Agressor sexual libertado em março detido novamente por crimes de violação

JSM / APAV

A Polícia Judiciária deteve na madrugada desta sexta-feira um português por quatro crimes de violência sexual. O suspeito tinha sido libertado em março, depois de cumprir uma pena de 10 anos de prisão.

Um português de 38 anos, que tinha sido libertado em março, foi detido novamente na madrugada desta sexta-feira, por quatro crimes de violação cometidos só no mês de abril.

Em comunicado enviado às redações, a Polícia Judiciária (PJ) adianta que o suspeito é um homem português que estava em liberdade há cerca de um mês, depois de ter cumprido uma pena de prisão de dez anos, na sequência de uma condenação pela prática de crimes de natureza sexual. Além do crime de violação, o suspeito é também acusado dos crimes de rapto, coação sexual e roubo.

O modus operandi do agressor passava, de acordo com a PJ, pela “realização de viagens em transportes públicos na cidade de Lisboa, durante os períodos da noite e da madrugada, observando as potenciais vítimas”.

“Quando estas saíam em determinada paragem, o suspeito saía também e perseguia as vítimas, abordando-as posteriormente com violência e coagindo-as a acompanhá-lo até locais isolados onde consumava as circunstâncias da agressão sexual, chegando por vezes a subtrair bens e quantias monetárias que aquelas tivessem na sua posse”, refere o comunicado.

Durante a investigação destes crimes, todos cometidos em abril, foi ainda identificado um potencial “crime idêntico, ocorrido em abril de 2016, durante uma saída precária do arguido“.

Além disso, as autoridades admitem que estes quatro casos podem não ter sido os únicos. “Decorrem diligências de pesquisa e recolha de informação tendente a determinar a eventual existência de outras notícias de crimes de natureza sexual que possam ter sido praticadas pelo suspeito ora detido”, lê-se no documento.

O agressor já “foi presente a primeiro interrogatório judicial”, que determinou as medidas de coação. O arguido vai aguardar pelos avanços no processo em prisão preventiva.

Segundo o Relatório Anual de Segurança Interna, os crimes de violação aumentaram no ano passado: foram registados em 2018 um total de 421 crimes de violação, mais 13 do que em 2017.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Quantas mais vítimas (eventualmente mortais) terão de haver para que os JUÍZES AJUÍZEM ADEQUADAMENTE, por forma a manter os cidadãos mais seguros?

RESPONDER

Cães estão a ser vacinados contra o cancro. Se funcionar, seres humanos podem ser os próximos

https://vimeo.com/344427652 Uma pesquisa revolucionária vai testar uma vacina contra o cancro em centenas de cães nos Estados Unidos. Se o ensaio clínico for bem sucedido, o estudo pode abrir portas para o desenvolvimento de uma vacina …

Fernando Pimenta conquista medalha de prata em K1 1000

O canoísta português conquistou, esta quarta-feira, a medalha de prata na prova de K1 1000 dos II Jogos Europeus, elevando para 10 o número de pódios de Portugal em Minsk, igualando Baku 2015. Na central pista …

Cientista revela por que os mosquitos só picam algumas pessoas

O cientista Joop van Loon revelou o motivo pelo qual os mosquitos costumam picar mais algumas pessoas do que outras. De acordo com o especialista, são os compostos químicos presentes na pele dos humanos que …

ESA prepara-se para intercetar pela primeira vez um cometa puro

A Agência Espacial Europeia (ESA) desenvolveu um projeto que visa intercetar um cometa puro - um corpo celeste que nunca passou pelo Sistema Solar -, quando este se aproximar da órbita da Terra em meados …

Astrónomos encontraram uma nova (e surpreendente) cratera em Marte

Marte não se "magoa" facilmente mas, quando acontece, o resultado pode ser quase comparado a uma obra de arte. Uma cratera, descoberta em abril pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), é a prova disso. Notável não só …

Elon Musk alerta: Civilização pode colapsar daqui a 30 anos

De acordo com Elon Musk, uma "bomba populacional" vai surgir nas próximas décadas, quando uma população mundial cada vez mais idosa chocar com a queda das taxas de natalidade em todo o mundo. Esta não é …

O mundo árabe está menos religioso. Mas continua homofóbico

Há cada vez mais árabes que dizem não ter religião. Esta é a principal conclusão de uma grande sondagem feita a mais de 25 mil cidadãos de países árabes pelo centro de pesquisa Arab Network …

Tina morreu durante 27 minutos e foi ressuscitada 8 vezes. Quando acordou, escreveu "é real"

Uma mulher norte-americana entrou em paragem cardíaca em fevereiro de 2018 quando se preparava para fazer uma caminhada com o seu marido Brian. Depois de desmaiar, Brian ressuscitando-a duas vezes antes de os paramédicos chegarem para …

"Homem-árvore" pede que as suas mãos sejam amputadas

Abul Bajandar, um homem de 28 anos do Bangladesh conhecido como "Homem-árvore" devido às incomuns verrugas que nascem nos seus membros, pediu que as suas mãos fossem amputadas para aliviar as dores insuportáveis.  Bajandar sofre de …

EUA. Senadores republicanos do Oregon fogem para não aprovar lei ambiental

Senadores estaduais do Oregon, nos Estados Unidos (EUA), encontram-se a monte desde quinta-feira para não votarem uma lei ambiental. Procurados pela polícia, voltaram este domingo a faltar a uma sessão legislativa, impedindo que haja quórum …