Agravou-se estado de saúde de enfermeira espanhola com Ébola

Teresa Romero Ramos / Facebook

Teresa Romero Ramos, a enfermeira de 44 anos infectada com Ébola

Teresa Romero Ramos, a enfermeira de 44 anos infectada com Ébola

O estado de saúde da auxiliar de enfermagem espanhola infectada com o ébola agravou-se desde a manhã de hoje, com um irmão a confirmar que a situação está “complicada” e que os médicos não estão muito esperançados.

“Esperanças? É possível, mas dizem-me que não são grandes”, disse Romero Ramos, irmão da auxiliar de enfermagem, em declarações à La Voz de Galicia.

Segundo explicou, uma médica no Hospital Carlos III disse à família que “não há grandes esperanças” sobre o estado de saúde de Teresa Romero Ramos e que “a coisa está complicada”.

Posteriormente, concretizou que a paciente “está entubada e apresenta problemas pulmonares” e que os médicos estão a considerar recorrer a outro medicamento.

Recorde-se que a informação para já disponível – quando ainda não está concluída a investigação – sugere que uma cadeia de erros terá permitido o contágio da auxiliar de enfermagem.

A própria admitiu que terá tocado na cara quando retirava o fato protector que usou quando entrou no quarto do missionário Manuel García Viejo, a segunda vítima mortal espanhola do vírus, que foi transferido de África e morreu em Madrid.

Paralelamente, funcionários sanitários continuam a culpar as autoridades pela falta de formação dada às equipas envolvidas na resposta ao Ebola, com dúvidas sobre o tipo de fato protectores usados e outros procedimentos.

7 internados por prevenção

Entretanto responsáveis médicos no Hospital Carlos III confirmaram que actualmente, com a auxiliar de enfermagem, há sete pessoas internadas naquela unidade no âmbito do protocolo de prevenção do ébola.

Yolanda Fuentes, sub-directora do Hospital Carlos III confirmou que o número aumentou para sete depois da entrada de um médico, “que ficará sob vigilância activa”, juntando-se a Teresa Romero e a cinco outras pessoas sob observação.

São elas Javier Limón, marido da auxiliar de enfermagem infectada – que não apresenta sintomas mas contínua sob vigilância pelo risco de convivência com a mulher.

Está também o médico Juan Manuel Parra, que atendeu Teresa Romero nas urgências do Hospital de Alcorcon, sem sintomas e que entrou voluntariamente na quarta-feira, e a médico de família que atendeu a infectada no centro de Saúde de Alcorcon, ambos assintomáticos.

Sob observação estão também dois enfermeiros da equipa do Carlos III que tratou os missionários – à espera de realizar a primeira análise ao vírus

Cerca de 50 outras pessoas que estiveram em contacto com a paciente principal estão sob o protocolo de vigilância que consiste em medir a temperatura duas vezes por dia.

Paralelamente à parte clínica continua o debate em Espanha sobre as implicações políticas do caso.

O conselheiro de Saúde da Comunidade de Madrid, Javir Rodríguez – que na quarta-feira acusou a paciente infectada de mentir sobre o seu estado de saúde – corrigiu hoje as suas palavras, considerando que a mulher ocultou informação.

O Governo regional madrileno e o Ministério da Saúde espanhol, por seu lado, continuam a defender os protocolos em vigor atribuindo o caso de Teresa Romero a “um desgraçado erro humano“.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …

Site da campanha de Trump foi alvo de ataque. Hackers "fartaram-se das fake news"

O website oficial da campanha presidencial de Donald Trump foi alvo de um ataque informático que o deixou temporariamente desfigurado na noite desta quarta-feira. Os hackers responsáveis substituíram o habitual conteúdo por uma mensagem normalmente utilizada …

CV30. O poderoso anticorpo descoberto por cientistas que dá luta ao novo coronavírus

Investigadores do Fred Hutchinson Cancer Research Center, nos Estados Unidos, descobriram um potente anticorpo, encontrado no sangue de um recuperado de covid-19, que interfere com a superfície espinhosa do novo coronavírus, fazendo com que partes …

Igreja flutuante "nasceu" num canal de Londres

A Denizen Works recentemente concluiu uma igreja flutuante pouco ortodoxa em Londres, no Reino Unido. O projeto tem um novo teto que pode ser baixado ou levantado conforme as necessidades. Batizado de Génesis em homenagem ao …

Compostos de alga vermelha da costa de Peniche eficazes no tratamento do cancro

A alga vermelha “Sphaerococcus coronopifolius” da costa de Peniche possui compostos com atividade antitumoral que podem contribuir para o desenvolvimento de novos fármacos ou potenciar o efeito de fármacos de combate ao cancro já existentes, …

Surto de covid-19 em Vila Flor. Festa de aniversário de autarca gera polémica

A festa organizada por funcionários da Câmara de Vila Flor, no distrito de Bragança, para celebrar o aniversário do seu presidente, está a dar que falar. O município já conta com cerca de 70 infetados. De …

Alberto II da Bélgica conhece filha de relação extraconjugal pela primeira vez

O antigo rei Alberto II da Bélgica encontrou-se pela primeira vez com a filha Delphine de Saxe-Cobourg, depois de anos de negações sobre a paternidade da recém-reconhecida princesa. De acordo com o jornal britânico The Independent, …

Estados Unidos testaram míssil balístico intercontinental

Os Estados Unidos anunciaram que testaram hoje com sucesso um míssil balístico intercontinental, para demonstrar a eficácia da dissuasão nuclear norte-americana e tranquilizar os aliados de Washington. O míssil, apelidado de Minuteman III, estava equipado com …

Portugal entre os cinco países europeus onde menos se consegue poupar durante pandemia

Portugal está entre os cinco países europeus em que a população está a poupar menos do que antes da pandemia de covid-19, com uma percentagem de 48%, superior à média europeia, de 39%. Segundo o estudo …

Nicarágua aprova lei que criminaliza o que o Governo considerar "fake news"

O Congresso da Nicarágua votou, esta terça-feira, a favor de uma nova lei para regular o que pode ser publicado nas redes sociais e na comunicação social. De acordo com a agência Reuters, a chamada lei …