Governo quer todos os gatos com chip de identificação até 2021 (ou há multa)

Depois dos cães, o Governo quer tornar obrigatório o uso do chip de identificação nos gatos. O projecto de decreto-lei do Ministério da Agricultura prevê que a medida seja implementada até 2021, ou haverá multas para quem não cumprir.

O projecto do Ministério da Agricultura prevê que os gatos que já nasceram tenham chip até 2021, enquanto que os que nascerem a partir de 18 de Maio terão que colocar o dispositivo num prazo de três meses, conforme noticia avançada pelo jornal Público.

A Lei implica os gatos domésticos e os animais que estejam à venda em lojas ou abrigados em Associações que cuidam deles e promovem a sua adopção.

Quem não cumprir arrisca uma multa que pode ir dos 50 euros até aos 3740 euros no caso de pessoas singulares. As pessoas colectivas, ou seja, as empresas que criam e vendem estes animais ou as Associações, podem pagar até 44.890 euros.

Nas situações consideradas mais graves, além da multa podem ser ainda aplicadas outras sanções, nomeadamente a perda dos animais, o impedimento do exercício da profissão e/ou actividade e a participação em feiras ou mercados, no caso das empresas.

O chip de identificação já é obrigatório nos cães desde 2008. O aparelho permite apurar o nome do animal e dos seus donos, bem como a morada e o contacto, nomeadamente em caso de desaparecimento ou de abandono.

Com um tamanho minúsculo, comparável a um grão de arroz, os chips são colocados nas omoplatas dos gatos e devem ser implantados por um veterinário.

ZAP //

 

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Isto sim é notícia! Era uma vergonha esta profunda discriminação. Os cães já há muito eram obrigados. Finalmente há justiça!

    • Porque vemos montes de gatos a mutilar e atacar crianças certo? Existem carradas de mortes de gatos que mataram pessoas não é verdade?

        • só alguém muita burro/tendencioso é que pensa sequer em estatisticas neste caso, não me lembro dos meus 42 anos de ter ouvido falar de um gato a matar um humano, já o contrário acontece com “regularidade” ou não me diga que quer contestar isso?

  2. Os XUXALISTAS não param !!
    Eles andam sempre a ver onde podem sacar algum.
    Agora são os gatos o alvo… Negócio das licenças, negócio dos chips, e finalmente o que mais gostam, negócio das multas.
    Não é preciso vir o Diabo… Eles transformam o país num inferno de taxas e taxinhas socialistas.
    Para quando o chips nos canários e piriquitos ?!?

    • Pois… é o que dá seguirem o exemplo dos xuxalistas da Austrália, Suíça, Nova Zelândia, País de Gales, etc, onde já é obrigatório…
      Pior será quando for obrigatório nos peixes!…
      O que vale é que hoje há futebol e por isso é a melhor altura para estas noticias…

  3. isto é o colectivismo a preparar o transhumanismo, aos poucos vai-se entranhando a ideia, daqui a pouco são os humanos obrigados a terem chip….a Bíblia fala qq coisa sobre o assunto :/

    estamos quase lá!

  4. É ridículo. Os gatos não matam gente com certeza. Mas também não danificam os veículos quando atropelados. Já bati num gato de moto e o pior foi para o animal. Os cães partem ópticas e amolgam o carro. É puro negócio vergonhoso.

  5. Será que tenho que começar a pensar que qualquer dia também vai ser para o periquito, o canário e o peixe do aquário?

  6. Não faz sentido ! … a não ser que seja mais uma das manobras para sacar euros aos cidadãos , talvez ninguém ainda se lembrou , mas falo por experiencia própria , os gatos domésticos , ou aqueles que os donos não os deixam sair de casa , raramente fogem , e quando fogem os donos acabam sempre por os capturar , basta que haja alguém que esteja mais permanentemente com os seus próprios gatos .

RESPONDER

O envelhecimento celular em humanos foi parcialmente revertido (com o uso de oxigénio)

Investigadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriram uma forma de reverter o processo de envelhecimento celular e podem ter feito um avanço na procura pela juventude eterna. O novo estudo publicado na revista Aging …

Porto 0-0 Man City | Pragmatismo portista garante “oitavos”

O FC Porto está nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os “azuis-e-brancos” precisavam apenas de um empate, ou que o Olympiacos não vencesse em França, em casa do Marselha, e ambos os pressupostos aconteceram – …

O céu tingiu-se de roxo na Suécia (e a culpa era de uma plantação de tomates)

O céu ficou misteriosamente tingido de roxo em Trelleborg, a cidade mais a sul da Suécia, por causa da luz vinda de uma plantação de tomate enuma cidade próxima. Há algumas semanas, os moradores de Trelleborg …

Maurícias estão a abater um morcego ameaçado de extinção por interesses económicos

O morcego das Maurícias, em perigo de extinção, é mais uma vez o centro de um polémico abate nas mãos do Governo, para alarme das organizações de conservação da vida selvagem. Sob pressão de agricultores e …

Procurador-geral dos EUA: não há provas de fraude eleitoral generalizada

O procurador-geral dos Estados Unidos da América, William Barr, reconheceu hoje que não houve fraude em dimensão suficiente para invalidar a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais norte-americanas. "Nesta altura, não vimos fraude a …

Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de …

Da "política do filho único" aos incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …