Governo quer todos os gatos com chip de identificação até 2021 (ou há multa)

Depois dos cães, o Governo quer tornar obrigatório o uso do chip de identificação nos gatos. O projecto de decreto-lei do Ministério da Agricultura prevê que a medida seja implementada até 2021, ou haverá multas para quem não cumprir.

O projecto do Ministério da Agricultura prevê que os gatos que já nasceram tenham chip até 2021, enquanto que os que nascerem a partir de 18 de Maio terão que colocar o dispositivo num prazo de três meses, conforme noticia avançada pelo jornal Público.

A Lei implica os gatos domésticos e os animais que estejam à venda em lojas ou abrigados em Associações que cuidam deles e promovem a sua adopção.

Quem não cumprir arrisca uma multa que pode ir dos 50 euros até aos 3740 euros no caso de pessoas singulares. As pessoas colectivas, ou seja, as empresas que criam e vendem estes animais ou as Associações, podem pagar até 44.890 euros.

Nas situações consideradas mais graves, além da multa podem ser ainda aplicadas outras sanções, nomeadamente a perda dos animais, o impedimento do exercício da profissão e/ou actividade e a participação em feiras ou mercados, no caso das empresas.

O chip de identificação já é obrigatório nos cães desde 2008. O aparelho permite apurar o nome do animal e dos seus donos, bem como a morada e o contacto, nomeadamente em caso de desaparecimento ou de abandono.

Com um tamanho minúsculo, comparável a um grão de arroz, os chips são colocados nas omoplatas dos gatos e devem ser implantados por um veterinário.

ZAP //

 

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Isto sim é notícia! Era uma vergonha esta profunda discriminação. Os cães já há muito eram obrigados. Finalmente há justiça!

    • Porque vemos montes de gatos a mutilar e atacar crianças certo? Existem carradas de mortes de gatos que mataram pessoas não é verdade?

        • só alguém muita burro/tendencioso é que pensa sequer em estatisticas neste caso, não me lembro dos meus 42 anos de ter ouvido falar de um gato a matar um humano, já o contrário acontece com “regularidade” ou não me diga que quer contestar isso?

  2. Os XUXALISTAS não param !!
    Eles andam sempre a ver onde podem sacar algum.
    Agora são os gatos o alvo… Negócio das licenças, negócio dos chips, e finalmente o que mais gostam, negócio das multas.
    Não é preciso vir o Diabo… Eles transformam o país num inferno de taxas e taxinhas socialistas.
    Para quando o chips nos canários e piriquitos ?!?

    • Pois… é o que dá seguirem o exemplo dos xuxalistas da Austrália, Suíça, Nova Zelândia, País de Gales, etc, onde já é obrigatório…
      Pior será quando for obrigatório nos peixes!…
      O que vale é que hoje há futebol e por isso é a melhor altura para estas noticias…

  3. isto é o colectivismo a preparar o transhumanismo, aos poucos vai-se entranhando a ideia, daqui a pouco são os humanos obrigados a terem chip….a Bíblia fala qq coisa sobre o assunto :/

    estamos quase lá!

  4. É ridículo. Os gatos não matam gente com certeza. Mas também não danificam os veículos quando atropelados. Já bati num gato de moto e o pior foi para o animal. Os cães partem ópticas e amolgam o carro. É puro negócio vergonhoso.

  5. Será que tenho que começar a pensar que qualquer dia também vai ser para o periquito, o canário e o peixe do aquário?

  6. Não faz sentido ! … a não ser que seja mais uma das manobras para sacar euros aos cidadãos , talvez ninguém ainda se lembrou , mas falo por experiencia própria , os gatos domésticos , ou aqueles que os donos não os deixam sair de casa , raramente fogem , e quando fogem os donos acabam sempre por os capturar , basta que haja alguém que esteja mais permanentemente com os seus próprios gatos .

RESPONDER

Afinal, o universo pode ser 2 mil milhões de anos mais novo do que pensávamos

Novos cálculos sugerem que o universo pode ser dois mil milhões de anos mais novo do que aquilo que se pensava. Contudo, é difícil saber com exatidão a sua verdadeira idade. Os cientistas calculam a idade …

O maior vulcão de uma lua de Júpiter pode estar prestes a entrar em erupção

O maior vulcão de Io, uma das quatro grandes luas de Júpiter, pode estar prestes a explodir. Décadas de observação mostram um ciclo periódico nas erupções deste vulcão. De acordo com o Science Alert, o vulcão …

Crianças e adolescentes são quem mais consome açúcar em Portugal

Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), que teve por base o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, concluiu que as crianças e os adolescentes são quem mais consome …

A Rússia já sabe como apareceu a fissura na nave Soyuz (mas não revela)

A Corporação Espacial Estatal da Rússia, Roscosmos, já sabe qual é a origem da fissura encontrada há um ano na nave Soyuz MS-09, acoplada à Estação Espacial internacional. Mas não revelará mais informações. "O buraco foi …

SIVRAC, a bicicleta elétrica que se dobra em apenas um segundo

Com um quadro em forma de "X" e dobrável num estalar de dedos, a nova SIVRAC promete ser uma solução prática para quem viaja, por exemplo, de bicicleta para o trabalho. A bicicleta é um …

Porto 2-1 Young Boys | Dragão de duas faces com estreia feliz

O FC Porto entrou na Liga Europa com o pé direito, ao vencer o Young Boys por 2-1, no Estádio do Dragão. Uma primeira parte de enorme qualidade, na qual os suíços só por uma …

Dois turistas foram apanhados a nadar nus em Veneza. Vão pagar 3 mil euros cada um

Os homens checos estavam em Itália para apoiar a sua equipa de futebol - o Slavia de Praga que jogou contra o Inter em Milão -. Os dois visitantes, em Veneza, decidiram dar um mergulho. Um …

Voar sobre as águas do Sena. Paris testa "bolha do mar", um barco-táxi amigo do ambiente

Paris está a testar um novo meio de transporte mais amigo do ambiente: um barco-táxi ecológico que desliza nas águas do rio Sena. Esta semana, o sea bubble (bolha do mar) está em testes no rio …

Há uma "Matilde" na Bélgica que também precisa do medicamento mais caro do mundo

Mais de 950 mil belgas responderam ao apelo de um casal, que precisava de reunir 1,9 milhões de euros para comprar o medicamento mais caro do mundo para a filha. Pia, de nove meses, sofre de …

System of a Down confirmados no festival VOA, no Estádio Nacional

Os System of a Down são a primeira grande confirmação do VOA - Heavy Rock Festival, que em 2020 se realiza a 2 e 3 de julho no Estádio Nacional. De acordo com a Blitz, este …