Agricultores do Algarve estão desesperados com roubos de fruta

Os produtores de fruta no Algarve estão desesperados com os roubos que têm acontecido nos pomares e pedem uma maior fiscalização da ASAE.

De acordo com a TSF, na sexta-feira a GNR deteve dois homens de nacionalidade romena, que estariam a roubar mais de uma tonelada e meia de abacate numa exploração agrícola – mercadoria avaliada em cinco mil euros.

Os produtores afirmam que os roubos são elaborados por grupos organizados que vendem a fruta em Portugal e Espanha.

Pedro Madeira, dirigente da FRUSOAL – uma cooperativa de produtores de fruta do Algarve – fala em vários grupos de portugueses, espanhóis e outros estrangeiros que roubam os pomares no Algarve.

“São grupos organizados que estão a alimentar um comércio paralelo de venda à beira da estrada, ou de armazéns que fazem revenda”, adiantou à TSF.

No verão, os assaltantes atacaram os citrinos e causaram um prejuízo de três milhões de euros aos produtores algarvios.

Os produtores estão convencidos que, com o início da nova época de produção de citrinos, os roubos vão voltar.

“São centenas de milhares de euros de prejuízos. Qualquer dia dá-se uma desgraça”, sublinha Pedro Madeira, destacando que um agricultor que esteja a ver escapar entre os dedos a sua sobrevivência e a da família pode, ainda, “passar-se da cabeça e começar aos tiros“.

Além da GNR, a ASAE também tem estado envolvida na deteção destes grupos, mas os produtores consideram que a sua atuação tem de ser mais eficaz, junto dos comerciantes.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Eu próprio já fui vitima deste tipo de roubo (tentado), aqui no Algarve. O assunto foi resolvido com chumbo a assobiar por cima das cabeças da ladroagem, Nunca mais apareceram por aqui, mas se o voltarem, podem ter a certeza que baixo um pouco a mira.

  2. Se as forças de segurança não são suficientes há que pôr o exército a vigiar os pomares e a manter a segurança e os bens de quem trabalha com muito esforço!.

  3. As instituições de segurança precisam de leis e preparação física e psicológica que as protejam melhor contra o desafio do crime organizado e os tribunais tem de ter mão pesada, e deixarem-se de “**** e nhónhós”. As leis devem ter uma formulação mais definida, específica e adequada ao crime em si para não dar margem para muitas interpretações e sensibilidades. Se consubstancia um crime, tem logo um mínimo de moldura penal e não deve ter atenuantes de peso, para que aprenda logo no seu primeiro ato, como é que irá ser para futuro. As reincidências tem de ser logo mais entusiastas, para começar a ser interessante ver a capacidade de adrenalina que vão sendo capazes de aguentar. No caso da iniciação infantil, agravamento para as penas dos iniciadores, sem apelo. Apenas prevenção.

  4. Ao preço que está a fruta em Portugal é algo apetecivel,o seu roubo.Gostaria de saber onde eles vendem a fruta,porque comprar fruta em portugal,cada vez mais é para os ricos!!!

  5. Ao preço que está a fruta em Portugal é algo apetecivel,o seu roubo.Gostaria de saber onde eles vendem a fruta,porque comprar fruta em portugal,cada vez mais é para os ricos!!!Ainda uma pergunta,para que querem as caçadeiras,só para irem matar os pobres bichos..?!

  6. É bem feito! É só romenos, árabes e ucranianos a virem, e ainda não viram nada, Portugal quer investir no turismo para ter dinheiro?! Aí é, então tomem e engolem! Os Árabes ainda vão fazer deste país o deles foi o que não aconteceu no passado mas desta virada vão levar das boas!!! O português é muito guloso e quer fazer como os outros pelo dinheiro em vez de preservarem o país, então levem com a tralha que aí vem que vai ser bonito, vão ser vítimas no vosso próprio país!

RESPONDER

Terramotos na falha de San Andreas podem ser explicados por um lago antigo

A falha de San Andreas, que se situa ao longo da costa oeste da América do Norte e atravessa centros populacionais densos como o de Los Angeles, na Califórnia, é uma das falhas mais estudadas …

Uma estranha e rara molécula foi detetada na atmosfera de Titã

Uma equipa de cientistas da NASA identificou uma estranha e rara molécula na atmosfera de Titã, o maior satélite natural de Saturno. Em comunicado, os cientistas detalham que em causa está a molécula de ciclopropenilideno …

Paços 3-2 Porto | “Castor” épico tomba “dragão” com pés de pau

Surpresa na Capital do Móvel. O campeão nacional FC Porto foi a Paços de Ferreira averbar a segunda derrota nesta Liga NOS, saindo com um resultado desfavorável de 3-2. Num terreno tradicionalmente difícil – os “dragões” …

Teoria da Relatividade de Einstein observada em estrelas distantes

O que é que Albert Einstein, o GPS e um par de estrelas a 29.000 anos-luz da Terra têm em comum? A resposta é um efeito da Teoria Geral da Relatividade de Einstein chamado "desvio gravitacional …

Encontrada possível localização do gigante Snow Cruiser. Está perdido na Antártida há 60 anos

O Snow Cruiser era um veículo de exploração enorme enviado ao Pólo Sul em 1939 que ficou preso após desembarcar na Antártida e foi abandonado alguns anos depois. Redescoberto sob vários metros de neve e gelo …

Mbappé tem uma "mancha" na Liga dos Campeões

Números invulgares do avançado do PSG, que em 2020 ainda não marcou qualquer golo no torneio europeu. Pires e Rami falaram sobre o seu futuro. Kylian Mbappé. Visto por muita gente como o melhor avançado do …

Administração de Nixon recebeu um Nobel por um cessar-fogo que não existiu

O prémio Nobel da Paz foi atribuído em 1973 ao secretário de Estado da Administração de Richard Nixon, e seu assessor de segurança nacional, Henry Kissinger, e ao político vietnamita Le Duc Tho. As duas personalidades foram …

Cidade usa satélite para medir poluição luminosa (e os candeeiros de rua não são o maior problema)

As cidades do mundo desperdiçam uma grande quantidade de eletricidade - e dinheiro - ao deixar ligadas luzes brilhantes durante a noite toda. Porém, os candeeiros de rua não são os maiores culpados. Uma experiência de …

Prevenir uma futura pandemia pode estar dependente de apenas três medidas (e podem ser aplicadas já)

Até 70% das doenças infecciosas que surgiram nos humanos nos últimos 30 anos tiveram origem em animais e foram causadas por patogénicos originados em animais domésticos ou selvagens. Agora, um relatório lança aos princípios básicos …

"Não se torne um fantasma real". Coreia do Sul teme aumento de casos devido ao Halloween

A Coreia do Sul teme que as festividades do Halloween levem a um aumento de casos de covid-19 no país. Assim, para evitar que tal aconteça, investiram numa campanha de informação pública para apelar aos …