/

Afinal, os EUA podem nunca ter deixado o acordo nuclear com o Irão

5

Gage Skidmore / Flickr

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo

Numa altura em que as relações entre o Irão e os Estados Unidos estão envolvidas em grande tensão, a Casa Branca está a preparar um plano para, através das Nações Unidas, tentar impor o embargo total ao país.

O plano prevê que a Casa Branca prove às Nações Unidas (ONU) que, em termos legais, nunca chegou a deixar o acordo nuclear assinado com o Irão em 2005 e que, por isso, tem o direito de propor àquela organização um pedido de embargo à economia iraniana e de novas sanções sobre todos os que mantiverem negócios com Teerão.

De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, citado pelo Jornal Económico, o secretário de Estado Mike Pompeo está a preparar as bases de um argumento legal segundo as quais os Estados Unidos continuam a ser um estado participante no acordo nuclear.

Donald Trump retirou unilateralmente o país do perímetro do acordo em maio de 2018. porém, nenhum documento foi alguma vez assinado, tanto pelas duas partes como pelos outros países envolvidos no acordo – Alemanha, Reino Unido, França, Rússia e China.

Assim, apesar de os críticos apontarem as numerosas vezes em que membros do governo norte-americano terem declararam publicamente que os Estados Unidos haviam encerrado o acordo, não há documento que sirva para provar que isso aconteceu.

Este plano surge numa altura em que a Rússia e a China manifestaram interesse em reiniciar as vendas de armas convencionais ao Irão. Se os Estados Unidos conseguirem “reintroduzir-se” no acordo, podem restaurar as sanções da ONU contra o Irão que estavam em vigor antes da sua assinatura.

Por outro lado, se os Estados Unidos falharem, acabarão sempre por conseguir provar que o acordo está caduco, forçando o Irão a regressar às negociações.

ZAP //

5 Comments

  1. Estes eua e principalmente os seus governantes são uns criminosos e terroristas da pior especie. A china e a russia devem acelerar as vendas de armas e outros materiais ao Irão, e devem principalmente chumbar toda e qualquer argumentação da naçao mais criminosa e terrorista do planeta, aliás a propria ONU (para que serve???) e até o TPI deviam agir em conformidade e emitir mandados de detenção contra os rfesponsaveis americanos, ou melhor, deviam imprimir cartazes coms as caras das betas americanas, e oferecer uma recompensa bem chooruda pela cabeça dos criminosos, e de preferencia mortos.

    • Julgo que o TPI depende da ONU…. e, infelizmente, os EUA colocaram-se á margem do “Estatuto de Roma” e assim, estão imunes a acções do TPI.

      • Têm toda a razão. E porque é que os EUA se puseram de fora??? É óbvio e claro, para pura e simplesmente puderem assassinar quem bem entenderem e não ter que dar explicações a ninguém, isto a mim diz-me a crime e actos terroristas. Não é por acaso que os EUA, através do centecom fazem parte da lista de perigosas organizações ou países considerados terroristas, a par da AlQaeda ou do EI. Só há um pequeno pormenor ou por maior, como queiram, estas duas organizações são anjinhos quando comparados aos EUA.

    • Vou dar de barato que seja um comuna doentio, e dou de barato só para ficar contente, mas como deve ser acéfalo e mentecapto não lhe serve de nada. Acho inclusive que idiotas, que nitidamente é o seu caso, que escrevam aqui deviam ser banidos, porque só insulta e não esplana uma ideia. Eu escrevi o que penso e não tem haver com direita ou esquerda, tem haver com a verdade absoluta dos factos. É do senso comum a nível mundial que trump além de ser cretino, ignorante, arrogante, é um refinado criminoso e um terrorista, e actuação dele e não só dele, assim o atesta. Mas já agora qual a diferença entre ser um comuna doentio ou um direitalha prevertido, criminoso e terrorista??? Prefiro a primeira hipótese. Como não sabe dizer nada de nada, vai dar banho ao cão.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.