Agência atribui a Portugal rating acima de “lixo”

O.I.N. / Wikimedia

-

A agência de rating ARC Ratings atribuiu uma notação de BBB-, primeiro nível acima da categoria de “lixo”, com perspetiva estável à dívida soberana de Portugal na primeira avaliação que a empresa fez à economia portuguesa, foi hoje anunciado.

Num relatório hoje divulgado, a ARC Ratings (ARC) explica que a notação atribuída, que não foi feita a pedido do país, se baseia na vontade política de estabilizar a economia, numa recuperação económica mais apoiada nas exportações e na estabilidade política e continuidade de políticas entre os partidos do arco da governação, incluindo já as próximas eleições legislativas.

A gestão proativa que limita os riscos associados à elevada dívida pública de 130% do Produto Interno Bruto (PIB), a queda do desemprego, o programa de compra de dívida pública por parte do Banco Central Europeu e o fato de pertencer à zona euro são outros dos fatores que justificam a atribuição da notação de BBB-, refere a ARC.

Em relação aos riscos que a economia portuguesa enfrenta, a ARC destaca o histórico de fraco crescimento económico, incluindo antes da crise, a falta de competitividade da economia, a elevada dívida pública, a elevada alavancagem da economia e os riscos de contágio associados a uma eventual saída da Grécia do euro.

Para a atribuição da notação de BBB- com perspetiva estável, a ARC baseou-se numa previsão de crescimento económico entre 1,5% e 2% a médio prazo, numa descida, ainda que muito moderada, da dívida pública para níveis abaixo dos atuais 130% do PIB, no regresso da confiança dos investidores, numa melhoria da posição externa e na estabilidade no setor financeiro.

A ARC refere ainda que uma melhoria da notação do rating de Portugal poderia ser originada uma “transformação estrutural da economia” resultante de uma “melhoria significativa da economia real”.

Em sentido contrário, a ARC refere que o rating de Portugal pode sofrer um corte caso ocorra um cenário de deflação ou a adoção de políticas fraturantes.

A ARC é uma empresa de rating com base em Londres e Lisboa – anteriormente conhecida como Companhia Portuguesa de Rating – e tem como parceiros agências de rating na Índia (CARE Ratings), Malásia (MARC), Brasil (SR Ratings) e África do Sul (GCR).

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Novo relatório aponta possível causa para número anormal de doenças causadas pelo vaping

Um novo relatório vem confirmar que o acetato de vitamina E encontrado em muitos produtos utilizados pelos vapers pode ser o responsável pelos problemas de saúde. O ano de 2019 ficou marcado por várias doenças e …

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …

Milhares de manifestantes voltam às ruas de Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve, este domingo, onze pessoas e apreendeu várias armas, incluindo uma pistola, pouco antes do início de uma manifestação convocada para a cidade, para a qual se espera uma forte …

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …