Agressor sexual libertado em março detido novamente por crimes de violação

JSM / APAV

A Polícia Judiciária deteve na madrugada desta sexta-feira um português por quatro crimes de violência sexual. O suspeito tinha sido libertado em março, depois de cumprir uma pena de 10 anos de prisão.

Um português de 38 anos, que tinha sido libertado em março, foi detido novamente na madrugada desta sexta-feira, por quatro crimes de violação cometidos só no mês de abril.

Em comunicado enviado às redações, a Polícia Judiciária (PJ) adianta que o suspeito é um homem português que estava em liberdade há cerca de um mês, depois de ter cumprido uma pena de prisão de dez anos, na sequência de uma condenação pela prática de crimes de natureza sexual. Além do crime de violação, o suspeito é também acusado dos crimes de rapto, coação sexual e roubo.

O modus operandi do agressor passava, de acordo com a PJ, pela “realização de viagens em transportes públicos na cidade de Lisboa, durante os períodos da noite e da madrugada, observando as potenciais vítimas”.

“Quando estas saíam em determinada paragem, o suspeito saía também e perseguia as vítimas, abordando-as posteriormente com violência e coagindo-as a acompanhá-lo até locais isolados onde consumava as circunstâncias da agressão sexual, chegando por vezes a subtrair bens e quantias monetárias que aquelas tivessem na sua posse”, refere o comunicado.

Durante a investigação destes crimes, todos cometidos em abril, foi ainda identificado um potencial “crime idêntico, ocorrido em abril de 2016, durante uma saída precária do arguido“.

Além disso, as autoridades admitem que estes quatro casos podem não ter sido os únicos. “Decorrem diligências de pesquisa e recolha de informação tendente a determinar a eventual existência de outras notícias de crimes de natureza sexual que possam ter sido praticadas pelo suspeito ora detido”, lê-se no documento.

O agressor já “foi presente a primeiro interrogatório judicial”, que determinou as medidas de coação. O arguido vai aguardar pelos avanços no processo em prisão preventiva.

Segundo o Relatório Anual de Segurança Interna, os crimes de violação aumentaram no ano passado: foram registados em 2018 um total de 421 crimes de violação, mais 13 do que em 2017.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Quantas mais vítimas (eventualmente mortais) terão de haver para que os JUÍZES AJUÍZEM ADEQUADAMENTE, por forma a manter os cidadãos mais seguros?

RESPONDER

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …

Afinal, Irão já não vai pedir ajuda para analisar caixas negras do avião

O Irão recuou na intenção de enviar para análise as gravações da caixa negra do avião ucraniano, que abateu acidentalmente na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais, revelou a agência noticiosa iraniana. Citado …

Bruno Fialho sucede a Marinho e Pinto na liderança do PDR

Bruno Fialho é o novo presidente do Partido Democrático Republicano (PDR), ao obter 75% dos votos na eleição deste sábado para escolher o sucessor de António Marinho e Pinto, que anunciou o abandono do cargo …

Legislador russo culpa "arma climática" dos EUA pelo inverno quente de Moscovo

Alexei Zhuravlyov, membro da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), culpou uma alegada "arma climática" secreta dos Estados Unidos pelas anómalas temperaturas que se fizeram sentir este inverno em Moscovo.  Em declarações à estação de …

Nova espécie de louva-a-deus empala as suas presas como se fossem fondue

O Carrikerella simpira, uma nova espécie de louva-a-deus, caça as suas presas perfurando-as de um lado ao outro com as suas patas em forma de tridente. Cientistas descobriram uma nova espécie de louva-a-deus com uma característica …

Astrónomos descobrem que o fósforo foi gerado na formação de estrelas

Astrónomos descobriram que o fósforo, elemento químico essencial à vida, se constituiu durante a formação de estrelas e sugerem que chegou à Terra através de cometas. Uma equipa de astrónomos detetou monóxido de fósforo na região …

Nova máquina repara e mantém fígados vivos fora do corpo humano durante uma semana

Um novo sistema consegue manter um fígado humano vivo fora do corpo durante sete dias, período no qual o órgão danificado pode ser reparado e preparado para o transplante. As tecnologias convencionais conseguem sustentar um fígado …

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …