Afinal, os jovens são mais vítimas de burlas do que os idosos

1

Os jovens partilham mais informações pessoais online, o que os torna o alvo ideal para fraudes através de emails ou redes sociais.

Está um idoso sossegado em casa quando alguém lhe bate à porta ou lhe liga com alguma oferta que parece (e é) demasiado boa para ser verdade. Esta é a ideia que muitos de nós temos sobre quem é o alvo ideal para burlões, mas acontece que não corresponde à realidade.

De acordo com um estudo da Local Government Association do Reino Unido concluiu que os jovens são mais suscetíveis a serem vítimas de fraude e burlas. A faixa etária entre os 16 e 34 anos foi a mais visada por fraudes através de telefonemas e mensagens.

Já um relatório da Visa e do Instituto de Linguística Forense de Aston concluiu que os jovens entre os 18 e 34 anos no Reino Unido têm uma probabilidade duas vezes maior de serem burlados do que os maiores de 55 anos.

23% dos jovens também não verificam os erros ortográficos ou avaliam a “linguagem persuasiva” das mensagens fraudulentas. As fraudes com roubo de identidade também aumentaram 155% no ano passado no Instagram, uma rede social onde a maioria dos utilizadores tem menos de 35 anos.

“Os mais jovens podem ser mais suscetíveis a algum tipo de fraude por causa das formas como os criminosos as contactam, incluindo por mensagem, WhatsApp e email. Os jovens também partilham mais informações pessoais online. Isto pode colocá-los mais em risco“, revela um porta-voz da UK Finance à Dazed.

De acordo com o site Take Five to Stop Fraud, há algumas coisas que podemos fazer para nos protegermos e conseguirmos identificar os sinais de alerta: “As fraudes geralmente começam com uma chamada telefónica, mensagem ou email que aparenta ser uma organização ou pessoa confiável”.

Os burlões também nos podem contactar através das redes sociais. “Quando os criminosos se fazem passar por um amigo ou familiar, geralmente inventam razões para pedirem dinheiro, pelo que se deve contactar imediatamente as autoridades ou o banco se houver suspeitas de fraude.

Por estas razões, talvez seja melhor os mais novos voltarem a seguir a sabedoria popular e ouvirem os mais velhos.

ZAP //

1 Comment

  1. Youtubers, influencers, criptomoedas, nfts, etc, etc, tudo “religiões” modernas para estupidificar os mais “distraídos”!…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.