/

Agentes de execução parados há 8 dias por avaria informática

1

KaiChanVong / Flickr

-

Os agentes de execução (cobrança de dívidas/penhoras) estão há sete dias sem sistema informático e ainda não há certezas sobre quando é que a avaria estará resolvida, revelou hoje à agência Lusa uma profissional do setor.

Contactada pela agência Lusa, a agente de execução Luísa Patrão referiu que aquele atividade de “está parada” devido ao colapso do sistema informático (SIAAE), tendo três dos seus colaboradores ido de “férias” porque não é possível executar as tarefas normais ao dia-a-dia daqueles profissionais.

Contas bloqueadas, impossibilidade de fazer pagamentos ou fazer devoluções de dinheiro ao executado são alguns dos contratempos apontados por Luísa Patrão, que lamenta a situação e o facto de colegas de profissão mais novos, que têm apenas 10 ou 15 processos de execução, poderem chegar ao final do mês sem auferir os rendimentos normais relativos a um mês de atividade.

A mesma agente de execução lamentou a “falta de informação” sobre a gravidade e extensão da quebra do sistema informático, acrescentando que se há responsabilidades pelo sucedido não são certamente dos agentes de execução.

O presidente da Câmara dos Solicitadores disse na segunda-feira à agência Lusa que durante a longa avaria do Citius, no arranque do novo mapa judiciário, os agentes de execução depararam-se com dificuldades ainda maiores em realizar o seu trabalho e fez votos para que a empresa de informática contratada para fazer a manutenção do sistema reactivasse o sistema o mais cedo possível.

Nesse mesmo dia, a Câmara dos Solicitadores informou que o SISAAE – Sistema Informático de Suporte à Atividade do Agente de Execução – regista problemas de funcionamento desde a passada quarta-feira, ao fim do dia, após a implementação de algumas atualizações que se tornavam prementes.

“Na quinta-feira, esteve praticamente indisponível e, na sexta-feira, funcionou com algumas limitações“, precisou.

Relatou ainda que o departamento informático da Câmara dos Solicitadores, juntamente com as empresas que prestam apoio nesta área, estivera, no fim-de-semana passado, a realizar um conjunto de procedimentos corretivos que não se mostraram eficazes, tornando-se por isso necessário efetuar uma reposição integral do sistema, o qual, de acordo com o departamento informático, deveria estar em funcionamento nos próximos dias.

Esta quarta-feira, José Carlos Resende adiantou à Lusa ter a informação dos técnicos informáticos de que a situação deverá estar resolvida até à próxima segunda-feira, muito embora algumas funcionalidades do sistema tenham sido já restabelecidas.

O mesmo responsável revelou que, face à avaria, a Câmara dos Solicitadores enviou um email aos tribunais a declarar o “justo impedimento” dos agentes de execução em cumprir certas diligências/prazos, o que aparentemente terá recebido a melhor compreensão por parte dos juízes.

O presidente da Câmara dos Solicitadores reconheceu, contudo, que o bloqueio do sistema informático está a causar diversos problemas à atividade dos agentes de execução, nomeadamente no capítulo dos pagamentos.

A avaria no sistema terá ocorrido quando um técnico do SIAAE desencadeou uma ordem técnica que “corrompeu” os ficheiros, obrigando a recorrer às cópias de segurança.

No SISAAE estão guardados 180 mil milhões de registos de documentos da atividade dos agentes de execução que, segundo José Carlos Resende, desde 2003 já recuperaram créditos e pagamentos no valor de 6 mil milhões de euros.

Só em penhoras eletrónicas de contas bancárias, em 2014 atingiu o valor de 370 milhões de euros, sendo cada vez mais uma atividade com forte impacto na economia.

/Lusa

1 Comment

  1. Mera curiosidade. Quem será(ão) a(s) empresa(s) que presta(m) este serviço ao estado – SISAAE – Sistema Informático de Suporte à Atividade do Agente de Execução? Qdo foram contratadas e qual a vigência do contrato?

    Segundo a agência Lusa à RTP, “a agente de execução Luísa Patrão referiu que aquele atividade de está parada devido ao colapso do sistema informático (SIAAE), tendo TRÊS DOS SEUS COLABORADORES IDO DE “FÉRIAS” “?” PORQUE NÃO É POSSÍVEL executar as tarefas normais ao dia-a-dia daqueles profissionais”

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.