apoios.

Nuno Melo prepara-se para anunciar a sua candidatura este sábado e é visto como o principal adversário de Rodrigues dos Santos.

As eleições autárquicas acenderam este duelo: as divergências entre Melo e Rodrigues dos Santos são conjunturais e incidem mais sobre a capacidade e a liderança do atual líder do que sobre aspetos ideológicos.

Entretanto, 25 conselheiros nacionais do CDS questionaram “os termos da convocatória” para o Conselho Nacional de domingo e a urgência, acusando a direção de “atropelo de todas as regras e procedimentos” e “falta de democracia interna”.

Em declarações ao NOVO, Francisco Rodrigues dos Santos rejeita as acusações.

“Quem tinha urgência em marcar o congresso não era eu nem a direção. Eram os meus opositores. Em janeiro expliquei que não antecipava porque já estávamos a preparar as eleições, mas que a seguir às autárquicas estaria disponível para marcar o congresso. E foi o que fiz”, explicou o líder centrista.

Os apoiantes de Nuno Melo estiveram reunidos no início desta semana, preparando-se para uma eventual antecipação do congresso do CDS.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.