Beethoven “não estava completamente surdo” quando compôs a Nona Sinfonia

Acredita-se que Ludwig van Beethoven (1770-1827) tenha composto algumas das suas maiores obras primas, como é o caso da mundialmente conhecida Nona Sinfonia, quando estava já totalmente surdo.

Mas a história pode não ser bem assim: um dos principais especialistas da obra do compositor alemão revelou agora que Beethoven conseguia ouvir, ainda que muito pouco, através do seu ouvido esquerdo até pouco antes da sua morte.

Esta revelação “vai fazer com que toda a gente corra para corrigir os conceitos bibliográficos sobre Beethoven”, disse Theodore Albrecht, professor de musicologia da Kent State University, no estado norte-americano de Ohio, citado pelo britânico The Guardian.

De acordo com Albrecht e apesar de Beethoven ter sofrido ao longo da sua vida uma grave deterioração na sua audição, o alemão não a perdeu “nas profundezas muito profundas” que os musicólogos assumiram desde logo.

“Não só Beethoven não era completamente surdo na estreia da sua Nona Sinfonia, em maio de 1824, como também foi capaz de ouvir, embora que de forma cada vez mais fraca, dois anos depois, provavelmente até à última estreia que supervisionaria, o seu Quarteto de Cordas em si bemol, Op 130, em março de 1826″, revelou ao jornal britânico.

Beethoven acabaria por morrer um ano depois, em março de 1827, aos 57 anos.

Apesar destas novas informações, que parecem mudar tudo o que se julgava saber sobre o artista alemão, Albrecht frisa que não há dúvidas de que a perda de audição representou uma “dificuldade esmagadora” para Beethoven.

Este ano celebra-se o 250.º aniversário de nascimento de Beethoven. Por todo o mundo serão organizados festivas e programas de homenagem.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Tiroteio em armazém da FedEx nos EUA faz pelo menos oito mortos

Pelo menos oito pessoas morreram, esta quinta-feira à noite, no tiroteio ocorrido num armazém da empresa de serviços postais FedEx em Indianápolis, no estado norte-americano do Indiana. Segundo a porta-voz da polícia de Indianápolis, Genae Cook, …

Cientistas traduziram a estrutura de uma teia de aranha em música

Uma equipa de investigadores garante ter criado música a partir de uma teia de aranha. Os cientistas traduziram a estrutura de uma teia numa melodia — algo que pode ter aplicações que vão desde melhores …

Mais de 10 deputados suspeitos de declararem moradas falsas. Duarte Pacheco e João Almeida entre eles

A deputada do Bloco de Esquerda, Sandra Cunha, renunciou ao mandato na Assembleia da República por estar a ser investigada pelo Ministério Público (MP) por falsa morada. Contudo, a bloquista não é a única. De acordo …

"Decisão histórica". Supremo confirma anulação das sentenças contra Lula da Silva

O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve, esta quinta-feira, a anulação das condenações ao ex-Presidente na Lava Jato de Curitiba, por corrupção, rejeitando um recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR). Por oito votos contra três, o Supremo …

Houve "um erro de contagem". Presidente da Câmara de Beja quer que a decisão do Governo seja revertida

Esta quinta-feira, o primeiro-ministro, António Costa, anunciou que Beja é um dos sete concelhos que não passam para a terceira fase do desconfinamento. Paulo Arsénio, presidente da Câmara Municipal de Beja, alega que os dados …

A análise dos olhos de um peixe acabou numa impressionante descoberta evolucionária

A rede de nervos que conecta os olhos ao cérebro é muito sofisticada. Uma equipa de cientistas mostrou agora que evoluiu muito antes do que se pensava. A sofisticada rede de nervos que conecta os olhos …

Juiz liberta autarca de Vila Real de Santo António, mas proíbe-a de contactar outros arguidos

A autarca de Vila Real de Santo António, em Faro, e outros três arguidos da “Operação Triângulo” saíram esta quinta-feira em liberdade, com proibição de contactos entre si e com o deputado António Gameiro. No final …

Clubes acham que conseguem mais lucro do que a UEFA

Reunião da Associação Europeia de Clubes marcada para esta sexta-feira. Emblemas europeus pretendem maior controlo sobre os direitos televisivos e os patrocinadores. A "novela" prolonga-se: a Liga dos Campeões deverá mesmo sofrer uma grande alteração no …

Antes de nascerem, as estrelas "saem do casulo" e mostram-se como bolas amarelas

Um descoberta acidental por cientistas cidadãos forneceu uma nova janela única para os diversos ambientes que produzem estrelas e aglomerados de estrelas. De acordo com a cientista sénior do Planetary Science Institute Grace Wolf-Chase, a descoberta …

Um planeta do Sistema Solar pode guardar os segredos da misteriosa matéria escura

Uma equipa de investigadores revelou que o planeta gigante Júpiter pode ser a chave para encontrar a indescritível matéria escura.  A natureza da misteriosa matéria escura é um dos maiores mistérios da Física. Interage gravitacionalmente, uma …