Beber água com limão pode corroer os dentes

Investigadores britânicos descobriram que consumir bebidas ácidas, como chás de frutas e águas aromatizadas, pode corroer os dentes e prejudicar o esmalte.

Uma equipa de cientistas da Universidade King’s College, em Londres, no Reino Unido, descobriu que consumir este tipo de bebidas entre as refeições e saboreá-las durante muito tempo aumenta o risco de erosão dentária por causa do ácido.

A pesquisa foi publicada na sexta-feira no British Dental Journal e investigou a dieta de 300 pessoas com erosão dentária severa, relata a BBC.

Concentrados, chás de frutas, bebidas de dieta, bebidas com açúcar e águas aromatizadas, todas contêm ácidos e podem corroer os dentes, concluiu o estudo. E a situação piora quando se passa muito tempo a beber e a saborear essas bebidas na boca, antes de as engolir.

Refrigerantes sem açúcar são quase tão erosivos quanto os que contêm açúcar, explicam os investigadores. Vinagre e conservas também podem levar à erosão dentária.

“Se se tomam as bebidas durante longos períodos de tempo, por mais de cinco minutos, por exemplo, ou se se brinca com a fruta nos dentes antes de a comer, pode-se deteriorá-los”, refere Saoirse O’Toole, do Instituto Dentário do King’s College, uma das autoras do estudo.

“Depois de comer uma maçã, tente não comer nada muito ácido mais tarde no dia”, recomenda O’Toole. “Se beber vinho à noite, não beba chá de frutas de manhã. É só equilibrar a dieta”, afirma.

Bebidas e refeições

Os investigadores descobriram que pessoas que bebem água com uma rodela de limão ou chá quente de frutas entre as refeições tinham mais de 11 vezes de possibilidades de ter erosão dentária média ou severa. Esse número caía para metade quando as bebidas eram ingeridas durante as refeições.

Segundo Russ Ladwa, do comité de saúde e ciência da Associação Dentária Britânica, ingerir bebidas ácidas durante uma refeição minimiza os danos porque mastigar comida aumenta a produção de saliva, que é alcalina e amortece a acidez.

“Devíamos promover o consumo em shots das bebidas, sem saboreá-las durante um longo período, e limitar os refrigerantes ao momento das refeições”, aponta Ladwa. O uso de palhinhas também pode evitar que o ácido das bebidas entre em contacto com os dentes.

Ladwa recomenda beber água e bebidas nutritivas como leite, além de alimentos que neutralizam o ácido, como queijo. Uma pesquisa anterior já tinha demonstrado que a maioria das crianças e adolescentes, no Reino Unido, tem perda de dentes devido à erosão dentária.

O problema também é reconhecido como uma das maiores causas de danos nos dentes em gerações mais velhas.

O que é a erosão dentária?

A erosão dentária é a perda progressiva do revestimento dentário devido a processos químicos que não envolvem acção bacteriana.

A acidez dos alimentos e bebidas é mais relevante para a erosão do que o açúcar – as bactérias, em conjunto com o açúcar, provocam cáries, não erosão.

Dieta, estilo de vida, o ambiente e, em alguns casos, medicações podem aumentar os riscos de erosão dentária. Já usar uma pasta dentífrica com flúor, um elixir bucal e mudar a dieta pode reduzir o risco de erosão.

ZAP // BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Beber água com limão faz cair o cabelo. Acabei mesmo agora de constatar num vizinho meu que estava a beber um refresco de limão e é careca.

RESPONDER

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …

Há dez anos, Portugal adotou a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Portugal adotou há 10 anos a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após um debate fraturante que remeteu para mais tarde a adoção de crianças por estes casais, possível apenas desde …