/

Agricultor belga redesenhou (acidentalmente) a fronteira com França

Mayor David Lavaux of Erquelinnes / Facebook

Um agricultor na Bélgica redesenhou inadvertidamente a fronteira do país com França recentemente, quando tirou uma pedra pesada do caminho do seu trator.

Nos últimos 200 anos, uma pedra marcou a fronteira franco-belga, de acordo com um tratado de 1820.  Aparentemente incomodado com a pedra no caminho do seu trator, um agricultor moveu-a para dentro do território francês, aumentando o território belga.

O erro foi notado, segundo a BBC, quando um entusiasta da história local estava a caminhar na floresta e percebeu que a pedra que marcava a fronteira entre os dois países se tinha movido 2,29 metros.

“Tornou a Bélgica maior e a França mais pequena, não é uma boa ideia”, disse o autarca da vila belga de Erquelinnes, David Lavaux, em delcarações ao canal de TV francês TF1.

A mudança causou uma dor de cabeça aos proprietários de terras privadas – e aos estados vizinhos.

“Fiquei feliz, a minha cidade era maior”, acrescentou o autarca belga, rindo. “Mas o autarca de Bousignies-sur-Roc não concordou.”

“Devemos ser capazes de evitar uma nova guerra de fronteira”, disse a autarca do vilarejo francês vizinho, Aurélie Welonek, em declarações ao La Voix du Nord.

As autoridades belgas locais planeiam entrar em contacto com o agricultou para pedir-lhe que devolva a pedra ao seu local original.

Se isso não acontecer, o caso pode acabar no Ministério das Relações Exteriores da Bélgica, que deverá convocar uma comissão de fronteira franco-belga, adormecida desde 1930.

Além disso, se não cumprir a ordem, o agricultor também pode enfrentar acusações criminais. “Se mostrar boa vontade, não terá problemas, resolveremos a questão amigavelmente”, rematou Lavaux.

A fronteira entre a França e o que agora é a Bélgica estende-se por 620 quilómetros. Foi formalmente estabelecido sob o Tratado de Kortrijk, assinado em 1820 após a derrota de Napoleão em Waterloo cinco anos antes. A pedra data de 1819, quando a fronteira foi demarcada pela primeira vez.

É fácil perceber por que o agricultor cometeu o erro, já que as fronteiras entre os dois países não são exatamente fáceis de detetar. Desde 1995, ambas as nações fazem parte da Zona Schengen, uma área de 26 países que aboliu oficialmente todos os tipos de controle de fronteira nas suas fronteiras mútuas.

A Zona foi estabelecida em 1985 e era um esforço conjunto em nome de França e da Alemanha, a fim de agilizar a passagem de pessoas e mercadorias entre as suas fronteiras.

O seu nome vem da pequena cidade de Schengen em Luxemburgo, onde França, Alemanha, Bélgica, Luxemburgo e Países Baixos assinaram o acordo.

De acordo com a Comissão Europeia, isto conduziu à livre circulação de mais de 400 milhões de cidadãos europeus que podem viajar, trabalhar e viver num país europeu sem vistos restritivos ou formalidades burocráticas.

Maria Campos, ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.