Quadrilhas de ladrões de laranjas do Algarve lucram milhões

Há verdadeiras quadrilhas de ladrões de laranjas que estão a causar elevados prejuízos aos produtores do Algarve. A situação é considerada alarmante e a actuação destas redes sofisticadas motiva perdas da ordem dos três milhões de euros.

A denúncia é feita pelo presidente da Associação União pelo Futuro do Algarve (AUFA), José Vitorino, que apela a uma intervenção mais apertada e urgente das autoridades.

“O roubo de citrinos, feito nos próprios pomares, atinge já uma dimensão inaceitável, a rondar os três milhões de euros, o que está a provocar pânico na região“, salienta José Vitorino à Renascença.

“Sem prejuízo das autoridades se mostrarem disponíveis e cooperarem, nós entendemos que se exige uma operação de grande envergadura, talvez com a criação de uma unidade de intervenção integrada entre as várias forças de segurança para desmantelar as redes criminosas, capturar e prender os cabecilhas e também proibir a venda ambulante de citrinos”, considera ainda o presidente da AUFA.

José Vitorino fala em “redes organizadas, portuguesas e espanholas”, “sofisticadas” e com uma actuação que controla “os movimentos dos produtores e das autoridades policiais”.

“Isto não é o roubo de quem vai roubar uma caixa ou duas de laranjas, são camiões. As redes apanham, transportam, levam para armazéns para embalagem e depois têm redes de venda nos restaurantes, no comércio, na venda volante”, destaca José Vitorino à Renascença.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) teve em marcha no Algarve a operação Citrino Seguro, até ao passado dia 15 de Agosto. Mas os produtores de citrinos algarvios apelam a medidas de segurança mais apertadas na proximidade da época da apanha da fruta, que arranca em Outubro.

José Vitorino avisa que a situação é “alarmante” e que a “tendência natural” é “gerar a defesa própria”, com pessoas a pensarem em “fazer justiça pelas próprias mãos”, o que pode criar ocorrências “perigosas”.

SV, ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

      • Pois, vacas voadoras chamadas Kamov ( os helicopteros para incendios ), concedidos pelo ministro laranjinha Macedo, ao seu amiguinho laranjinha de Braga.
        Realmente desses “helivacas” já ninguém vai mamar, porque o que havia já foi mamado.
        Paga Zé! E xuxas são os outros! Só pra rir!

        • Ohhh amigo ‘Zé dos Nabos’ o “Laranjinha de Braga” sou eu ehehehhe se ainda não conhece passe no meu canal do Youtube! Na boa companheiro 😉
          Qnd ao tema em questão, nada que uns bom balázios e umas notícias a gerar “medo” a esses assaltantes não resolvesse…basta acertar em alguém…justiça de fafe seria o remédio santo!

RESPONDER

Tribunal europeu condena Portugal a indemnizar recluso por falta de internamento psiquiátrico

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos condenou o Estado português a pagar uma indemnização de 14 mil euros a um recluso por ter cumprido pena de prisão sem internamento psiquiátrico a que tinha sido condenado. A …

França acaba com máscara no exterior (e Espanha vai pelo mesmo caminho)

Em França, o uso de máscara na rua deixa de ser obrigatório a partir de quinta-feira. Espanha deverá seguir o mesmo caminho "em breve". O uso de máscara no exterior deixa de ser obrigatório em França …

Swissport em Lisboa para tentar comprar a Groundforce

O acionista maioritário da Groundforce, que está a tentar vender a sua participação na empresa de handling, encontra-se agora a negociar com os suíços da Swissport. Depois de o fundo espanhol Atitlan se ter afastado e …

BdP prevê taxa de desemprego de 7,2% e crescimento económico de 4,8%

O Banco de Portugal (BdP) prevê que a taxa de desemprego atinja 7,2% em 2021, recuando para 7,1% em 2022 e 6,8% em 2023, e que o emprego cresça 1,3% este ano. No Boletim Económico de …

Finlândia 0-1 Rússia | Miranchuk recoloca russos na corrida

A anfitriã Rússia conseguiu hoje uma determinante vitória na luta pelo apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater a Finlândia por 1-0, em São Petersburgo. No primeiro jogo da segunda jornada …

Nove militares da GNR acusados de tortura

O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR dos crimes de tortura e outros tratamentos cruéis, degradantes ou desumanos e sequestro agravado. O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR, …

Costa garante que Lisboa terá o mesmo tratamento que os outros concelhos

Esta quarta-feira, num dia em que Portugal registou 1.350 novos casos ( 928 dos quais na região de Lisboa e Vale do Tejo), o primeiro-ministro afirmou que a capital terá o mesmo tratamento que os …

Salgado disposto a pagar à massa falida do GES para ficar isento de cumprir pena

Ricardo Salgado está disposto a pagar à massa falida do GES para ser dispensado de cumprir pena no processo que o irá julgar por três crimes de abuso de confiança, segundo a contestação da defesa …

PJ detém 12 pessoas por suspeitas de corrupção na Câmara de Loures

Entre os detidos pela Polícia Judiciária (PJ) estão dois empreiteiros, um arquiteto, um empresário ligado a uma obra particular e oito fiscais. Através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e no âmbito de inquérito dirigido …

Casos disparam: 1350 novas infeções e seis óbitos

Nas últimas 24 horas, houve 1.350 novos casos positivos de covid-19 e morreram seis pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou 1.350 novos casos e seis óbitos por covid-19 …