Agricultores do Algarve estão desesperados com roubos de fruta

Os produtores de fruta no Algarve estão desesperados com os roubos que têm acontecido nos pomares e pedem uma maior fiscalização da ASAE.

De acordo com a TSF, na sexta-feira a GNR deteve dois homens de nacionalidade romena, que estariam a roubar mais de uma tonelada e meia de abacate numa exploração agrícola – mercadoria avaliada em cinco mil euros.

Os produtores afirmam que os roubos são elaborados por grupos organizados que vendem a fruta em Portugal e Espanha.

Pedro Madeira, dirigente da FRUSOAL – uma cooperativa de produtores de fruta do Algarve – fala em vários grupos de portugueses, espanhóis e outros estrangeiros que roubam os pomares no Algarve.

“São grupos organizados que estão a alimentar um comércio paralelo de venda à beira da estrada, ou de armazéns que fazem revenda”, adiantou à TSF.

No verão, os assaltantes atacaram os citrinos e causaram um prejuízo de três milhões de euros aos produtores algarvios.

Os produtores estão convencidos que, com o início da nova época de produção de citrinos, os roubos vão voltar.

“São centenas de milhares de euros de prejuízos. Qualquer dia dá-se uma desgraça”, sublinha Pedro Madeira, destacando que um agricultor que esteja a ver escapar entre os dedos a sua sobrevivência e a da família pode, ainda, “passar-se da cabeça e começar aos tiros“.

Além da GNR, a ASAE também tem estado envolvida na deteção destes grupos, mas os produtores consideram que a sua atuação tem de ser mais eficaz, junto dos comerciantes.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Eu próprio já fui vitima deste tipo de roubo (tentado), aqui no Algarve. O assunto foi resolvido com chumbo a assobiar por cima das cabeças da ladroagem, Nunca mais apareceram por aqui, mas se o voltarem, podem ter a certeza que baixo um pouco a mira.

  2. Se as forças de segurança não são suficientes há que pôr o exército a vigiar os pomares e a manter a segurança e os bens de quem trabalha com muito esforço!.

  3. As instituições de segurança precisam de leis e preparação física e psicológica que as protejam melhor contra o desafio do crime organizado e os tribunais tem de ter mão pesada, e deixarem-se de “**** e nhónhós”. As leis devem ter uma formulação mais definida, específica e adequada ao crime em si para não dar margem para muitas interpretações e sensibilidades. Se consubstancia um crime, tem logo um mínimo de moldura penal e não deve ter atenuantes de peso, para que aprenda logo no seu primeiro ato, como é que irá ser para futuro. As reincidências tem de ser logo mais entusiastas, para começar a ser interessante ver a capacidade de adrenalina que vão sendo capazes de aguentar. No caso da iniciação infantil, agravamento para as penas dos iniciadores, sem apelo. Apenas prevenção.

  4. Ao preço que está a fruta em Portugal é algo apetecivel,o seu roubo.Gostaria de saber onde eles vendem a fruta,porque comprar fruta em portugal,cada vez mais é para os ricos!!!

  5. Ao preço que está a fruta em Portugal é algo apetecivel,o seu roubo.Gostaria de saber onde eles vendem a fruta,porque comprar fruta em portugal,cada vez mais é para os ricos!!!Ainda uma pergunta,para que querem as caçadeiras,só para irem matar os pobres bichos..?!

  6. É bem feito! É só romenos, árabes e ucranianos a virem, e ainda não viram nada, Portugal quer investir no turismo para ter dinheiro?! Aí é, então tomem e engolem! Os Árabes ainda vão fazer deste país o deles foi o que não aconteceu no passado mas desta virada vão levar das boas!!! O português é muito guloso e quer fazer como os outros pelo dinheiro em vez de preservarem o país, então levem com a tralha que aí vem que vai ser bonito, vão ser vítimas no vosso próprio país!

RESPONDER

Benfica vai apresentar queixa por ameaças de morte a Vieira e vandalismo

O Benfica vai avançar com queixas devido às ameaças de morte ao presidente do clube em tarjas colocadas nas imediações do Estádio da Luz, mas também pela vandalização de várias casas benfiquistas. Segundo o jornal online …

Submarino civil transparente pode levá-lo ao local do naufrágio do Titanic

A Triton, uma empresa com sede na Florida, fabrica submarinos civis de última geração há mais de uma década. Agora, vai fazer nascer o Triton 13000/2 Titanic Explorer, que para além de oferecer aos passageiros …

Catorze detidos nos novos protestos em Barcelona a favor de Pablo Hasél

Pelo menos 14 pessoas foram detidas pela polícia catalã, este sábado, durante os distúrbios que se seguiram a mais uma manifestação em Barcelona a reclamar a libertação do rapper Pablo Hasél. Segundo o jornal Público, pelo …

Procuradores avançam para tribunal contra nomeações de chefias

O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) está envolvido numa nova polémica, depois do concurso que culminou na indigitação de José Guerra para a Procuradoria Europeia. Segundo avança o Jornal de Notícias, este domingo, um concurso para …

A partir de segunda-feira, eletrodomésticos vão ter novas etiquetas energéticas

As organizações não-governamentais ambientalistas saúdam as novas etiquetas energéticas, que entram em vigor esta segunda-feira, mas pedem “mais atenção” ao consumidor e “maior rapidez” na reclassificação de “mais produtos”. Em comunicado, a cooligação Coolproducts, um grupo …

Depois do balde de água fria da pandemia, Israel vai ficar melhor do que nunca. Tudo pelos turistas

Israel está fechado em casa e viajar para este país não faz parte dos planos de muitas pessoas. No entanto, este período de acalmia pode mesmo ser o melhor momento para planear uma viagem - …

Menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais e menos 151 mil cirurgias em 2020

No ano em que a pandemia chegou a Portugal, houve menos 151 mil cirurgias e menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais públicos. A covid-19, que chegou a Portugal a 2 de março de 2020, obrigou …

Várias escolas de Tóquio pedem "certificados de cabelo real" aos alunos

As escolas japonesas são conhecidas pela sua rigidez relativamente à aparência dos seus alunos, tanto que os estudantes que não seguem o padrão de "cabelo liso e preto" têm de apresentar provas. Dados divulgados, esta semana, …

UE estima normalidade nas vacinas daqui a duas semanas. Orbán recebeu vacina chinesa

A União Europeia (UE) estima que dentro de duas a três semanas "tudo vai funcionar normalmente" na produção e distribuição de vacinas nos Estados-membros. Entretanto, o primeiro-ministro húngaro já foi vacinado (mas com uma vacina …

"Os dados de milhões de pessoas estão em risco", alertam denunciantes da Amazon

Denunciantes da Amazon alertam que os dados de milhões de pessoas estão em risco devido à falta de preocupação da empresa com a cibersegurança. A par da Google, Apple, Microsoft e Facebook, a Amazon é uma …