/

Nunca se tinha ouvido a voz de Frida Kahlo (até agora)

O enigma mexicano sobre a voz de Frida Kahlo terá sido finalmente resolvido. Num áudio gravado em 1953 ou 1954, Frida lê parte de um texto que escreveu no livro-catálogo da exposição “Diego Rivera, 50 anos de trabalho artístico” de 1949.

A Biblioteca Nacional de Música do México revelou que vários especialistas estão a estudar um áudio que poderia ser o primeiro registo de som da pintora Frida Kahlo, relata o jornal Excelsior. “Com a sua cabeça asiática, na qual nasce um cabelo escuro, tão fino que parece flutuar no ar, é um menino grande e imenso, com um rosto amistoso e um olhar triste”, ouve-se uma doce voz feminina a descrever Diego Rivera.

Frida, que esteve duas vezes casada com Diego, um dos três grandes muralistas do século XX no México, fala dele e “dos seus olhos salientes, escuros, inteligentes e grandes”. Diego e Frida foram um dos casais mais famosos no México, sempre associados à imagem dos mexicanos e conhecidos pela sua relação de amor e pelas infidelidades do muralista.

A Ministra da Cultura do México, Alejandra Frausto, anunciou, segundo a AFP, a 12 de junho que este arquivo estava na coleção de Álvaro El Bachiller Gálvez y Fuentes – locutor de rádio, apresentador de televisão e jornalista mexicano – e fazia parte de um dos programas que produziu para a estação XEW na década de 1950.

O diretor da Biblioteca Nacional de Música do México, Pável Granados, afirmou que a voz foi capturada “no exterior, com um gravador portátil” e as evidências que sugerem que é Frida e que não se trata de uma locutora profissional, já que se pode ouvir a respiração e um ligeiro riso.

As pessoas que conheciam a pintora, como Guadalupe Rivera, confirmaram que realmente será ela a falar, embora alguns especialistas indiquem que é muito difícil lembrarmo-nos de uma voz depois de tanto tempo.

Granados sublinhou que “até agora não houve uma gravação de Frida Kahlo”, por isso a sua voz “tem sido um grande enigma, uma busca constante”. Frausto sublinhou que “poderíamos chegar à conclusão, sem dar 100% de certeza” de que é a artista.

Frida Kahlo foi uma pintora mexicana que criou muitos retratos, auto-retratos e obras inspiradas na natureza e nos artefactos do México. Inspirada na cultura popular do país, empregou um estilo de arte popular ingénua para explorar questões de identidade, pós-colonialismo, género, classe e raça na sociedade mexicana.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.