Dirigente sindical da PSP faz greve de fome em Belém

O presidente do Sindicato Unificado da PSP, Peixoto Rodrigues, começou uma greve de fome, esta terça-feira, em frente à residência oficial do Presidente da República. Este é um caso inédito na força de segurança pública.

Desde as 10h desta terça-feira que Ernesto Peixoto Rodrigues está em greve de fome junto ao Palácio de Belém. O líder sindical exige que o Governo retome o pagamento do suplemento de férias, pede uma revisão dos subsídios e contesta a existência de dois subsistemas de segurança social, noticia a TSF.

“Está lá um banco de jardim, não tenho problemas em ficar lá”, disse Peixoto Rodrigues ao jornal i. O silêncio do Governo em relação às exigências da força de segurança levaram-no a tomar a decisão de fazer a greve de fome, idêntica à feita pelo presidente do Sindepor.

Em comunicado, o Sindicato Unificado da Polícia (SUP) afirma que as exigências não são infundadas e vêm no seguimento do “incumprimento da decisão judicial do Supremo Tribunal Administrativo, que condenou o Estado ao pagamento de todos os Suplementos Remuneratórios aos elementos policiais desde 2010, durante os períodos de férias”.

Outra das possibilidade, segundo o comunicado da SUP é “o aumento imediato do Suplemento por Serviço nas Forças de Segurança, para o percentual de 25%” ou “a revisão imediata do fator de sustentabilidade, aplicado aos profissionais da PSP, que se aposentaram entre 2014 e 2015, fator esse que resultou numa perda significativa do valor da pensão de aposentação”.

A greve de fome será apenas feita por Peixoto Rodrigues, mas contará com a presença em Belém de outros agentes da PSP, que irão apoiar o líder sindical em termos logísticos. Peixoto Rodrigues continuará a ingerir líquidos, mas não comerá alimentos sólidos.

“É uma ação planeada, que não é contra ninguém, mas sim a favor da PSP“, afirmou Peixoto Rodrigues em declarações à Lusa. “Os polícias fazem parte de um corpo especial da administração pública e são dos poucos que não têm direito à greve”, acrescentou.

As negociações com o Governo não estão a avançar, o que levou à frustração do líder da SUP. “Várias reivindicações estão em cima da mesa que são do conhecimento do Ministério da Administração Interna desde o ano passado e sem qualquer tipo de resposta ou de início de negociação”, citou o Correio da Manhã.

A greve de fome acontece na véspera de uma manifestação de polícias fardados marcada para Lisboa e organizada por vários sindicatos da PSP.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Feira do Livro do Porto partilha recandidatura de Moreira. "Foi erro de funcionária"

A câmara do Porto explicou que a partilha do ‘post’ sobre a recandidatura de Rui Moreira feita este domingo na página de Facebook da “Feira do Livro do Porto” se deveu a “erro de uma …

Emma, uma pequena rinoceronte, viajou para o Japão para encontrar o amor

Uma pequena rinoceronte branca de cinco anos viajou de Taiwan para o Japão. Tudo para encontrar o amor. Tal como muitos humanos, os planos de viagem de Emma acabaram por ter de ser adiados devido ao …

Países Baixos 3-2 Ucrânia | Futebol espectáculo em Amesterdão

Os Países Baixos, campeões em 1988, derrotaram hoje a Ucrânia, por 3-2, em jogo da primeira jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, disputado em Amesterdão. Os Países Baixos estiveram a ganhar por 2-0, com …

Esta pequena ilha nas Caraíbas já não tem restrições (e está a oferecer noites em hotéis)

A ilha de Curaçao está a suspender todas as restrições que foram implementadas no âmbito da pandemia de covid-19 e para comemorar está a oferecer estadias em hotéis para os turistas. Curaçao, um território holandês que …

10 estrangeiros do Benfica já jogaram em Europeus (duas estreias na mesma tarde)

Num espaço de seis horas, Seferović e Vertonghen juntaram-se à lista restrita. É um pouco extensa a lista de futebolistas portugueses que jogaram a fase final de um Europeu enquanto tinham contrato com o Benfica. Portugal participou …

"Clara desconexão". Empresas ganham milhões com o consumo de álcool por menores

Os jovens menores de idade consumiram 8,6% das bebidas alcoólicas vendidas em 2016, o que representa lucros de cerca de 17,5 mil milhões de dólares para as empresas. Os produtos das empresas AB Inbev, MillerCoors e …

Após 12 anos de Netanyahu no poder, Israel tem um novo primeiro-ministro

O Parlamento de Israel aprovou, este domingo, o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, que sucede a Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos. Dos 119 deputados presentes, de um Parlamento …

Áustria 3-1 Macedónia do Norte | Banco austríaco vale triunfo inédito

A Áustria estreou-se, este domingo, com um triunfo sobre a Macedónia do Norte, por 3-1, no Euro2020, no primeiro jogo do Grupo C da competição, disputado em Bucareste. Stefan Lainer (18 minutos), Michael Gregoritsch (78) e …

Facebook restringe conta de André Ventura

A rede social decidiu restringir, durante 24 horas, a conta do presidente e deputado único do Chega, após terem sido denunciadas duas publicações. De acordo com o Correio da Manhã, denúncias em duas publicações feitas por …

Com parecer desfavorável, arraial da IL juntou centenas (e fez mira a adversários)

A Iniciativa Liberal organizou, este sábado, apesar do parecer desfavorável das autoridades de saúde, um arraial comício, onde se juntaram centenas de pessoas, para dar "esperança" a Lisboa e mostrar que "não há impossíveis". No seu …