Afinal, os homens não suam mais do que as mulheres

Um novo estudo científico põe em causa a ideia tradicional de que os homens suam mais do que as mulheres. De acordo com esta pesquisa, o género não tem nada a ver com o assunto, o que importa é o tamanho da pessoa.

Quando é exposto a um esforço físico que aumenta a temperatura corporal, o organismo humano arrefece-se através do suor ou por via do aumento da circulação sanguínea à superfície da pele.

É “a forma e o tamanho do corpo que ditam qual destas duas maneiras é invocada para a perda de calor”, apurou esta nova investigação, conforme divulga em comunicado a Sociedade de Fisiologia (PHYSOC na sigla original em inglês), que reúne cerca de 3.500 cientistas de 60 países.

“As diferenças de sexo na resposta à perda de calor estão dependentes do tamanho do corpo e não do género, o que significa que indivíduos maiores suam mais do que indivíduos mais pequenos, durante ciclos de exercício, em condições quentes e toleráveis”, verificou o estudo.

Homens e mulheres mais pequenos, com mais área de superfície por quilograma de massa corporal, são mais dependentes da perda de calor através do aumento da circulação e menos dependentes do suor“, afiançam ainda os investigadores na pesquisa que foi publicada no jornal científico Experimental Physiology.

Cientistas da Universidade de Wollongong na Austrália e da Escola de Enfermaria Mie Prefectural do Japão analisaram o fluxo sanguíneo e as respostas de suor de 36 homens e de 24 mulheres, durante dois testes, um com exercícios leves e outro com exercícios moderados, a 28 graus de temperatura e sob um ambiente de 36% de humidade.

Estamos a falar de um ambiente considerado “tolerável” pelo organismo e “em condições onde o corpo pode regular, com sucesso, a sua temperatura“, conforme explica o cientista que liderou o estudo, Sean Notley, citado no comunicado da PHYSOC.

Nestas circunstâncias, “as respostas de perda de calor são independentes do género, durante o exercício”, acrescenta Sean Notley.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Suor é excreção, defesa do organismo contra o excesso de calorias, resultante da combustão na mitocondria e expurgo do que é nocivo ao organismo. Não depende de sexo ou dimensoes do corpo . Evidente que tudo é proporcional .

  2. Ridicula essa pseuda pesquisa cietifica
    Atenciosamente , Cientista Luiz C. G. especialista em metodologia cientifica.
    Aguardo retorno.

RESPONDER

França acaba com máscara no exterior (e Espanha vai pelo mesmo caminho)

Em França, o uso de máscara na rua deixa de ser obrigatório a partir de quinta-feira. Espanha deverá seguir o mesmo caminho "em breve". O uso de máscara no exterior deixa de ser obrigatório em França …

Swissport em Lisboa para tentar comprar a Groundforce

O acionista maioritário da Groundforce, que está a tentar vender a sua participação na empresa de handling, encontra-se agora a negociar com os suíços da Swissport. Depois de o fundo espanhol Atitlan se ter afastado e …

BdP prevê taxa de desemprego de 7,2% e crescimento económico de 4,8%

O Banco de Portugal (BdP) prevê que a taxa de desemprego atinja 7,2% em 2021, recuando para 7,1% em 2022 e 6,8% em 2023, e que o emprego cresça 1,3% este ano. No Boletim Económico de …

Finlândia 0-1 Rússia | Miranchuk recoloca russos na corrida

A anfitriã Rússia conseguiu hoje uma determinante vitória na luta pelo apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater a Finlândia por 1-0, em São Petersburgo. No primeiro jogo da segunda jornada …

Nove militares da GNR acusados de tortura

O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR dos crimes de tortura e outros tratamentos cruéis, degradantes ou desumanos e sequestro agravado. O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR, …

Costa garante que Lisboa terá o mesmo tratamento que os outros concelhos

Esta quarta-feira, num dia em que Portugal registou 1.350 novos casos ( 928 dos quais na região de Lisboa e Vale do Tejo), o primeiro-ministro afirmou que a capital terá o mesmo tratamento que os …

Salgado disposto a pagar à massa falida do GES para ficar isento de cumprir pena

Ricardo Salgado está disposto a pagar à massa falida do GES para ser dispensado de cumprir pena no processo que o irá julgar por três crimes de abuso de confiança, segundo a contestação da defesa …

PJ detém 12 pessoas por suspeitas de corrupção na Câmara de Loures

Entre os detidos pela Polícia Judiciária (PJ) estão dois empreiteiros, um arquiteto, um empresário ligado a uma obra particular e oito fiscais. Através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e no âmbito de inquérito dirigido …

Casos disparam: 1350 novas infeções e seis óbitos

Nas últimas 24 horas, houve 1.350 novos casos positivos de covid-19 e morreram seis pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou 1.350 novos casos e seis óbitos por covid-19 …

Parlamento vai ouvir Medina e ministro dos Negócios Estrangeiros

Fernando Medina e Augusto Santos Silva vão ser ouvidos no Parlamento sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e o ministro dos Negócios …