Falta de água leva Associação de Beneficiários do Mira a cortar tubos dos pequenos agricultores

Rega - Agricultura“Cortaram sem um aviso”. A queixa é dos pequenos agricultores do sudoeste alentejano que se queixam de que a Associação de Beneficiários do Mira lhes cortou a água da Barragem de Santa Clara, numa altura em que está já só está a menos de metade da sua capacidade.

“Cortaram sem um aviso, tiraram o contador e os tubos de água e pronto”, queixa-se um morador em S. Miguel, no concelho de Odemira, distrito de Beja, em declarações à TSF.

“Há trinta e tal anos que vivo aqui e sempre tive água”, salienta o pequeno agricultor de subsistência que produz para compensar a reforma baixa e que, agora, não tem água para fazer crescer as suas hortícolas.

Toda aquela zona do sudoeste do Alentejo é abastecida de água pela Barragem de Santa Clara que “já se encontra a 49% da sua capacidade” nesta altura do ano, mesmo antes do arranque do Verão, como sustenta a TSF.

A escassez de água terá levado a Associação de Beneficiários do Mira (ABM) a cortá-la aos pequenos produtores a que chama de “precários” e que se localizam fora do perímetro de rega do Mira.

A ABM está sob a tutela do Ministério da Agricultura e é a entidade responsável pela gestão, exploração e conservação dos Aproveitamentos Hidroagrícolas do Mira e de Corte Brique, ambos situados em Odemira.

Os pequenos agricultores usam desde há anos o canal de rega que está ligado à Barragem de Santa Clara para regar os seus campos. Mas, agora, vêem-se sem água.

“Sempre nos foi autorizado, metemos a tubagem e há 40 anos gastei 15 contos, que era muito dinheiro”, lamenta Manuel Rocha à TSF. “Agora está tudo a secar, aí nos quintais”, desabafa ainda.

Estes pequenos produtores queixam-se de que as estufas gastam demasiada água, o que, associada à falta de chuva, agrava a situação de escassez.

“Não tem chovido, a barragem tem pouca água, mas para as estufas a água não pode faltar”, diz ainda à TSF outro pequeno agricultor, salientando que “os pequenos é que ficam sempre na mó de baixo“.

“Nota-se que cada vez sai mais água para irrigar as estufas do litoral e nós, que vamos lá abaixo à barragem quase diariamente, notamos essa descida”, refere à mesma Rádio outro morador da zona, Diogo Coutinho.

“Os dados de 2019 da ABM dizem que saíram da barragem 60 hectómetros cúbicos e só entraram 14, está a ver o que isto é?”, acrescenta Diogo Coutinho.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Quem vai orientar o Barcelona contra o Benfica?

Nova exibição decepcionante do Barcelona e novo empate no campeonato. Situação de Koeman é realmente frágil. Não dá para mais. A frase de Piqué - "Somos o que somos agora, é o que temos" - está …

A sexualidade dos dinossauros continua um mistério - mas as respostas podem estar nos pássaros

A reprodução dos dinossauros continua um mistério, mas a plumagem ornamental do Confuciusornis, uma espécie parecida com os pássaros, é uma das grandes pistas. Tal como os outros animais, os dinossauros tinham relações sexuais para se …

Bannon e outros três ex-conselheiros de Trump chamados a depor sobre a invasão ao Capitólio

Mark Meadows, Dan Scavino, Kash Patel e Steve Bannon são os ex-conselheiros de Trump que a comité da Câmara dos Representantes quer ouvir. O comité da Câmara dos Representantes que está a investigar a insurreição de …

TAP cobrou 657 milhões de euros de voos ainda por fazer

A TAP tem 657,5 milhões de euros já cobrados em voos que ainda não realizou. A companhia aérea também enfrenta sérios atrasos no call center. Por causa das restrições impostas por alguns países devido à pandemia …

Bem-vindo à última fase do desconfinamento: fim do certificado em restaurantes, máscara em transportes e lares

"Estamos em condições para avançar para a terceira fase de desconfinamento." Foi com esta frase que António Costa deu início à conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta quinta-feira. Portugal vai avançar para a …

A muralha de Game of Thrones na vida real? Vídeo recria glaciar gigante que existiu na Escócia

Dois investigadores juntaram-se para criar uma reconstituição visual de uma enorme muralha de gelo que existiu na Escócia e que parece saída da série de fantasia Game of Thrones. Quase que dá para ver os homens …

Rui Costa, Benfica

Benfica: duas "baixas" para Rui Costa, em poucas horas (a terceira está proxima)

Varandas Fernandes e Eduardo Moniz não vão fazer parte da lista de Rui Costa nas eleições.  Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato às próximas eleições no Benfica. Dois dias depois, foram anunciadas as saídas …

CNE arquivou queixas contra Costa por causa do PRR. Factos não podem merecer "censura, mesmo que verdadeiros"

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) arquivou as queixas que foram apresentadas contra o primeiro-ministro, António Costa, que, como secretário-geral do PS, tem insistido em falar do PRR, a bazuca europeia, na campanha eleitoral. As queixas …

Discotecas deixam de ter acesso ao lay-off simplificado. Restauração lembra que "crise ainda não acabou"

O processo de desconfinamento começa a chegar ao fim e com ele ficam para trás os apoios financeiros atribuídos às empresas. A terceira e última fase de desconfinamento está quase a chegar e isso implica …

Costa diz não compreender "irritação" de Rio com PRR "bom para o país"

António Costa afirma que não compreende a irritação de Rui Rio com o Plano de Recuperação e Resiliência, frisando que é algo positivo para o país e já está contratualizado com os Açores. O secretário-geral do …