A Disney vai lançar, juntamente com a empresa Sphero, um droide semelhante ao BB-8 da Guerra das Estrelas.
A Disney e a Sphero aliaram-se para recriar uma réplica do BB-8, o droide do mais recente filme da saga Guerra das Estrelas, “Force Awakens”.
Segundo o The Guardian, a empresa de robótica já tinha um robô próprio em forma de esfera, portanto o desafio foi encontrar uma forma de incluir a cabeça.
Para isso, a Sphero usou ímanes para fixar a cabeça e desenvolveu a estética do robô para o tornar o mais parecido possível com o BB-8.
Controlado por Bluetooth, o dispositivo tem uma autonomia de uma hora e pode ser conectado aos smartphones a partir de uma app para iPhone ou Android.
Relativamente à velocidade, o robô pode atingir 8 km por hora e andar à distância de 30 metros do utilizador.
Além de reconhecer a voz do utilizador e responder a certos comandos, possui uma câmara que permite fotografar, gravar e exibir vídeos holográficos.
Por exemplo, se gritar a popular fala da saga para o telemóvel – “It’s a trap!” – o robô começa a fugir.
Para evitar acidentes, tem um sistema semelhante aos aspiradores Roomba que o fazem perceber a amplitude do espaço e a não colidir nas paredes.
Para já, o BB-8 não tem capacidades educacionais mas, segundo os seus criadores, isso pode vir a mudar no futuro.
“O nosso sonho é fazer com que o utilizador fale diretamente com o robô e não esteja sujeito ao smartphone. Para já, podem ter um pedaço do Star Wars em casa”, disse Rob Maigret, diretor criativo da Sphero.
O robô deve chegar aos mercados em dezembro deste ano e os preços rondam as 129 libras, cerca de 150 euros.
Vai estar disponível para venda em quase 50 países, nos quais se inclui Portugal.
ZAP