Afinal, os EUA podem nunca ter deixado o acordo nuclear com o Irão

Gage Skidmore / Flickr

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo

Numa altura em que as relações entre o Irão e os Estados Unidos estão envolvidas em grande tensão, a Casa Branca está a preparar um plano para, através das Nações Unidas, tentar impor o embargo total ao país.

O plano prevê que a Casa Branca prove às Nações Unidas (ONU) que, em termos legais, nunca chegou a deixar o acordo nuclear assinado com o Irão em 2005 e que, por isso, tem o direito de propor àquela organização um pedido de embargo à economia iraniana e de novas sanções sobre todos os que mantiverem negócios com Teerão.

De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, citado pelo Jornal Económico, o secretário de Estado Mike Pompeo está a preparar as bases de um argumento legal segundo as quais os Estados Unidos continuam a ser um estado participante no acordo nuclear.

Donald Trump retirou unilateralmente o país do perímetro do acordo em maio de 2018. porém, nenhum documento foi alguma vez assinado, tanto pelas duas partes como pelos outros países envolvidos no acordo – Alemanha, Reino Unido, França, Rússia e China.

Assim, apesar de os críticos apontarem as numerosas vezes em que membros do governo norte-americano terem declararam publicamente que os Estados Unidos haviam encerrado o acordo, não há documento que sirva para provar que isso aconteceu.

Este plano surge numa altura em que a Rússia e a China manifestaram interesse em reiniciar as vendas de armas convencionais ao Irão. Se os Estados Unidos conseguirem “reintroduzir-se” no acordo, podem restaurar as sanções da ONU contra o Irão que estavam em vigor antes da sua assinatura.

Por outro lado, se os Estados Unidos falharem, acabarão sempre por conseguir provar que o acordo está caduco, forçando o Irão a regressar às negociações.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Estes eua e principalmente os seus governantes são uns criminosos e terroristas da pior especie. A china e a russia devem acelerar as vendas de armas e outros materiais ao Irão, e devem principalmente chumbar toda e qualquer argumentação da naçao mais criminosa e terrorista do planeta, aliás a propria ONU (para que serve???) e até o TPI deviam agir em conformidade e emitir mandados de detenção contra os rfesponsaveis americanos, ou melhor, deviam imprimir cartazes coms as caras das betas americanas, e oferecer uma recompensa bem chooruda pela cabeça dos criminosos, e de preferencia mortos.

    • Julgo que o TPI depende da ONU…. e, infelizmente, os EUA colocaram-se á margem do “Estatuto de Roma” e assim, estão imunes a acções do TPI.

      • Têm toda a razão. E porque é que os EUA se puseram de fora??? É óbvio e claro, para pura e simplesmente puderem assassinar quem bem entenderem e não ter que dar explicações a ninguém, isto a mim diz-me a crime e actos terroristas. Não é por acaso que os EUA, através do centecom fazem parte da lista de perigosas organizações ou países considerados terroristas, a par da AlQaeda ou do EI. Só há um pequeno pormenor ou por maior, como queiram, estas duas organizações são anjinhos quando comparados aos EUA.

    • Vou dar de barato que seja um comuna doentio, e dou de barato só para ficar contente, mas como deve ser acéfalo e mentecapto não lhe serve de nada. Acho inclusive que idiotas, que nitidamente é o seu caso, que escrevam aqui deviam ser banidos, porque só insulta e não esplana uma ideia. Eu escrevi o que penso e não tem haver com direita ou esquerda, tem haver com a verdade absoluta dos factos. É do senso comum a nível mundial que trump além de ser cretino, ignorante, arrogante, é um refinado criminoso e um terrorista, e actuação dele e não só dele, assim o atesta. Mas já agora qual a diferença entre ser um comuna doentio ou um direitalha prevertido, criminoso e terrorista??? Prefiro a primeira hipótese. Como não sabe dizer nada de nada, vai dar banho ao cão.

RESPONDER

Certificados de vacinação emitidos por países terceiros reconhecidos para viagens aéreas

Os certificados de vacinação e de recuperação emitidos por países terceiros passam a ser reconhecidos para viagens aéreas, deixando de ser exigido teste negativo e quarentena quando esta seja aplicável em função da respetiva origem, …

Rui Costa, Benfica

Acções do Benfica com comissão milionária a Carlos Janela. Em AG muito quente, sócios gritaram, mas não puderam votar

A Assembleia-Geral (AG) Extraordinária do Benfica de sexta-feira à noite foi muito quente, com cânticos, protestos e pedidos de demissão dos sócios. Enquanto isso há novos dados sobre o negócio de venda das acções do …

"Não tem passado de figurante". Fenprof diz que sistema educativo bloqueava se dependesse do ministro

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, considerou, esta sexta-feira, que sistema educativo em Portugal já tinha bloqueado se dependesse do trabalho do ministro da Educação e do Governo, realçando que o …

País "esqueceu-se de que existe engenharia". Especialistas criticam recomendação da DGS para ventilação nas escolas

Recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a ventilação nas escolas ficam aquém do que seria necessário, dizem especialistas. Tendo em conta que a covid-19 se transmite por aerossóis, é importante que exista uma boa ventilação …

O "ar salazarento" dos ministros na campanha do PS. Temido usou carro do Governo e pode ter cometido crime

A presença de ministros na campanha dos candidatos socialistas às autárquicas está a causar polémica, sobretudo no Porto, com Rui Moreira a criticar "o ar salazarento de chapelada" do PS. Marta Temido, ministra da Saúde, …

Ataques aéreos dos EUA mataram até 48 mil civis em 20 anos. Pentágono admite morte de civis em Cabul

Uma investigação independente concluiu que entre 22 mil e 48 mil civis morreram vítimas de ataques aéreos das forças dos EUA desde o 11 de Setembro. O Pentágono admitiu também que o ataque a um …

Fernando Pimenta é campeão do mundo em K1 1.000 (e aponta a "mais medalhas" do que os golos de Ronaldo)

O canoísta Fernando Pimenta sagrou-se campeão mundial de K1 1.000 metros, ao bater o húngaro Balint Kopasz na final, nos Mundiais de Copenhaga, aumentando para dois os pódios de Portugal na Dinamarca. Na pista quatro, Pimenta …

MNE garante que todos os afegãos que trabalharam com o Exército português foram retirados do país

O ministro dos Negócios Estrangeiros garantiu esta sexta-feira que o Governo apoiou a retirada de todos os afegãos que trabalharam com as forças portuguesas no Afeganistão, reconhecendo ser "provável" alguns não terem respondido aos contactos. "Nós …

"Não quero ser arrogante: o melhor médio da Premier League sou eu"

Yves Bissouma joga no Brighton e tem despertado o interesse de clubes ingleses de outro nível. Cresceu no Mali ao serviço do Majestic SC, passou pelo AS Real Bamako antes de rumar à Europa. Começou por …

Tratamento inovador para cancro pesa nos orçamentos do IPO de Porto e Lisboa

Os custos associados ao tratamento de cancros do sangue com células CAR-T estão a ser suportados apenas pelos hospitais autorizados a aplicá-la, no caso, os IPO do Porto e de Lisboa. De acordo com o Jornal …