Governo quer todos os gatos com chip de identificação até 2021 (ou há multa)

Depois dos cães, o Governo quer tornar obrigatório o uso do chip de identificação nos gatos. O projecto de decreto-lei do Ministério da Agricultura prevê que a medida seja implementada até 2021, ou haverá multas para quem não cumprir.

O projecto do Ministério da Agricultura prevê que os gatos que já nasceram tenham chip até 2021, enquanto que os que nascerem a partir de 18 de Maio terão que colocar o dispositivo num prazo de três meses, conforme noticia avançada pelo jornal Público.

A Lei implica os gatos domésticos e os animais que estejam à venda em lojas ou abrigados em Associações que cuidam deles e promovem a sua adopção.

Quem não cumprir arrisca uma multa que pode ir dos 50 euros até aos 3740 euros no caso de pessoas singulares. As pessoas colectivas, ou seja, as empresas que criam e vendem estes animais ou as Associações, podem pagar até 44.890 euros.

Nas situações consideradas mais graves, além da multa podem ser ainda aplicadas outras sanções, nomeadamente a perda dos animais, o impedimento do exercício da profissão e/ou actividade e a participação em feiras ou mercados, no caso das empresas.

O chip de identificação já é obrigatório nos cães desde 2008. O aparelho permite apurar o nome do animal e dos seus donos, bem como a morada e o contacto, nomeadamente em caso de desaparecimento ou de abandono.

Com um tamanho minúsculo, comparável a um grão de arroz, os chips são colocados nas omoplatas dos gatos e devem ser implantados por um veterinário.

ZAP //

 

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Isto sim é notícia! Era uma vergonha esta profunda discriminação. Os cães já há muito eram obrigados. Finalmente há justiça!

    • Porque vemos montes de gatos a mutilar e atacar crianças certo? Existem carradas de mortes de gatos que mataram pessoas não é verdade?

        • só alguém muita burro/tendencioso é que pensa sequer em estatisticas neste caso, não me lembro dos meus 42 anos de ter ouvido falar de um gato a matar um humano, já o contrário acontece com “regularidade” ou não me diga que quer contestar isso?

  2. Os XUXALISTAS não param !!
    Eles andam sempre a ver onde podem sacar algum.
    Agora são os gatos o alvo… Negócio das licenças, negócio dos chips, e finalmente o que mais gostam, negócio das multas.
    Não é preciso vir o Diabo… Eles transformam o país num inferno de taxas e taxinhas socialistas.
    Para quando o chips nos canários e piriquitos ?!?

    • Pois… é o que dá seguirem o exemplo dos xuxalistas da Austrália, Suíça, Nova Zelândia, País de Gales, etc, onde já é obrigatório…
      Pior será quando for obrigatório nos peixes!…
      O que vale é que hoje há futebol e por isso é a melhor altura para estas noticias…

  3. isto é o colectivismo a preparar o transhumanismo, aos poucos vai-se entranhando a ideia, daqui a pouco são os humanos obrigados a terem chip….a Bíblia fala qq coisa sobre o assunto :/

    estamos quase lá!

  4. É ridículo. Os gatos não matam gente com certeza. Mas também não danificam os veículos quando atropelados. Já bati num gato de moto e o pior foi para o animal. Os cães partem ópticas e amolgam o carro. É puro negócio vergonhoso.

  5. Será que tenho que começar a pensar que qualquer dia também vai ser para o periquito, o canário e o peixe do aquário?

  6. Não faz sentido ! … a não ser que seja mais uma das manobras para sacar euros aos cidadãos , talvez ninguém ainda se lembrou , mas falo por experiencia própria , os gatos domésticos , ou aqueles que os donos não os deixam sair de casa , raramente fogem , e quando fogem os donos acabam sempre por os capturar , basta que haja alguém que esteja mais permanentemente com os seus próprios gatos .

RESPONDER

Criança de dois anos ficou esquecida oito horas em carrinha escolar

Uma menina, de dois anos, ficou esquecida, esta segunda-feira, durante oito horas numa carrinha escolar em Porto de Mós, no distrito de Leiria. De acordo com a SIC Notícias, a criança, de dois anos, costumava viajar na …

Donald Trump felicita "louco Bernie" pela vitória no Nevada

O senador norte-americano agradeceu aos apoiantes a vitória nas eleições primárias democratas, no sábado, no estado do Nevada. "Deixem-me agradecer o apoio das pessoas do Nevada. A coligação multigeracional e multirracial não só ganhou no Nevada, …

Investimento de 2,9 milhões no bloco operatório do Hospital da Figueira da Foz

O Ministério da Saúde anunciou, este domingo, que a remodelação do bloco operatório central do Hospital Distrital da Figueira da Foz, um investimento de 2,9 milhões de euros, vai avançar. "A necessária autorização ao Hospital Distrital …

Cabrita diz que relatório da IGAI não encontrou falhas no caso da Venezuela

O ministro da Administração Interna assegurou, este sábado, que não houve nenhuma violação das regras de segurança no voo da TAP ou no aeroporto de Lisboa. "Os resultados preliminares que acabei de receber desse relatório são …

Já são conhecidos os primeiros quatro finalistas do Festival da Canção

Bárbara Tinoco, Filipe Sambado, Elisa e Throes + The Shine foram os escolhidos, este sábado, para a final do Festival da Canção, que acontece em Elvas, a 7 de março. Estão decididos os primeiros quatro finalistas …

Ultra-conservadores e conservadores vencem Legislativas no Irão

O ex-presidente da câmara municipal, e candidato derrotado em três eleições Presidenciais, foi o mais votado em Teerão nas Legislativas desta sexta-feira. De acordo com os dados parciais avançados por media locais, este sábado à noite, …

Autoridades japonesas confirmam infeção de tripulante português

As autoridades japonesas confirmaram, este domingo, que o tripulante português do navio Diamond Princess, atracado no porto de Yokohama, deu teste positivo ao Covid-19. "Foi confirmado pelas autoridades de saúde japonesas que a pessoa em causa …

Flamengo de Jorge Jesus conquista Taça Guanabara

O Flamengo conquistou, este sábado, a Taça Guanabara, ao derrotar na final o Boavista por 2-1, após reviravolta no marcador. Depois de a meio da semana ter empatado 2-2 em casa dos equatorianos do Independiente del …

Covid-19 em Itália. Cidades sob quarentena, mais de 100 infetados e Carnaval de Veneza suspenso

O Governo italiano anunciou, este sábado, o isolamento de uma dezena de cidades, em particular na Lombardia, após serem detetados mais de 100 casos do novo coronavírus e confirmadas duas mortes. "Nas zonas consideradas como de …

O barulho dos oceanos está a dificultar a comunicação entre baleias-anãs

A comunicação de longa distância entre baleias-anãs está a ser gravemente afetada devido ao barulho de fundo dos oceanos — causado principalmente por humanos. O som emitido pelas baleias-anãs é muito característico e apenas muito recentemente …