Governo quer todos os gatos com chip de identificação até 2021 (ou há multa)

Depois dos cães, o Governo quer tornar obrigatório o uso do chip de identificação nos gatos. O projecto de decreto-lei do Ministério da Agricultura prevê que a medida seja implementada até 2021, ou haverá multas para quem não cumprir.

O projecto do Ministério da Agricultura prevê que os gatos que já nasceram tenham chip até 2021, enquanto que os que nascerem a partir de 18 de Maio terão que colocar o dispositivo num prazo de três meses, conforme noticia avançada pelo jornal Público.

A Lei implica os gatos domésticos e os animais que estejam à venda em lojas ou abrigados em Associações que cuidam deles e promovem a sua adopção.

Quem não cumprir arrisca uma multa que pode ir dos 50 euros até aos 3740 euros no caso de pessoas singulares. As pessoas colectivas, ou seja, as empresas que criam e vendem estes animais ou as Associações, podem pagar até 44.890 euros.

Nas situações consideradas mais graves, além da multa podem ser ainda aplicadas outras sanções, nomeadamente a perda dos animais, o impedimento do exercício da profissão e/ou actividade e a participação em feiras ou mercados, no caso das empresas.

O chip de identificação já é obrigatório nos cães desde 2008. O aparelho permite apurar o nome do animal e dos seus donos, bem como a morada e o contacto, nomeadamente em caso de desaparecimento ou de abandono.

Com um tamanho minúsculo, comparável a um grão de arroz, os chips são colocados nas omoplatas dos gatos e devem ser implantados por um veterinário.

ZAP //

 

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Isto sim é notícia! Era uma vergonha esta profunda discriminação. Os cães já há muito eram obrigados. Finalmente há justiça!

    • Porque vemos montes de gatos a mutilar e atacar crianças certo? Existem carradas de mortes de gatos que mataram pessoas não é verdade?

        • só alguém muita burro/tendencioso é que pensa sequer em estatisticas neste caso, não me lembro dos meus 42 anos de ter ouvido falar de um gato a matar um humano, já o contrário acontece com “regularidade” ou não me diga que quer contestar isso?

  2. Os XUXALISTAS não param !!
    Eles andam sempre a ver onde podem sacar algum.
    Agora são os gatos o alvo… Negócio das licenças, negócio dos chips, e finalmente o que mais gostam, negócio das multas.
    Não é preciso vir o Diabo… Eles transformam o país num inferno de taxas e taxinhas socialistas.
    Para quando o chips nos canários e piriquitos ?!?

    • Pois… é o que dá seguirem o exemplo dos xuxalistas da Austrália, Suíça, Nova Zelândia, País de Gales, etc, onde já é obrigatório…
      Pior será quando for obrigatório nos peixes!…
      O que vale é que hoje há futebol e por isso é a melhor altura para estas noticias…

  3. isto é o colectivismo a preparar o transhumanismo, aos poucos vai-se entranhando a ideia, daqui a pouco são os humanos obrigados a terem chip….a Bíblia fala qq coisa sobre o assunto :/

    estamos quase lá!

  4. É ridículo. Os gatos não matam gente com certeza. Mas também não danificam os veículos quando atropelados. Já bati num gato de moto e o pior foi para o animal. Os cães partem ópticas e amolgam o carro. É puro negócio vergonhoso.

  5. Será que tenho que começar a pensar que qualquer dia também vai ser para o periquito, o canário e o peixe do aquário?

RESPONDER

UEFA confirma três jogos de suspensão para Neymar

A UEFA anunciou, esta quarta-feira, que rejeitou o recurso do Paris Saint-Germain e manteve os três jogos de suspensão a Neymar, na sequência de insultos aos árbitros na partida com o Manchester United, da Liga …

Transportes estão cada vez mais cheios. Carris vai comprar 100 novos autocarros

A Carris vai lançar dois concursos para a aquisição de 100 novos autocarros, 70 dos quais a gás natural e 30 elétricos, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina. Falando na apresentação da …

Apenas 59% dos habitantes da Europa ocidental confiam na vacinação. França é o país com mais dúvidas

Na Europa oriental, apenas metade da população olha para as vacinas como uma forma segura de prevenção de saúde. No caso da zona ocidental, o número sobe para os 59%, mas fica ainda distante dos …

César Peixoto é o novo treinador da Académica

O antigo futebolista é o novo treinador da Académica, sucedendo a João Alves no comando técnico dos estudantes, anunciou o clube que integra a II Liga portuguesa. César Peixoto vai ser apresentado às 17h00, em conferência …

Tribunal diz que ausência de resistência de vítima de violação é "desejo de sobreviver"

Quando as vítimas não resistem, revelam "o desejo de sobreviver a uma situação cujo controlo não detêm", adotando um comportamento de preservação, diz o Tribunal da Relação de Lisboa. O Tribunal da Relação de Lisboa considerou …

Draghi abre a porta a cortes nas taxas de juro

Mario Draghi afirmou esta terça-feira que se o objetivo de ficar abaixo dos 2% de inflação estiver ameaçado, "estímulos adicionais serão necessários". O presidente do BCE admitiu mesmo uma descida das taxas. O presidente do BCE, Mario …

SNS dá “sinais de cansaço” e tem sistema “que não é amigo do cidadão”

A Convenção Nacional da Saúde concluiu esta terça-feira que o SNS “dá sinais de cansaço” e avisa que os portugueses “não podem ter listas de espera de anos” por consultas ou cirurgias, nem ter “enormes …

Violência doméstica: sobe para 16 o número de mulheres mortas em 2019

O número de mulheres mortas desde o início do ano em contexto de violência doméstica subiu para 16, segundo a contabilidade feita pelo Público com base nas notícias publicadas sobre o assunto. O número exclui …

Costa garante que Miguel nunca pediu ajuda ao Governo. Mas assegurou todo o "apoio diplomático e consular"

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou que o Governo nunca foi contactado por Miguel Duarte, jovem que está a ser investigado em Itália por suspeita de ajuda à imigração ilegal, mas assegurou todo o "apoio diplomático …

Em Espanha esqueceram-se de Ronaldo e estalou a polémica

A Liga Espanhola de Futebol Profissional lançou um desafio aos fãs do desporto rei para escolherem a sua lenda favorita de todos os tempos. A lista inclui as grandes figuras do futebol espanhol dos últimos …