Dirigente sindical da PSP faz greve de fome em Belém

O presidente do Sindicato Unificado da PSP, Peixoto Rodrigues, começou uma greve de fome, esta terça-feira, em frente à residência oficial do Presidente da República. Este é um caso inédito na força de segurança pública.

Desde as 10h desta terça-feira que Ernesto Peixoto Rodrigues está em greve de fome junto ao Palácio de Belém. O líder sindical exige que o Governo retome o pagamento do suplemento de férias, pede uma revisão dos subsídios e contesta a existência de dois subsistemas de segurança social, noticia a TSF.

“Está lá um banco de jardim, não tenho problemas em ficar lá”, disse Peixoto Rodrigues ao jornal i. O silêncio do Governo em relação às exigências da força de segurança levaram-no a tomar a decisão de fazer a greve de fome, idêntica à feita pelo presidente do Sindepor.

Em comunicado, o Sindicato Unificado da Polícia (SUP) afirma que as exigências não são infundadas e vêm no seguimento do “incumprimento da decisão judicial do Supremo Tribunal Administrativo, que condenou o Estado ao pagamento de todos os Suplementos Remuneratórios aos elementos policiais desde 2010, durante os períodos de férias”.

Outra das possibilidade, segundo o comunicado da SUP é “o aumento imediato do Suplemento por Serviço nas Forças de Segurança, para o percentual de 25%” ou “a revisão imediata do fator de sustentabilidade, aplicado aos profissionais da PSP, que se aposentaram entre 2014 e 2015, fator esse que resultou numa perda significativa do valor da pensão de aposentação”.

A greve de fome será apenas feita por Peixoto Rodrigues, mas contará com a presença em Belém de outros agentes da PSP, que irão apoiar o líder sindical em termos logísticos. Peixoto Rodrigues continuará a ingerir líquidos, mas não comerá alimentos sólidos.

“É uma ação planeada, que não é contra ninguém, mas sim a favor da PSP“, afirmou Peixoto Rodrigues em declarações à Lusa. “Os polícias fazem parte de um corpo especial da administração pública e são dos poucos que não têm direito à greve”, acrescentou.

As negociações com o Governo não estão a avançar, o que levou à frustração do líder da SUP. “Várias reivindicações estão em cima da mesa que são do conhecimento do Ministério da Administração Interna desde o ano passado e sem qualquer tipo de resposta ou de início de negociação”, citou o Correio da Manhã.

A greve de fome acontece na véspera de uma manifestação de polícias fardados marcada para Lisboa e organizada por vários sindicatos da PSP.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …

Ministério Público abre investigação a Juan Guaidó por corrupção

O Ministério Público da Venezuela anunciou a abertura de uma investigação penal contra Juan Guaidó por suspeita de corrupção relacionada com fundos para assistência a cidadãos venezuelanos na Colômbia. O anúncio foi pelo procurador-geral designado pela …

Cientistas descobrem no veneno de escorpião antibiótico contra tuberculose

Químicos no veneno podem combater estirpes resistentes da tuberculose e a bactéria causadora da pneumonia e septicemia. Veneno pode ainda travar o crescimento de células cancerígenas. Cientistas descobriram no veneno de escorpião antibióticos contra a tuberculose …

Câmara de Lisboa já cobrou 17 mil euros por trotinetas mal-estacionadas

A Polícia Municipal de Lisboa cobrou 17.145 euros em coimas por trotinetas mal-estacionadas, entre fevereiro e o início de junho, tendo removido 1.820 veículos do centro da cidade nos últimos cinco meses. "A verificação das infrações …

Berardo mostra-se "incrédulo com falta de memória" de Constâncio

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP) disse, esta terça-feira, que Joe Berardo mentiu no Parlamento sobre alegadas reuniões entre ambos. O empresário, por sua vez, mostra-se "incrédulo com a sua falta de memória". "Tudo isso é …

Marcelo diz que foi "sensato" não incluir pergunta sobre origem étnico-racial no Censos 2021

O Presidente da República considerou que foi uma decisão sensata não incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, face ao debate gerado, embora a ideia fosse boa. "Acho que foi uma …

Esfinge gigante de Ramsés II vê a luz do dia ao fim de quase 100 anos

https://vimeo.com/343091742 Uma enorme esfinge do faraó egípcio Ramsés II viu finalmente a luz do dia, no passado dia 12 de junho, depois de ter sido recolocada através de um sistema monumental que a fez "flutuar" pelo …

Vai baixar o custo das chamadas para números começados por 707 e 708

A Anacom anunciou uma descida de 48% no preço máximo das chamadas de telemóvel para números começados por 707 e 708, e de 10% para telefone fixo. A decisão da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) de baixar os …

PSG abre a porta a Neymar (e o Barcelona não a fecha)

Depois de o eventual regresso de Neymar ao Barcelona ecoar na imprensa desportiva, o presidente do Paris Saint Germain, Nasser Al-Khelaifi quebrou o silêncio sobre o jogador brasileiro. Em entrevista à France Football, o presidente …

“Explosão suspeita” entre China e Coreia do Norte causou um sismo

Os serviços sismológicos chineses registaram um sismo de 1,3 graus de magnitude na escala de Richter às 19h38 locais (12h38 em Lisboa), na cidade chinesa de Hunchun, causado por uma “explosão suspeita”, disseram as autoridades …