Quadrilhas de ladrões de laranjas do Algarve lucram milhões

Há verdadeiras quadrilhas de ladrões de laranjas que estão a causar elevados prejuízos aos produtores do Algarve. A situação é considerada alarmante e a actuação destas redes sofisticadas motiva perdas da ordem dos três milhões de euros.

A denúncia é feita pelo presidente da Associação União pelo Futuro do Algarve (AUFA), José Vitorino, que apela a uma intervenção mais apertada e urgente das autoridades.

“O roubo de citrinos, feito nos próprios pomares, atinge já uma dimensão inaceitável, a rondar os três milhões de euros, o que está a provocar pânico na região“, salienta José Vitorino à Renascença.

“Sem prejuízo das autoridades se mostrarem disponíveis e cooperarem, nós entendemos que se exige uma operação de grande envergadura, talvez com a criação de uma unidade de intervenção integrada entre as várias forças de segurança para desmantelar as redes criminosas, capturar e prender os cabecilhas e também proibir a venda ambulante de citrinos”, considera ainda o presidente da AUFA.

José Vitorino fala em “redes organizadas, portuguesas e espanholas”, “sofisticadas” e com uma actuação que controla “os movimentos dos produtores e das autoridades policiais”.

“Isto não é o roubo de quem vai roubar uma caixa ou duas de laranjas, são camiões. As redes apanham, transportam, levam para armazéns para embalagem e depois têm redes de venda nos restaurantes, no comércio, na venda volante”, destaca José Vitorino à Renascença.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) teve em marcha no Algarve a operação Citrino Seguro, até ao passado dia 15 de Agosto. Mas os produtores de citrinos algarvios apelam a medidas de segurança mais apertadas na proximidade da época da apanha da fruta, que arranca em Outubro.

José Vitorino avisa que a situação é “alarmante” e que a “tendência natural” é “gerar a defesa própria”, com pessoas a pensarem em “fazer justiça pelas próprias mãos”, o que pode criar ocorrências “perigosas”.

SV, ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

      • Pois, vacas voadoras chamadas Kamov ( os helicopteros para incendios ), concedidos pelo ministro laranjinha Macedo, ao seu amiguinho laranjinha de Braga.
        Realmente desses “helivacas” já ninguém vai mamar, porque o que havia já foi mamado.
        Paga Zé! E xuxas são os outros! Só pra rir!

        • Ohhh amigo ‘Zé dos Nabos’ o “Laranjinha de Braga” sou eu ehehehhe se ainda não conhece passe no meu canal do Youtube! Na boa companheiro 😉
          Qnd ao tema em questão, nada que uns bom balázios e umas notícias a gerar “medo” a esses assaltantes não resolvesse…basta acertar em alguém…justiça de fafe seria o remédio santo!

RESPONDER

Bem-vindo à última fase do desconfinamento: fim do certificado em restaurantes, máscara em transportes e lares

"Estamos em condições para avançar para a terceira fase de desconfinamento." Foi com esta frase que António Costa deu início à conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta quinta-feira. Portugal vai avançar para a …

A muralha de Game of Thrones na vida real? Vídeo recria glaciar gigante que existiu na Escócia

Dois investigadores juntaram-se para criar uma reconstituição visual de uma enorme muralha de gelo que existiu na Escócia e que parece saída da série de fantasia Game of Thrones. Quase que dá para ver os homens …

Rui Costa, Benfica

Benfica: duas "baixas" para Rui Costa, em poucas horas (a terceira está proxima)

Varandas Fernandes e Eduardo Moniz não vão fazer parte da lista de Rui Costa nas eleições.  Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato às próximas eleições no Benfica. Dois dias depois, foram anunciadas as saídas …

CNE arquivou queixas contra Costa por causa do PRR. Factos não podem merecer "censura, mesmo que verdadeiros"

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) arquivou as queixas que foram apresentadas contra o primeiro-ministro, António Costa, que, como secretário-geral do PS, tem insistido em falar do PRR, a bazuca europeia, na campanha eleitoral. As queixas …

Discotecas deixam de ter acesso ao lay-off simplificado. Restauração lembra que "crise ainda não acabou"

O processo de desconfinamento começa a chegar ao fim e com ele ficam para trás os apoios financeiros atribuídos às empresas. A terceira e última fase de desconfinamento está quase a chegar e isso implica …

Costa diz não compreender "irritação" de Rio com PRR "bom para o país"

António Costa afirma que não compreende a irritação de Rui Rio com o Plano de Recuperação e Resiliência, frisando que é algo positivo para o país e já está contratualizado com os Açores. O secretário-geral do …

Estudo traz uma nova esperança ao tratamento do cancro dos ovários

Novo estudo traz uma nova luz para a luta contra o cancro dos ovários. Combinação de medicamentos conseguiu reduzir o tamanho do tumor. De acordo com o estudo, entre 25 pacientes que receberam uma combinação experimental …

Medina diz que abertura das discotecas tornará noite em Lisboa mais controlada

O presidente da Câmara de Lisboa e recandidato nas eleições de domingo, Fernando Medina, disse hoje ver como positiva a reabertura das discotecas a 1 de outubro, considerando que a noite na capital passará a …

Gotas quadradas e redes líquidas. Cientistas criaram o que se pensava ser impossível

Numa experiência inesperada, uma equipa de cientistas criou gotículas quadradas e redes líquidas - algo que, de acordo com a ciência, não seria possível. Quando duas substâncias se unem acabam por se estabelecer num estado estável …

Marte pode ser demasiado pequeno para ser habitável

Marte pode ser demasiado pequeno para ser habitável. Uma equipa de investigadores sugere que a sua dimensão reduzida não lhe permite reter muita água. Um novo estudo sugere que o pequeno tamanho de Marte pode ser …