/

Afinal, voz da gravação inédita pode não ser de Frida Kahlo

Familiares e ex-alunos de Frida Kahlo rejeitam que a voz que se ouve na gravação recentemente descoberta seja da pintora mexicana.

Na semana passada, a Biblioteca Nacional de Música do México revelou um áudio que poderá ser o primeiro registo da voz de Frida Kahlo. No áudio, gravado em 1953 ou 1954, a pintora mexicana lê parte de um texto que escreveu no livro-catálogo da exposição “Diego Rivera, 50 anos de trabalho artístico”.

Mas agora, segundo o The Guardian, familiares e ex-alunos da célebre pintora rejeitam que seja a sua voz na gravação recentemente descoberta. “Tanto quanto a família Kahlo sabe, não há registos da voz de Frida“, afirmam os familiares num comunicado.

Dois ex-alunos da artista, Arturo Estrada Hernández e Guillermo Monroy Becerril, também concordam que a voz que se ouve na gravação não é de Kahlo.

“Não reconheço esta voz. A primeira vez que a conheci, notei que era uma mulher com uma voz muito doce e alegre… a voz real de Frida era muito animada, encantadora e alegre. Não era séria, suave ou delicada … era cristalina”, afirma Becerril à agência EFE, acrescentando que praticamente viveu com Kahlo e com outros amigos na Casa Azul, a casa de família da pintora na Cidade do México.

De acordo com o jornal britânico, há ainda uma atriz mexicana que acredita que a voz que se ouve nesta gravação é a sua. Trata-se de Amparo Garrido, que deu voz à Branca de Neve quando o filme da Disney foi dobrado, em 1937, para a língua espanhola.

“Sinto que sou eu. Gravei várias coisas para o El Bachiller… Tenho quase a certeza que fui eu que gravei isto”, explica a atriz à Radio Formula.

Recorde-se que a ministra da Cultura mexicana, Alejandra Frausto, anunciou, que o arquivo agora encontrado estava na coleção de Álvaro El Bachiller Gálvez y Fuentes – locutor de rádio, apresentador de televisão e jornalista mexicano – e fazia parte de um dos programas que produziu para a estação XEW na década de 50.

Além disso, os filhos de Garrido também dizem reconhecer a voz da mãe no clipe. Um deles, Ismael, duvida até que a famosa pintora estivesse em condições naquela época para fazer a gravação.

“Frida Kahlo nasceu em 1907, morreu em 1954, e pensa-se que este áudio será de há 65 anos, ou seja, no ano em que faleceu“, conta também à estação de rádio mexicana. “Este facto dificulta um pouco as coisas porque, em 1954, Frida estava no hospital praticamente todo o tempo. E, além disso, a voz está bastante afetada”.

Frida Kahlo foi uma pintora mexicana que criou muitos retratos, auto-retratos e obras inspiradas na natureza e nos artefactos do México. Inspirada na cultura popular do país, empregou um estilo de arte popular ingénua para explorar questões de identidade, pós-colonialismo, género, classe e raça na sociedade mexicana.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.