Falta de água leva Associação de Beneficiários do Mira a cortar tubos dos pequenos agricultores

Rega - Agricultura“Cortaram sem um aviso”. A queixa é dos pequenos agricultores do sudoeste alentejano que se queixam de que a Associação de Beneficiários do Mira lhes cortou a água da Barragem de Santa Clara, numa altura em que está já só está a menos de metade da sua capacidade.

“Cortaram sem um aviso, tiraram o contador e os tubos de água e pronto”, queixa-se um morador em S. Miguel, no concelho de Odemira, distrito de Beja, em declarações à TSF.

“Há trinta e tal anos que vivo aqui e sempre tive água”, salienta o pequeno agricultor de subsistência que produz para compensar a reforma baixa e que, agora, não tem água para fazer crescer as suas hortícolas.

Toda aquela zona do sudoeste do Alentejo é abastecida de água pela Barragem de Santa Clara que “já se encontra a 49% da sua capacidade” nesta altura do ano, mesmo antes do arranque do Verão, como sustenta a TSF.

A escassez de água terá levado a Associação de Beneficiários do Mira (ABM) a cortá-la aos pequenos produtores a que chama de “precários” e que se localizam fora do perímetro de rega do Mira.

A ABM está sob a tutela do Ministério da Agricultura e é a entidade responsável pela gestão, exploração e conservação dos Aproveitamentos Hidroagrícolas do Mira e de Corte Brique, ambos situados em Odemira.

Os pequenos agricultores usam desde há anos o canal de rega que está ligado à Barragem de Santa Clara para regar os seus campos. Mas, agora, vêem-se sem água.

“Sempre nos foi autorizado, metemos a tubagem e há 40 anos gastei 15 contos, que era muito dinheiro”, lamenta Manuel Rocha à TSF. “Agora está tudo a secar, aí nos quintais”, desabafa ainda.

Estes pequenos produtores queixam-se de que as estufas gastam demasiada água, o que, associada à falta de chuva, agrava a situação de escassez.

“Não tem chovido, a barragem tem pouca água, mas para as estufas a água não pode faltar”, diz ainda à TSF outro pequeno agricultor, salientando que “os pequenos é que ficam sempre na mó de baixo“.

“Nota-se que cada vez sai mais água para irrigar as estufas do litoral e nós, que vamos lá abaixo à barragem quase diariamente, notamos essa descida”, refere à mesma Rádio outro morador da zona, Diogo Coutinho.

“Os dados de 2019 da ABM dizem que saíram da barragem 60 hectómetros cúbicos e só entraram 14, está a ver o que isto é?”, acrescenta Diogo Coutinho.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …

ARS Norte conta avançar com recuperação de consultas em atraso ainda este mês

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte conta avançar durante este mês com o programa especial de incentivos financeiros para recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários (CSP), propondo-se recuperar metade da …

Cristiano Ronaldo no Euro 2020

"Rei do Euro". Ronaldo fez história na Hungria (e ainda vai durar "mais uns 3 aninhos")

Cristiano Ronaldo marcou dois dos golos de Portugal na vitória frente à Hungria por 3-0, na estreia da Selecção no Euro 2020, e tornou-se no melhor marcador de sempre dos Campeonatos Europeus de futebol. Aos …