Agricultores do Algarve estão desesperados com roubos de fruta

Os produtores de fruta no Algarve estão desesperados com os roubos que têm acontecido nos pomares e pedem uma maior fiscalização da ASAE.

De acordo com a TSF, na sexta-feira a GNR deteve dois homens de nacionalidade romena, que estariam a roubar mais de uma tonelada e meia de abacate numa exploração agrícola – mercadoria avaliada em cinco mil euros.

Os produtores afirmam que os roubos são elaborados por grupos organizados que vendem a fruta em Portugal e Espanha.

Pedro Madeira, dirigente da FRUSOAL – uma cooperativa de produtores de fruta do Algarve – fala em vários grupos de portugueses, espanhóis e outros estrangeiros que roubam os pomares no Algarve.

“São grupos organizados que estão a alimentar um comércio paralelo de venda à beira da estrada, ou de armazéns que fazem revenda”, adiantou à TSF.

No verão, os assaltantes atacaram os citrinos e causaram um prejuízo de três milhões de euros aos produtores algarvios.

Os produtores estão convencidos que, com o início da nova época de produção de citrinos, os roubos vão voltar.

“São centenas de milhares de euros de prejuízos. Qualquer dia dá-se uma desgraça”, sublinha Pedro Madeira, destacando que um agricultor que esteja a ver escapar entre os dedos a sua sobrevivência e a da família pode, ainda, “passar-se da cabeça e começar aos tiros“.

Além da GNR, a ASAE também tem estado envolvida na deteção destes grupos, mas os produtores consideram que a sua atuação tem de ser mais eficaz, junto dos comerciantes.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Eu próprio já fui vitima deste tipo de roubo (tentado), aqui no Algarve. O assunto foi resolvido com chumbo a assobiar por cima das cabeças da ladroagem, Nunca mais apareceram por aqui, mas se o voltarem, podem ter a certeza que baixo um pouco a mira.

  2. Se as forças de segurança não são suficientes há que pôr o exército a vigiar os pomares e a manter a segurança e os bens de quem trabalha com muito esforço!.

  3. As instituições de segurança precisam de leis e preparação física e psicológica que as protejam melhor contra o desafio do crime organizado e os tribunais tem de ter mão pesada, e deixarem-se de “**** e nhónhós”. As leis devem ter uma formulação mais definida, específica e adequada ao crime em si para não dar margem para muitas interpretações e sensibilidades. Se consubstancia um crime, tem logo um mínimo de moldura penal e não deve ter atenuantes de peso, para que aprenda logo no seu primeiro ato, como é que irá ser para futuro. As reincidências tem de ser logo mais entusiastas, para começar a ser interessante ver a capacidade de adrenalina que vão sendo capazes de aguentar. No caso da iniciação infantil, agravamento para as penas dos iniciadores, sem apelo. Apenas prevenção.

  4. Ao preço que está a fruta em Portugal é algo apetecivel,o seu roubo.Gostaria de saber onde eles vendem a fruta,porque comprar fruta em portugal,cada vez mais é para os ricos!!!

  5. Ao preço que está a fruta em Portugal é algo apetecivel,o seu roubo.Gostaria de saber onde eles vendem a fruta,porque comprar fruta em portugal,cada vez mais é para os ricos!!!Ainda uma pergunta,para que querem as caçadeiras,só para irem matar os pobres bichos..?!

  6. É bem feito! É só romenos, árabes e ucranianos a virem, e ainda não viram nada, Portugal quer investir no turismo para ter dinheiro?! Aí é, então tomem e engolem! Os Árabes ainda vão fazer deste país o deles foi o que não aconteceu no passado mas desta virada vão levar das boas!!! O português é muito guloso e quer fazer como os outros pelo dinheiro em vez de preservarem o país, então levem com a tralha que aí vem que vai ser bonito, vão ser vítimas no vosso próprio país!

RESPONDER

Muco marinho na costa da Turquia ameaça ecossistemas. E é só a ponta do icebergue

Esta semana, a Turquia lançou a maior limpeza marítima da sua história para fazer face à proliferação sem precedentes de muco marinho no Mar de Mármara, um sintoma de um problema ambiental muito maior. Debaixo das …

Fotografia da Rainha Isabel II removida da Universidade de Oxford devido à "história colonial"

Um grupo de estudantes da Universidade de Oxford removeu uma fotografia da Rainha Isabel II da sua área comum devido aos seus laços com a “história colonial”. A atitude gerou uma onda de controvérsia. A imprensa …

Espanha 0-0 Suécia | Muro amarelo trava fúria espanhola

A Espanha e a Suécia empataram hoje 0-0 em jogo da primeira jornada do Grupo E do Euro2020 de futebol, naquela que foi a primeira partida sem golos na competição até ao momento. No estádio La …

Covid-19. Variante indiana causa doença mais grave, dizem médicos chineses

A Delta está a causar doença mais grave e mais rapidamente do que durante a primeira vaga, informaram médicos na zona de Guangzhou, no sudeste da China, onde surgiu um surto recente provocado por esta …

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …