Afinal, Trump pode mesmo ser (outra vez) “Pessoa do Ano”

(dr) Time

Capa da revista Time, Person of The Year 2016

O Presidente dos EUA contou que tinha sido contactado pela Time para ser, outra vez, nomeado “Pessoa do Ano”. A revista negou esse contacto mas, pelos vistos, Donald Trump está mesmo entre os candidatos.

A revista Time divulgou a shortlist de possíveis candidatos a “Pessoa do Ano 2017” e houve uma surpresa: Donald Trump consta na listagem. Mesmo depois de o Presidente ter dito que recusou o título este ano depois de a revista lho ter comunicado antecipadamente.

O político norte-americano venceu o prémio em 2016 e afirmou recentemente que a revista o teria informado que “provavelmente” receberia a distinção pela segunda vez consecutiva.

O presidente acrescentou, através do Twitter, que teria recusado recebê-lo, alegando que a Time lhe tinha dito que teria de fazer uma entrevista e uma nova sessão fotográfica.

Na altura, a revista respondeu ao tweet, negando a informação dada pelo Presidente norte-americano: “O Presidente está incorreto acerca da maneira como nós escolhemos a ‘Pessoa do Ano’. A Time não comenta a sua escolha até à publicação da mesma, que acontecerá a 6 de dezembro“.

Contudo, a escolha pode realmente voltar a recair em Trump. E a disputar o lugar com o republicano estão candidatos tão diversos como Jeff Bezos, o CEO da Amazon, a realizadora de Mulher Maravilha, Patty Jenkins, mas também outros políticos, como o líder norte-coreano Kim Jong-Un e o presidente chinês Xi Jinping.

O movimento #MeToo, que tem contribuído para a divulgação dos casos de assédio sexual em Hollywood, também pode vencer.

A distinção de “Pessoa do Ano” da Time reconhece uma pessoa ou grupo de pessoas que tenha tido grande influência nas notícias que marcaram o ano, pela positiva ou negativa. A revelação do vencedor ou vencedora deste ano chega esta quarta-feira.

Este prémio é entregue desde 1927 e já distinguiu personalidades tão díspares como Mahatma Gandhi, Franklin D. Roosevelt, Estaline, Hitler, Winston Churchill, Rainha Isabel II, Barack Obama ou Mark Zuckerberg.

PARTILHAR

RESPONDER

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …

Plástico é responsável por 80% do lixo nos oceanos

Um estudo global publicado na quinta-feira revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida surge o metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel …

Governo sabia da partilha de dados de ativistas russos desde março

O Governo sabia do envio para a embaixada russa dos dados pessoais dos manifestantes anti-Putin desde março. A notícia foi avançada pela RTP. Os ativistas russos revelaram que a sua queixa sobre a atitude da Câmara …

Nome "Donald" atingiu um recorde de baixa popularidade nos EUA

Donald Trump parece ter garantido que será o "Donald" mais notável dos próximos anos, já que o nome do ex-presidente dos Estados Unidos atingiu o recorde de baixa popularidade, em 2020. Um novo relatório da Social …

Euro2020. Eriksen caiu inanimado no relvado, mas já está "estável"

O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do Grupo B do Euro2020, foi interrompido ao minuto 43 depois do médio Christian Eriksen ter caído inanimado do relvado. O jogador do Inter Milão, de 29 …

Hungria quer proibir conteúdos sobre homossexualidade a menores de 18

O Governo conservador húngaro preparou nova legislação que proíbe a exibição de material pornográfico de qualquer tipo e de quaisquer conteúdos que encorajem a mudança de género ou a homossexualidade a menores de 18 anos. O …

Boris "não hesitará" em suspender acordo por causa da Irlanda do Norte

O primeiro-ministro britânico afirmou, este sábado, que "não hesitará" em suspender o acordo do Brexit se a União Europeia (UE) não mostrar flexibilidade e aceitar aplicá-lo de forma "sensata". "Se o protocolo continua a ser aplicado …