Dirigente sindical da PSP faz greve de fome em Belém

O presidente do Sindicato Unificado da PSP, Peixoto Rodrigues, começou uma greve de fome, esta terça-feira, em frente à residência oficial do Presidente da República. Este é um caso inédito na força de segurança pública.

Desde as 10h desta terça-feira que Ernesto Peixoto Rodrigues está em greve de fome junto ao Palácio de Belém. O líder sindical exige que o Governo retome o pagamento do suplemento de férias, pede uma revisão dos subsídios e contesta a existência de dois subsistemas de segurança social, noticia a TSF.

“Está lá um banco de jardim, não tenho problemas em ficar lá”, disse Peixoto Rodrigues ao jornal i. O silêncio do Governo em relação às exigências da força de segurança levaram-no a tomar a decisão de fazer a greve de fome, idêntica à feita pelo presidente do Sindepor.

Em comunicado, o Sindicato Unificado da Polícia (SUP) afirma que as exigências não são infundadas e vêm no seguimento do “incumprimento da decisão judicial do Supremo Tribunal Administrativo, que condenou o Estado ao pagamento de todos os Suplementos Remuneratórios aos elementos policiais desde 2010, durante os períodos de férias”.

Outra das possibilidade, segundo o comunicado da SUP é “o aumento imediato do Suplemento por Serviço nas Forças de Segurança, para o percentual de 25%” ou “a revisão imediata do fator de sustentabilidade, aplicado aos profissionais da PSP, que se aposentaram entre 2014 e 2015, fator esse que resultou numa perda significativa do valor da pensão de aposentação”.

A greve de fome será apenas feita por Peixoto Rodrigues, mas contará com a presença em Belém de outros agentes da PSP, que irão apoiar o líder sindical em termos logísticos. Peixoto Rodrigues continuará a ingerir líquidos, mas não comerá alimentos sólidos.

“É uma ação planeada, que não é contra ninguém, mas sim a favor da PSP“, afirmou Peixoto Rodrigues em declarações à Lusa. “Os polícias fazem parte de um corpo especial da administração pública e são dos poucos que não têm direito à greve”, acrescentou.

As negociações com o Governo não estão a avançar, o que levou à frustração do líder da SUP. “Várias reivindicações estão em cima da mesa que são do conhecimento do Ministério da Administração Interna desde o ano passado e sem qualquer tipo de resposta ou de início de negociação”, citou o Correio da Manhã.

A greve de fome acontece na véspera de uma manifestação de polícias fardados marcada para Lisboa e organizada por vários sindicatos da PSP.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Blá blá blá". Greta Thunberg acusa líderes mundiais de não cumprirem com as promessas climáticas

Ativista considera que os anúncios feitos pelos líderes mundiais não passam de bonitas intenções que, na prática, não se traduzem em ações com verdadeiro impacto na luta contra as alterações climáticas. Greta Thunberg acusou os líderes …

Mulher com síndrome de Down perde ação judicial contra a lei do aborto no Reino Unido

Na semana passada, uma mulher com síndrome de Down perdeu uma ação judicial contra o governo britânico por causa de uma lei que permite o aborto até ao fim da gestação de fetos que poderão …

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …

Alunos carenciados com desempenho inferior aos dos mais favorecidos

Mesmo tendo acesso a meios digitais, o desempenho dos alunos carenciados foi sempre “inferior” aos dos seus colegas oriundos de meios mais favorecidos.  Segundo noticia o Público, esta é uma das principais conclusões a que chegou …

José Rendeiro condenado a três anos e seis meses de prisão efetiva

Embaixador jubilado Júlio Mascarenhas acusa o BPP de o ter convencido a investir num produto com juros e capital garantido num momento em que o banco já atravessava sérias dificuldades. O antigo presidente do Banco Privado …

Cantor R. Kelly declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual

O cantor norte-americano R. Kelly foi esta segunda-feira declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual, após um julgamento em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), que decorreu durante seis semanas, no qual …

"A FIFA engloba 211 países e 133 nunca estiveram num Mundial"

Arsène Wenger apresenta argumentos para defender a realização de um campeonato do mundo de dois em dois anos. O novo calendário FIFA continua a originar reacções e entrevistas. Arsène Wenger falou sobre as propostas - a …

Responsáveis do Lar do Comércio acusados por 67 crimes de maus tratos

O Ministério Público (MP) imputou 67 crimes de maus tratos, 17 deles agravados por resultarem em morte, a um ex-presidente e a uma diretora de serviços do Lar do Comércio, em Matosinhos. Num processo em que …