Agente que lançou gás pimenta sobre alunos de Braga acusado de 9 crimes

ervega / Flickr

Polícias com máscaras de gás

O Ministério Público acusou de nove crimes de ofensa à integridade física qualificada um agente da PSP de Braga que lançou gás pimenta durante uma manifestação de alunos na Escola Secundária Alberto Sampaio, naquela cidade, em janeiro de 2013.

Segundo nota hoje publicada no site da Procuradoria-Geral Distrital do Porto, o Ministério Público considerou indiciado que o arguido, “sem aviso prévio, sem solicitar a opinião de colegas e sem ordem superior, pulverizou os manifestantes com gás pimenta”.

Nove alunos foram atingidos, tendo sofrido “ardor e irritação dos olhos, da boca e da pele da cara”.

Os factos remontam à manhã do dia 18 de janeiro de 2013 e registaram-se no parque de estacionamento da Escola Secundária Alberto Sampaio, por ocasião de uma manifestação de alunos contra a decisão do Ministério da Educação que determinava a sua integração no Agrupamento de Escolas de Nogueira.

Nesse mesmo dia, o comando nacional da PSP admitiu a utilização de gás pimenta, alegando que o objetivo foi evitar uma operação “mais musculada”.

Durante a manifestação, os portões da escola foram fechados a cadeado.

Segundo o comando nacional da PSP, quando os agentes de Braga chegaram ao local “foi necessário passar pelo cordão de alunos que se encontravam a obstruir a passagem”, de forma a garantir que os bombeiros “teriam acesso ao portão para cortar o cadeado”.

“Durante esta intervenção, alguns alunos agarraram-se aos polícias na tentativa de os demoverem dessa intenção, cercando-os posteriormente. Para evitar a necessidade de intervenção com bastões de ordem pública, foi utilizado por um polícia gás pimenta, para cessar os actos referidos”, explicou a PSP.

Para o comando da PSP, a intervenção “foi feita na medida e proporção a evitar uma intervenção mais musculada”.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Estou de acordo com o comentário anterior. Sr.Gurdas da PSS,GNR e outras forças policiais. Não saisãm dos quarteis ou esquadra e dediquem-se a jogar às damas. Entreguem as armas, bastões,gaz pimentas, tazers e outros meios de defesa e segurança publica pois os senhores juizes e os papás dos meninos não gostam que lhes batam. São meninos exemplares que se atiram aos agentes de autoridade mas quer uns quer outros quando se vêm aflitos só sabem chamar ” Ó da guarda”. E esta heim? Já agora, força Agente Helmano, creia que tem o apoio de muita gente e não se esqueça, quando iniciar qualquer perseguição policial, só utilize “fisga” ou tente acertar com “cuspe” mas não na cara pois também pode ser incomodado.

  2. Facto: Dentro de certos sectos considerados “ordens secretas”(satanicas) no nosso governo, policias são chamados de cães, pois essas mesmas “ordens” sabem que um policia nada mais é que um SO(Seguidor de Ordens) ao serviço da Elite. Cada Humano que entra para a força policial deve ter em conta que é um inimigo claro do povo e que chegará a altura em que o povo o irá considerar como tal.
    Pergunta: Quem é pior? Aquele que manda matar ou bater, ou aquele que mata ou bate?
    O Português cada vez mais anda a ficar acéfalo.. “O povo é Sereno” é sereno e acredita no que o mestre dos escravos lhes serve em propaganda..

RESPONDER

Novo apoio social de até 501 euros aprovado. Inclui sócios-gerentes, informais e estagiários

O Parlamento continua na maratona de votações no âmbito da apreciação do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) na especialidade. Nesta quarta-feira, os parlamentares aprovaram o novo apoio social de até 501 euros, bem como …

Deco exige 1,1 milhões de euros ao Vitória de Guimarães em tribunal

O empresário e ex-futebolista Deco exige 1,1 milhões de euros ao Vitória de Guimarães, da I Liga portuguesa de futebol, numa ação interposta no Juízo de Execução de Guimarães, informa o portal Citius, do Ministério …

PSD junta-se a BE e PCP para travar transferências para Novo Banco (e as Finanças ficam "estupefactas")

No último dia de votações na especialidade, o PSD juntou-se à esquerda para impedir a injeção de 476,6 milhões de euros do Fundo de Resolução ao Novo Banco em 2021, tal como previsto no Orçamento …

Há uma planta que evoluiu para se "esconder" do Homem

Uma planta utilizada na medicina tradicional chinesa evoluiu, mudando a própria pigmentação, para se tornar menos visível ao Homem, sugere uma nova investigação, dando conta que em causa está uma estratégia de sobrevivência. O estudo, …

Luz verde. PAN abstém-se e garante aprovação do OE2021

A votação final global do Orçamento do Estado para 2021 acontece esta quinta-feira no Parlamento. A sua aprovação está garantida devido à abstenção do PCP, PEV e PAN, apesar do voto contra do Bloco de …

Mais de 500 funcionários públicos vão ajudar SNS. Camas de cuidados intensivos podem chegar às 1.000

A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou, em entrevista ao Público e à Renascença, que mais de 500 funcionários públicos vão integrar as equipas de rastreio do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Na entrevista conjunta ao …

Erro de fabrico levanta questões sobre vacina de Oxford

A AstraZeneca e a Universidade de Oxford reconheceram esta quarta-feira um erro de fabrico que está a levantar questões sobre os resultados preliminares e a eficácia da sua vacina experimental contra a covid-19. O comunicado, onde …

Partiu o "mais humano dos deuses" quando tentava mudar de vida. 9 ambulâncias socorreram Maradona, mas foi em vão

A Argentina está em choque com a morte de Diego Armando Maradona. O coração de El Pibe não aguentou numa altura em que estava a tentar mudar de vida, com exercícios físicos, dieta e a …

Manter o ar de casa limpo pode reduzir a probabilidade de propagar covid-19

Além das precauções atualmente recomendadas, garantir que o ar em espaços interiores esteja o mais limpo possível também pode ajudar a reduzir a probabilidade de propagar o novo coronavírus. A grande maioria da transmissão do SARS-CoV-2 …

Navio australiano filma meteoro a desintegrar-se no céu da Tasmânia

O navio de pesquisa científica da CSIRO capturou imagens surpreendentes de um meteoro a desintegrar-se no oceano, muito perto da Tasmânia. Na quarta-feira, o navio de pesquisa científica da CSIRO capturou um meteoro a desintegrar-se no …