Quadrilhas de ladrões de laranjas do Algarve lucram milhões

Há verdadeiras quadrilhas de ladrões de laranjas que estão a causar elevados prejuízos aos produtores do Algarve. A situação é considerada alarmante e a actuação destas redes sofisticadas motiva perdas da ordem dos três milhões de euros.

A denúncia é feita pelo presidente da Associação União pelo Futuro do Algarve (AUFA), José Vitorino, que apela a uma intervenção mais apertada e urgente das autoridades.

“O roubo de citrinos, feito nos próprios pomares, atinge já uma dimensão inaceitável, a rondar os três milhões de euros, o que está a provocar pânico na região“, salienta José Vitorino à Renascença.

“Sem prejuízo das autoridades se mostrarem disponíveis e cooperarem, nós entendemos que se exige uma operação de grande envergadura, talvez com a criação de uma unidade de intervenção integrada entre as várias forças de segurança para desmantelar as redes criminosas, capturar e prender os cabecilhas e também proibir a venda ambulante de citrinos”, considera ainda o presidente da AUFA.

José Vitorino fala em “redes organizadas, portuguesas e espanholas”, “sofisticadas” e com uma actuação que controla “os movimentos dos produtores e das autoridades policiais”.

“Isto não é o roubo de quem vai roubar uma caixa ou duas de laranjas, são camiões. As redes apanham, transportam, levam para armazéns para embalagem e depois têm redes de venda nos restaurantes, no comércio, na venda volante”, destaca José Vitorino à Renascença.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) teve em marcha no Algarve a operação Citrino Seguro, até ao passado dia 15 de Agosto. Mas os produtores de citrinos algarvios apelam a medidas de segurança mais apertadas na proximidade da época da apanha da fruta, que arranca em Outubro.

José Vitorino avisa que a situação é “alarmante” e que a “tendência natural” é “gerar a defesa própria”, com pessoas a pensarem em “fazer justiça pelas próprias mãos”, o que pode criar ocorrências “perigosas”.

SV, ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

      • Pois, vacas voadoras chamadas Kamov ( os helicopteros para incendios ), concedidos pelo ministro laranjinha Macedo, ao seu amiguinho laranjinha de Braga.
        Realmente desses “helivacas” já ninguém vai mamar, porque o que havia já foi mamado.
        Paga Zé! E xuxas são os outros! Só pra rir!

        • Ohhh amigo ‘Zé dos Nabos’ o “Laranjinha de Braga” sou eu ehehehhe se ainda não conhece passe no meu canal do Youtube! Na boa companheiro 😉
          Qnd ao tema em questão, nada que uns bom balázios e umas notícias a gerar “medo” a esses assaltantes não resolvesse…basta acertar em alguém…justiça de fafe seria o remédio santo!

RESPONDER

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …

Sob o nariz dos militares norte-coreanos, ex-ginasta salta muro de 3 metros e foge para a Coreia do Sul

Um homem norte-coreano que queria escapar da sua terra natal deu um salto de quase três metros num muro no início deste mês. O salto, que ocorreu sob os narizes dos soldados, trouxe-o para a …