Afinal, registar um animal de estimação vai custar mais de 2,50 euros

Afinal, registar um animal de estimação não custa apenas 2,50 euros. Desde que as novas regras entraram em funcionamento na sexta-feira da semana passada, a Ordens dos Médicos Veterinários recebeu queixas.

Os 2,50 euros correspondem ao valor do registo, mas é preciso acrescentar mais taxas. Em declarações à TSF, Jorge Cid, bastonário da Ordem dos Veterinários, disse que os valores variam muito consoante o aparelho utilizado e a clínica onde decorre a consulta. “As pessoas têm de pagar essa taxa, mais o valor do microchip e o ato clínico veterinário ou consulta, além do custo da burocracia de preencher todos os dados do animal na plataforma e dar o certificado ao cliente”.

De acordo com o bastonário, os 2,50€ “são uma interpretação errónea pois há mais custos e além disso o veterinário ainda terá de pagar 23% pelo seu ato clínico que vem encarecer a identificação animal”. “É como ir comprar um carro ao stand e só lhe darem o valor do IUC, o Imposto Único de Circulação, sem saber o preço da viatura”, explica.

Nos últimos dias a Ordem foi contactada por muitas pessoas que procuravam informação ou se queixavam pois não acreditavam ou tinham dúvidas se a informação que estavam a receber dos veterinários era a correta.

Os veterinários estarão, segundo o bastonário, “numa posição ingrata“. “As pessoas andam a chegar às clínicas a dizer que vêm registar o seu animal e que vão pagar 2,5 euros”, afirmou Jorge Cid. Algumas “reclamam pois pensam que não estamos a cobrar aquilo que devíamos”, causando “muitos conflitos”, nomeadamente “na província”.

O bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários aconselha os donos a falarem com o seu veterinário para conhecerem os custos exatos que terão com cada registo, não avançando qualquer preço médio, máximo ou mínimo, pois a Ordem nem pode, por lei, imiscuir-se ou sugerir preços – aquilo que os veterinários cobram funciona em mercado livre.

A partir de sexta-feira passada, passou a ser obrigatório que todos os cães, gatos e furões sejam marcados com um microchip e registados, mediante o pagamento de 2,5 euros (valor definido para 2019/2020), numa plataforma eletrónica única, o SIAC – Sistema de Informação dos Animais de Companhia, que irá substituir as duas até agora existentes.

O registo obrigatório pretende, assim, combater o abandono dos animais, estando prevista a implantação de um chip eletrónico nos cães a partir do próximo verão – e para os gatos no ano seguinte -, e é condição necessária para poderem ser vacinados.

A par com a receita que obtinham pelo registo dos animais, as juntas de freguesia também compõem o seu orçamento com o licenciamento anual dos cães, cujo valor pode variar consoante a categoria.

Quem não registar os animais pode ser condenado a pagar uma multa entre os 50 e os 3.740 euros ou de 44.890 euros (se for pessoa coletiva) podendo ainda ficar sem os animais, que passarão para o Estado.

Quem tiver outros animais que figurem na lista de animais de companhia, como répteis, aves ou coelhos, entre outros, pode também registá-los, se assim o quiser ou por razões de natureza sanitária.

O chip de identificação já é obrigatório nos cães desde 2008. O aparelho permite apurar o nome do animal e dos seus donos, bem como a morada e o contacto, nomeadamente em caso de desaparecimento ou de abandono. Com um tamanho minúsculo, comparável a um grão de arroz, os chips são colocados nas omoplatas dos gatos e devem ser implantados por um veterinário.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Deves ser dos que cospes para o chão, sacodes a toalha da janela, atiras beatas para o chão, deixas ficar os jornais embrolhadinhos na areia quando vais a praia, despejas o saco no lixo aberto, não poes as garrafas no vidrão, e quando vais a bola deixas ficar as latas de cerveja no passeio ou a entrada de um predio, para quee os outros limpem!!!

      • Sim, Zeidiota!
        Eu devia ignorar-te já que a tua reacção diz tudo sobre ti!!
        Simplesmente te sentes no direito de cagar na vida de todos, não é?… E dado o detalhe do teu comentário esteriotipado, és dos que limpa o traseiro do cão com um lencinho de papel e deixas o monte de merda na calçada ou na relva, certo?… e as vezes que o deixas na varanda minúscula a ladrar todo dia?
        Para ti, e gajos/as como tu, ter cão devia custar não 1000 mas 5000, e +1000 por incomodares os vizinhos e por cada monte que deixas nas ruas e jardins, alem de seres obrigado a limpar e á terceira ficavas sem o bicho, talvez assim aprendesses, Idiota patético!

RESPONDER

O detetive a bordo do rover da NASA Perseverance

Marte está muito longe da famosa 221 Baker Street, mas um dos detetives mais conhecidos da ficção estará representado no Planeta Vermelho quando o rover Perseverance da NASA pousar no dia 18 de fevereiro de …

Nem o mar profundo se safa das alterações climáticas

Um novo estudo mostra que as alterações climáticas já estão a bater à porta do mar profundo, e os seus habitantes poderão em breve estar em perigo. De acordo com o site IFLScience, a equipa de …

Príncipe belga pede desculpa por violar confinamento em festa ilegal em Espanha

O príncipe Joachim da Bélgica disse “lamentar profundamente” não ter respeitado “todas as medidas” do confinamento durante uma viagem a Espanha, onde participou numa festa ilegal em Córdoba que está a ser investigada pela polícia. Depois …

Politólogo que previu que Trump seria Presidente vaticina a sua reeleição

O politólogo que previu que Donald Trump seria Presidente dos Estados Unidos vaticina agora a sua reeleição em novembro de 2020. Helmut Norpoth, professor de ciências políticas da Universidade Stony Brook, nos Estados Unidos, previu …

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …