Afinal, a Tesla não vai fechar todas as lojas (e até vai aumentar os preços)

Leo Nguyen / Wikimedia

Interior de um Tesla Model 3 autónomo

A Tesla acaba de recuar. Ao contrário do que foi há dias anunciado, a empresa do multimilionário Elon Musk dá agora conta que não vai fechar a maior parte das suas lojas de vendas físicas, iniciativa que iria permitir à fabricante norte-americana reduzir os preços dos veículos em cerca de 6%. 

Em comunicado, a Tesla revela que vai manter um número significativamente maior de lojas abertas do que anunciado anteriormente. A mudança de estratégia fará com que a empresa de Musk aumente o preço dos seus carros elétricos em 3% em todo o mundo.

A nova política vigorará já a partir de 18 de março e, por isso, a Tesla alerta os possíveis clientes de que têm uma semana para fazer as suas reservas antes que o aumento de preço seja aplicada. De acordo com a empresa, a medida vai afetar os modelos mais caros do Model 3, Model S e Model X, mas não o Model 3 mais barato, comercializado por 35.000 mil dólares (cerca de 31 mil euros), que mantém o seu preço.

Até ao momento, a Tesla encerrou “10% dos pontos de venda” em todo o mundo, mas estas são as lojas que teriam sido “encerradas de qualquer forma”, tal como explica a fabricante, recordando que algumas destas lojas vão reabrir, mas com menos funcionários. No total, 20% das lojas estão sob avaliação e, dependendo da sua eficácia nos próximos meses, a empresa decidirá se serão encerradas ou se permanecerão abertas.

Apesar de o recuo, a estratégia das vendas online mantém-se, assim como o serviço de retorno das viaturas por insatisfação até sete dias ou 1.000 milhas percorridas, pode ler-se na mesma nota este domingo publicada.

Uma porta voz da fabricante, citado pela NBC News, adiantou que a empresa não faria mais comentários sobre a situação e não revelou que lojas fecharão de imediato.

Importa recordar que a Tesla revelou recentemente uma previsão de prejuízo para o primeiro trimestre de 2019, levando a empresa a desvalorizar 4,1%. Um dos planos para contornar a “crise” passaria pela versão low-cost do Model 3 mas, sobretudo, o encerramento da maioria das lojas físicas.

O negócio ficaria somente no online, permitindo à empresa baixar o preço dos carros. Semanas depois, o cenário mudou e, na globalidade dos veículos, os preços vão subir.

SA, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas conseguiram manter tecido cerebral de cobaias vivo durante semanas

Cientistas japoneses conseguiram manter partes de tecido cerebral de cobaias vivas e viáveis durante 25 dias, isoladas numa cultura, graças a um novo método. De acordo com o Science Alert, a chave para o sucesso foi …

Arqueólogos descobrem 25 sítios que comprovam presença militar romana no Norte e na Galiza

Investigadores portugueses e galegos descobriram 25 novos sítios no Norte de Portugal e na Galiza que “comprovam arqueologicamente” a presença militar romana nos dois territórios, correspondendo a maioria dos locais a “acampamentos militares”, revelou hoje …

EUA poderão manter alguns efetivos na Síria para proteger poços de petróleo

Os EUA planeiam deixar alguns efetivos no nordeste da Síria para proteger instalações petrolíferas e garantir o combate contra um possível ressurgimento do grupo extremista Estado Islâmico (EI), disse hoje o secretário de Defesa dos …

Polícias realizam manifestação conjunta em Lisboa a 21 de novembro

Elementos da PSP e da GNR realizam a 21 de novembro, em Lisboa, uma manifestação conjunta para exigirem ao novo Governo "a resolução rápida" dos problemas que ficaram por resolver na anterior legislatura. Com o lema …

Sérvia punida por racismo no jogo com Portugal

A UEFA condenou nesta segunda-feira a Sérvia a disputar o próximo jogo da fase de qualificação para o Euro 2020 à porta fechada, por manifestações racistas na partida com Portugal, disputada em Belgrado, que terminou …

Juve Leo lança críticas à direção: Um clube sem rumo e que precisa de bodes expiatórios

Depois de o Sporting rescindir os protocolos com a Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI devido à "escalada de violência" recente, a Juve Leo reagiu em comunicado com duras críticas à direção de …

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …